20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Duas mulheres ressuscitam após morrerem com ebola!

- Publicidade -

Notícia afirma que duas mulheres vitimas do ebola na Libéria ressuscitaram 2 dias depois de mortas! Será que isso é verdade ou mentira?

A história apareceu na web no dia 24 de setembro de 2014. De acordo com o que foi divulgado em diversos sites de notícias, uma mulher com 40 anos de idade e outra com 60 (identificadas como Dorris Quoi e Ma Kebeh) teriam “voltado à vidaapós 2 dias de serem dadas como mortas. A causa da morte seria o ebola!

O artigo ainda diz que agora as “zumbis” são vistas como fantasmas pelo povo local, que não as aceita mais no mundo dos vivos!

Será que isso é verdadeiro ou falso?

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A notícia tem todas as características de um boato virtual:

  • Não cita fontes
  • Teria ocorrido em um local distante, dificultando a averiguação
  • Trata de um assunto que atrai muitos leitores
  • Não é datada

Com uma busca minuciosa pela web verificamos que todas as publicações citam como única fonte um artigo feito pelo jornal independente News Dawn Liberia. A notícia original não cita nenhuma fonte e tampouco dá maiores informações de como foram as circunstâncias das mortes.

Algumas publicações ainda aumentam a “notícia”, afirmando que vários moradores locais juram ter visto o fantasma de ambas, andando entre eles.

Não há nenhuma prova de que o fato tenha ocorrido mesmo. Nenhuma entrevista com especialistas, nenhuma foto… Nada!

Conclusão

Apesar de estarem sendo testadas algumas vacinas, ainda não há cura para o ebola! O próprio médico liberiano que afirmava ter descoberto a cura para doença acabou morrendo com o ebola em setembro de 2014. Não encontramos nenhuma prova de que a notícia da “ressurreição” seja real, então podemos concluir que a história provavelmente seja falsa! As demais agências de notícias apenas copiaram o teor da notícia, sem ao menos verificar se aquilo aconteceu mesmo ou não. Na dúvida, não repasse esse tipo de boato!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Bem, temos então, segundo o “jornal de referência mundial”, News Dawn Liberia duas zombies em plena forma. Razão tem aquela empresa americana que vende kits anti- zombie; encomendem já antes que esgotem e reforcem o v/stock de crucifixos e alhos pois a seguir vêm os vampiros (espero que sejam giros e sexys como os da saga Twilight).
    Assistimos, portanto, ao “Fim dos Tempos” mas pelo menos, espero eu, vamos deixar de ter contas e prestações a pagar no fim do mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui