17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

As fotos de alunos sem roupa em universidades públicas são reais?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Será que a colagem de 3 fotos de alunos caminhando sem roupas em um campus de universidade é verdadeira ou falsa? Descubra aqui no E-farsas!

Após anúncio do Governo de corte de verbas para universidades que promovam “balbúrdia”, uma colagem de 3 fotos de alunos pelados e caminhando pelados pelo campus se espalharam na web.

Algumas pessoas começaram a compartilhar o assunto para justificar e apoiar o Governo, numa tentativa de “acabar com a bagunça promovida no ambiente acadêmico”. Somente em uma publicação dessas fotos feita pelo deputado José Medeiros no Twitter, o post onde o parlamentar chama o que está acontecendo de “fusaca” teve mais de 1.700 curtidas!

Será que essas imagens são reais? São fotos recentes de casos ocorridos no Brasil? Qual o contexto dessas fotos?

Fotos mostram estudantes caminhando nus em campus de universidade! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, as imagens são reais e foram tiradas aqui no Brasil, dentro de universidades. No entanto, elas não são recentes!

Na primeira e maior foto das três que estão sendo compartilhadas em conjunto, vemos um grupo de alunos com faixas e megafones. Algumas das moças (duas delas) lideram o grupo com os seios à mostra, enquanto que alguns alunos aparecem só de cueca. Essa foto foi tirada em novembro de 2009, na Universidade de Brasília (UnB), quando cerca de 100 alunos realizaram uma manifestação de apoio a Geisy Arruda, uma estudante de Turismo que chegou a ser expulsa da Universidade Bandeirante (Uniban) – em São Bernardo do Campo (SP) – por assistir aulas usando um vestido curto.

“Pela liberdade de expressão e o fim da opressão machista”, diziam alguns cartazes usados no protesto dos estudantes da UnB.

A Uniban havia anunciado a expulsão de Geisy Arruda alegando “flagrante falta de respeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade“, mas a onda de protestos gerada pela decisão da universidade foi tão intensa que a instituição readmitiu a estudante alguns dias depois.

A terceira foto, que mostra alunos pelados em uma sala de reuniões também faz parte da mesma manifestação na UnB, realizada em 2009!

Quanto à segunda foto, mostrando cinco pessoas nuas, de frente para uma parede e com dizeres escritos em suas nádegas, trata-se de também de uma manifestação realizada por alunos na UnB, mas em outubro de 2014. Um pequeno grupo de estudantes da Universidade de Brasília protestou contra os seguranças do campus, que teriam repreendido com força um estudante que estava fazendo uma performance nu na área externa da UnB.

De acordo com o Correio Braziliense, o protesto durou por volta de 10 minutos e reuniu cerca de 20 alunos. Além disso, o jornal também lembrou que antes desse “peladaço”, os alunos só haviam feito coisa parecida em 2009 (no caso da manifestação solidária à Geisy Arruda).

A direção da UnB disse ao Correio Braziliense que os seguranças que trabalham para a instituição não agiram com violência em nenhum momento (apesar de vídeos mostrarem o contrário) e que o aluno que foi “convidado a se retirar da frente da Universidade” era inscrito em outra faculdade, mas que ele iria se apresentar na UnB no dia seguinte.

Conclusão

As três fotos compartilhadas nas redes sociais de alunos sem roupas são reais e foram tiradas na UnB durante protestos em 2009 e em 2014!  

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

49 COMENTÁRIOS

  1. @Gilmar Lopes, falta você decidir/concluir se o que foi postado no cabeçalho: “Essa é a razão dos cortes de verbas públicas pelo MEC…” é verdadeiro, justificável, compatível e/ou coerente com o conjunto das fotos e com o contexto atual de que o Ministro do MEC, Abraham Weintraub, disse a respeito sobre “balbúrdia”. Abraços.

  2. As fotos realmente são antigas, mas a atitude é bem atual. Eles continuam fazendo militância e baderna até hoje! Nossas universidades estão cheias de gente assim. E há aqueles que estudam também, aqueles que se dedicam, se formam e se tornam profissionais responsáveis. Vejam o vídeo da Sara Winter que é mais recente. Ou melhor, levantem a bunda da cadeira e vão lá com os seus próprios celulares registrar o que UMA PARCELA dos estudantes estão fazendo com as nossas universidades. Cortes na educação são sempre absurdos e inaceitáveis, tão inaceitáveis quando esses militantes arruaceiros.

  3. Medíocres, vivem nas custas dos impostos dos trabalhadores, que em sua maioria não conseguem dar estudo aos seu filhos, pois te em que colocar pra trabalhar logo cedo, para recolher mais impostos e manter esta cambada de mulambentos baderneiros falando besteiras nestas verdadeiras fabricas de comunistas…Vagas em escolas publicas deste tipo tem que ser direcionadas aos mais pobres e que estudaram o ensino médio em escolas também publicas, não a estes riquinhos cheios de ideologias vagas que estudaram o ensino médio em particulares…Claro, manter vagas de “excelência” (sem ideologia) para aqueles que independentemente da classe social tirarem as melhores notas.

    • Outro Raposão analfabeto que não conseguiu passar no vestibular de faculdade pública e agora desdenha… inveja é uma merda, né não?
      😀 🙂 😀 🙂

  4. Medíocres, vivem nas custas dos impostos dos trabalhadores, que em sua maioria não conseguem dar estudo aos seu filhos, pois te em que colocar pra trabalhar logo cedo, para recolher mais impostos e manter esta cambada de mulambentos baderneiros falando besteiras nestas verdadeiras fabricas de comunistas…Vagas em escolas publicas deste tipo tem que ser direcionadas aos mais pobres e que estudaram o ensino médio em escolas também publicas, não a estes riquinhos cheios de ideologias vagas que estudaram o ensino médio em particulares…Claro, manter vagas de “excelência” (sem ideologia) para aqueles que independentemente da classe social tirarem as melhores notas.

    • Outro Raposão analfabeto que não conseguiu passar no vestibular de faculdade pública e agora desdenha… inveja é uma merda, né não?
      😀 🙂 😀 🙂

  5. Mas há casos mais recentes, como um “protesto” em 2018. Na RedeTV há vídeo que tb pode ser encontrado na internet.

    Independente das razões do governo é certo que há formas mais inteligentes e respeitosas de se protestas, afinal a universidade possui uma grande diversidade de pessoas e nem todas estão dispostas a se deparar com alguém nú.

    Não é a falta de limites que resolverá demandas. Pelo contrário, poderá até jogar a sociedade contra algo que seria justo, mas foi pedido de forma inadequada.

    • Que comentário idiota de Bozominion. Só criticou, falou um monte de bosta e não refutou uma sílaba dos argumentos do site. Você é um analfabeto funcional, isso sim.

  6. E tem outras situações muito piores pelo Brasil afora.

    E QUANDO A SOCIEDADE QUE PAGA A CONTA DA LADROAGEM E DA MAMATA RESOLVER AGIR, IRÁ SEPARAR O JOIO DO TRIGO DE VEZ E NO PAU.

    PARASITA E PEÇONHENTO QUE NÃO TIVER CONTENTE, A VENEZUELA E CUba ESTÃO À DISPOSIÇÃO.

    • Que comentário idiota de Bozominion. Só criticou, falou um monte de bosta e não refutou uma sílaba dos argumentos do site. Você é um analfabeto funcional, isso sim.

    • Nossa! Acho que em todos esses anos de E-farsas, você foi o primeiro a dizer isso!
      Realmente, um comentário bastante inovador! Obrigado

  7. E tem outras situações muito piores pelo Brasil afora.

    E QUANDO A SOCIEDADE QUE PAGA A CONTA DA LADROAGEM E DA MAMATA RESOLVER AGIR, IRÁ SEPARAR O JOIO DO TRIGO DE VEZ E NO PAU.

    PARASITA E PEÇONHENTO QUE NÃO TIVER CONTENTE, A VENEZUELA E CUba ESTÃO À DISPOSIÇÃO.

    • E tem outras situações muito piores pelo Brasil afora.
      E no E-farsas. Tipo seu comentário de bosta.
      E QUANDO A SOCIEDADE QUE PAGA A CONTA DA LADROAGEM E DA MAMATA RESOLVER AGIR, IRÁ SEPARAR O JOIO DO TRIGO DE VEZ E NO PAU.
      Claro, porque AGORA, com o novo governo, ACABOU A MAMATA, né? Só que não!
      http://acabouamamata.com.br/#mamatas
      PARASITA E PEÇONHENTO QUE NÃO TIVER CONTENTE, A VENEZUELA E CUba ESTÃO À DISPOSIÇÃO.
      Prefiro Nova Iorque, o novo paraíso comunista na Terra. Ps.: Parece que o jogo virou, não é mesmo? Bolsominion defendendo corrupto? Agora tem político de estimação, é? CHUPA! #EUAVISEI

  8. Acho que seria interessante as universidades saírem a público e mostrarem o que elas realmente produzem em termos científicos e as contribuições que elas já deram ao conhecimento e à sociedade. Quanto aos bolsominions asnos que só concluíram o ensino fundamental graças à progressão continuada, sem comentários.

  9. É o cúmulo do cinismo esquerdista dizer que as fotos são “farsas” pelo fato de “não serem recentes”, mesmo sendo REAIS. Só prova que a BALBÚRDIA já vem sendo feita há mais tempo do que as pessoas imaginam. Tomem vergonha na cara!

    • É o cúmulo do cinismo esquerdista dizer que as fotos são “farsas” pelo fato de “não serem recentes”, mesmo sendo REAIS.
      É o cúmulo do analfabetismo funcional entrar aqui pra comentar tanta asneira. As fotos são reais, porém foram feitas em contextos distintos. Não são vocês, idiotas inúteis de direita, que adoram justificar as falas do seu “mico” dizendo que foram tiradas de contexto? Então…
      Só prova que a BALBÚRDIA já vem sendo feita há mais tempo do que as pessoas imaginam. Tomem vergonha na cara!
      Mais um vagabundo incapaz de entrar em uma federal, perdendo a vaga para DROGADOS E PELADOS, frustrado por tamanha incompetência, e vem destilar veneno nos comentários. Vá procurar um terreno pra capinar, vá, que é o máximo que você vai conseguir ser na vida, inútil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui