16.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 18, 2021

Aos 13 anos, filho do dono da Friboi namora mulher de 30! Será?

- Publicidade -

Fotos que circulam pela web mostram que o filho do dono da frigorífica Friboi, de apenas 13 anos, namora uma moça de 30! Será verdade?

As imagens apareceram nas redes sociais na última semana de fevereiro de 2014 e mostram o que parece ser um jovem garoto aos abraços e beijos com uma moça aparentando ser bem mais velha que ele. Ambos aparecem em fotos na beira da piscina, em frente ao mar e um local que parece uma mesa de restaurante.

O texto que acompanha as fotos afirma que o menino tem apenas 13 anos e seria filho do dono da Friboi, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil.

Mas será que essa história é real? Será que o menino é mesmo filho do dono da Friboi?

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

 

Verdadeiro ou falso?

Nunca na história do E-farsas, em mais de 12 anos de pesquisas, tantos leitores quiseram saber a respeito de determinado rumor como aconteceu com essas imagens. Foram inúmeros os pedidos para que pesquisássemos que, após alguns dias de relutância, resolvemos publicar o que descobrimos.

Antes de começarmos, é preciso que fique claro que não podemos publicar aqui os nomes dos envolvidos (para evitar a exposição de ambos). Também, não temos como saber a idade do garoto – pois ele não respondeu aos nossos contatos -, por isso nem o nome dele poderemos colocar aqui. Mas já vamos adiantando que não se trata do filho do dono da Friboi.

O casal

Uma rápida busca na web e encontramos essas mesmas fotos com o nome da moça exposto. Sabendo o nome dela, encontramos facilmente seu perfil no Instagram que, provavelmente devido ao enorme assédio, foi bloqueado por ela.

Já de posse das informações do nome e do perfil da mulher, também encontramos o perfil do garoto no Instagram (igualmente bloqueado).

- Publicidade -

Essas informações não valeram de quase nada, mas já deu pra saber o sobrenome do rapaz (que inicia com “M”). Como o “dono” da Friboi é o empresário Joesley Mendonça Batista, podemos concluir que o rapaz da foto não possui o mesmo sobrenome do suposto pai. O “M” do sobrenome do menino não é de “Mendonça”.

No grupo do E-farsas no Facebook há uma boa discussão sobre isso! Participe.

Filhos do “dono” da Friboi

Joesley Batista é pai de 3 filhos. Dois meninos (Murilo e Munir) e uma menina (Monize). Podemos ver a família reunida na foto abaixo, feita por Manuela Scarpa no dia do casamento do empresário com a jornalista Ticiana Villas Boas, em outubro de 2012:

Família de Joesley Batista. (foto: reprodução/Manuela Scarpa;Caras)
Família de Joesley Batista. (foto: reprodução/Manuela Scarpa;Caras)

Como percebe-se na fotografia acima, nenhum deles se parece com o garoto da foto que se espalhou por aí!

Quem é dono da Friboi

A JBS, companhia de capital aberto proprietária da Friboi, publicou em sua página no Facebook que a empresa não possui apenas um dono. De acordo com a nota, a Friboi tem quase 3 bilhões de ações disponíveis para negociação e que:

“[…]Uma parte significativa das ações são negociadas diariamente na bolsa pelos chamados acionistas minoritários, que compram e vendem ações da JBS todos os dias. Os nomes dos maiores acionistas da JBS podem ser encontrados no site (http://www.jbs.com.br/ri/), lá será possível identificar que do total de ações, 44% são de propriedade de uma holding chamada FB Participações, que é formada por membros da família Batista, fundadora da JBS”

Nesse outro link, podemos ver quem são os membros da diretoria da empresa. Joesley Mendonça Batista é o presidente da companhia, mas não é “o” dono, pois a Friboi (como foi explicado mais acima) não tem apenas um dono.

Isso resolve outro boato que circula há anos, afirmando que a Friboi é do filho do ex-presidente Lula.

Origens

Parece que o primeiro site a publicar essa notícia falsa foi o fórum Uol Jogos, no dia 27 de fevereiro de 2014. Logo em seguida, no dia 03 de março, o blog humorístico Insoonia replicou a notícia. Daí, o boato ganhou a web rapidamente!

Pedofilia?

Não sabemos a idade do rapaz ou da moça que aparecem nas imagens. Além disso, as fotos não mostram nenhuma relação sexual que poderiam dar a alguns a ideia de denuncia-la por algum crime. Portanto, não podemos atestar se moça está cometendo algum ato criminoso ou não (também não somos juízes e não podemos e nem devemos julgar ninguém).

Caso o menino tenha 13 anos e tenha tido relações sexuais sem seu consentimento, caberia aí o Estupro de Vulnerável (Lei Federal 12015 de agosto de 2009). No entanto, se as relações são constantes e consentidas, juízes de todo o Brasil já entenderam que, nesses casos, não há crime.

Saiba mais sobre a doença “pedofilia” aqui nesse nosso artigo!

Conclusão

O menino que aparece nas fotos não é filho do dono da Friboi.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

22 COMENTÁRIOS

  1. Até hoje dou risada dessa história! hahaha Esse rapaz se chama Patrick, tem 17 anos e realmente “namora” essa mulher. Ele mora em aqui em Itabaiana – Sergipe. Apesar de ser o pensamento de todos, ela não está com ele por dinheiro, até porque ela é bem mais rica que ele! Mas também não sei qual o real motivo desse estranho casal, enfim, cada um com sua vida…

    • Vamos falar sinceramente?
      A grande questão não é pedofilia. Mesmo que o tal garoto tivesse 13 anos não seria.
      O grande problema é a frustração de alguns homens que não são capazes de arranjar uma dessas 😛

  2. A notícia da decisão sobre não ser estupro quando consentido data de 2009. Ocorre que em 2010 houve uma mudança no Código Penal Brasileiro que continuou a criminalizar o sexo com menores de 14 anos. O crime chama-se Estupro de Vulnerável e independe do consentimento, ou seja, tanto faz se houve ou não consentimento.

    “Estupro de Vulnerável
    Art. 217-A. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze”

    Parabéns pelo trabalho feito neste Blog.

  3. A idade de consentimento no Brasil é de 14 anos, e eu acho que se o parceiro for no máximo 5 anos mais velho, ainda é legal, mas caso não for, isso dá prisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui