today-is-a-good-day
22.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Artista Lana Newstron conseguiu 9 milhões com a Lei Rouanet para exibir obras de arte invisíveis?

- Publicidade -

Será verdadeira ou falsa a história de uma artista de Nova York chamada Lana Newstron que estaria ganhando milhões de dólares vendendo obras de arte invisíveis?

Na ultima semana de setembro de 2014, uma noticia muito curiosa apareceu em diversos sites e blogs. De acordo com o texto, uma artista norte-americana de 27 anos chamada Lana Newstron estaria ganhando milhões de dólares vendendo obras de arte invisíveis.

O sucesso da jovem foi até tema de uma reportagem no site da rede CBC de notícias, que exibiu uma foto dos visitantes entusiastas da nova arte de Lana Newstron, em exposição na Galeria Schulberg, em Nova York:

Visitantes pagam muitos dólares para ver as obras de arte invisíveis de Lana Newstron! Será verdade? (foto: Divulgação)
Visitantes pagam muitos dólares para ver as obras de arte invisíveis de Lana Newstron! Será verdade? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

Apesar de ter sido noticiada em diversos sites sérios, a história de Lana Newstron é falsa!

Uma busca por “Lana Newstron” não dá muitos resultados além dessa mesma reportagem com a única foto de uma de suas supostas exposições. Parece que todo blogueiro e jornalista “bebeu” da mesma fonte, o site da CBC (vamos falar mais sobre isso nos próximos parágrafos)!

A foto da exposição

A única foto da exposição de obras de arte invisíveis de Lana Newstron é essa que mostramos logo mais acima que, na verdade, é uma montagem sobre a imagem abaixo que você pode ver em melhor resolução aqui:

Crédito da foto: Adriano Castelli/Shutterstock
Crédito da foto: Adriano Castelli/Shutterstock

 Adriano Castelli tirou a foto acima em junho de 2010, em Milão (Itália), na exposição do fotógrafo Phil Stern.

A página oficial de Lana Newstron

O site onde Lana Newstron é muito interessante. Ao acessar o lananewstrom.com, nos deparamos com uma página mostrando suas obras de arte. Na verdade, podemos ver apenas os títulos de suas obras, pois sendo invisíveis, não dá pra vê-las, né?

Origem do boato

- Publicidade -

Tudo começou com uma publicação feita pela rede canadense CBC de notícias no dia 23 de setembro de 2014, mas tudo não passou de uma brincadeira feita pelos produtores do programa humorístico “This Is That”, produzido pela própria CBC. De acordo com a página do humorístico, o programa “não apenas fala sobre as questões do momento, mas as fabrica também.” . Lá no site da CBC é possível ouvir o áudio completo e descobrir que tudo não passou de uma brincadeira!

Atualização 14/12/2017

Na segunda semana de dezembro de 2017, alguns sites brasileiros especializados em espalhar notícias falsas resolveram ressuscitar essa fake news antiga. A novidade é que, nessa versão, a artista teria conseguido ganhar 9 milhões do Governo Brasileiro através da Lei Rouanet! 

Conclusão

A história da artista que ganha milhões vendendo obras de arte invisíveis é apenas uma brincadeira de um programa de rádio, mas que muita gente apenas leu a matéria e já saiu compartilhando, antes de ouvir o áudio e perceber que aquilo era só uma piada!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando a imprensa acredita e repassa notícias falsas, que uma pessoa sem prática na área consegue refutar facilmente, faz a gente pensar se vale a pena assistir ou ler certas notícias. Boa matéria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui