20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Agência Espacial chinesa mostra cogumelo nuclear na Europa

- Publicidade -

Será verdadeira a imagem do veículo espacial chinês em exposição na frente de uma ilustração do planeta Terra com um cogumelo nuclear na Europa?

A foto fez sucesso nas redes sociais na primeira semana de dezembro de 2013. Nela podemos ver o veículo de exploração lunar da Agência Espacial da China em uma exposição e, como plano de fundo, uma representação da Terra com um detalhe peculiar: Um cogumelo de explosão de bomba atômica subindo para a atmosfera em algum local da Europa.

O fato teria sido flagrado pelas câmeras em uma feira de robótica em novembro desse ano, mas veio à publico só agora, 1 mês depois!

Muita gente ficou na dúvida quanto à veracidade dessa fotografia e, se ela for real mesmo, quais seriam as verdadeiras intenções da China ao mostrar ao público essa ilustração.

Será que os chineses tem interesse em explodir algum país europeu?

Será que essa imagem é real?

Planeta Terra com um cogumelo saindo da Europa! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Planeta Terra com um cogumelo saindo da Europa! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)  

Verdadeira ou falsa?

A imagem é real, mas tudo não passou de um deslize por parte dos organizadores da feira.

Para exibir ao público seu veículo exploratório, a produção da exposição, que ocorreu em Shangai, escolheu uma imagem bem bonita do nosso planeta. Para isso, deram uma busca no Google e acharam a linda ilustração de “um artista qualquer”.

Como muita gente faz por aí, apenas deram um “CRTL+C, CTRL+V” na belíssima gravura feita pelo artista N4u2k (James Oliver), um jovem ilustrador que tinha 17 anos quando a publicou no Deviantart.

- Publicidade -

rover_ampliado

Em sua página, James afirmou que ficou muito triste em saber que o governo chinês usou seu trabalho sem a sua permissão e explica que a localização da bomba em seu desenho não é relevante, pois a sua obra é apenas uma reflexão!

Ilustração de
Ilustração de James Oliver (2007)

Conclusão

A imagem é real, mas os organizadores usaram uma ilustração antiga de um artista, talvez sem perceber que havia ali uma representação de uma explosão atômica (ou acharam que a explosão não chamaria a atenção)!

Fonte: Metabunk

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. A presença do cogumelo atômico, a despeito de ser uma imagem pescada da internet, foi absolutamente intencional e condizente com a retórica belicista da China. A China não esconde que seu programa espacial pretenda a militarização da Lua e a possibilidade de lançar ataques a outros países a partir do espaço. Para completar, a mídia estatal daquele país está saturando a população com propagandas sobre seu poderio nuclear, a ponto de jornais ameaçarem cidades americanas com bombardeios, reproduzindo de forma mais perigosa o mesmo discurso da Coreia do Norte. A hipótese de descuido levantada por este site está completamente fora de sintonia com o que vem acontecendo. Quem quiser saber mais: http://www.foxnews.com/politics/2013/11/04/pentagon-state-department-silent-on-reports-outlining-chinese-nuclear-attack/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui