A polícia prendeu um falso enfermeiro dentro do hospital onde o presidente estava internado?

2
3108
Texto de uma das versões compartilhadas em grupos do WhatsApp: "Policia Civil de SP acaba de prender um falso enfermeiro dentro das dependências do Vila Nova Star onde o Presidente Jair Bolsonaro está internado. Joilton Batista Silverio foi detido pela segurança do hospital já dentro no andar onde Bolsonaro se recupera da obstrução intestinal. Ele tem passagem na policia por tentativa de homicídio e é filiado ao PCdoB."

Texto afirma que Joilton Batista Silverio foi detido pelos seguranças do hospital, é filiado ao PCdoB e tinha passagem pela polícia! Será verdade?

A notícia começou a se espalhar através das redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de julho de 2021 e afirma que o falso enfermeiro o falso enfermeiro Joilton Batista Silverio teria sido preso após invadir o andar onde o presidente Jair Bolsonaro estava internado. O homem, segundo o texto, é filiado ao PCdoB e tinha passagem pela polícia, mas teria sido detido pelos seguranças do hospital antes de fazer algo de errado contra o mandatário do nosso país.

Ainda de acordo com a notícia acompanhada de uma foto, Joilton não conseguiu cometer nenhum crime dentro das dependências do hospital, pois foi levado pela Polícia Civil.

Será que isso é verdade mesmo? 

Texto de uma das versões compartilhadas em grupos do WhatsApp: “Policia Civil de SP acaba de prender um falso enfermeiro dentro das dependências do Vila Nova Star onde o Presidente Jair Bolsonaro está internado. Joilton Batista Silverio foi detido pela segurança do hospital já dentro no andar onde Bolsonaro se recupera da obstrução intestinal. Ele tem passagem na policia por tentativa de homicídio e é filiado ao PCdoB.”

Verdade ou mentira?

Procuramos pelo nome “Joilton Batista Silverio” na lista de filiados do PCdoB no TSE e não encontramos. O partido possui 20 filiados chamados Joilton, mas nenhum deles tem o sobrenome “Batista” e/ou “Silverio”. Também buscamos por variações, como “Jailton”, e igualmente não encontramos. Como a lista mostra também os filiados inativos, significa que o tal Joilton não faz e nunca fez parte do partido citado.

O PCdoB também negou no seu perfil do Twitter que o nome faz parte do quadro de filiação do partido.

Também não encontramos nada a respeito de uma suposta prisão dentro do hospital durante a estadia do presidente nos canais oficiais do governo Federal e tampouco em sites de jornais.  

Em nota à agência AFP, a assessoria do Hospital Vila Nova Star disse que nenhum falso enfermeiro foi preso nas suas dependências durante o período da internação do presidente Jair Bolsonaro.

O falso enfermeiro

Quanto à foto do homem vestido de jaleco, trata-se de um caso ocorrido em abril de 2021, quando um homem que se passava por um auxiliar de enfermagem foi preso pela polícia. O caso ocorreu no hospital Platão Araújo, localizado na cidade de Manaus.

Conclusão

A afirmação de que um falso enfermeiro foi preso tentando invadir o andar do hospital onde o presidente estava em tratamento é falsa!

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here