Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Autoridades, parem de distorcer fatos sobre a COVID-19!

E-farsas

Autoridades, parem de distorcer fatos sobre a COVID-19!

Autoridades, parem de distorcer fatos sobre a COVID-19!

Manifesto publicado por alguns dos principais sites de checagem de fatos cobra mais responsabilidade dos governantes e das autoridades sobre disseminação de informações a respeito do surto do coronavírus!

Com o objetivo de pedir para que autoridades parem de distorcer fatos relacionados à COVID-19, integrantes de cinco dos principais sites de fact-checking do Brasil ( e-Farsas, Boatos.org, Agência Lupa, Aos Fatos e Estadão Verifica) e da Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN) publicaram uma carta na qual pedem para que autoridades parem de distorcer fatos relacionados à Covid-19.

O texto abaixo é um artigo de opinião e foi publicado em diversos jornais no Brasil – como o Estadão e a Folha – além de publicações também em inglês e é assinado por Natália Leal (Agência Lupa), Tai Nalon (Aos fatos), Edgard Matsuki (Boatos.org), Gilmar Lopes (E-farsas), Daniel Bramatti(Estadão Verifica) e Cristina Tardáguila (International Fact-Checking Network).

Autoridades, parem de distorcer fatos sobre o coronavírus

Duas batalhas estão sendo travadas no Brasil ao mesmo tempo: uma, na seara da medicina, contra a expansão do coronavírus, e outra contra a desinformação produzida por ele. Enquanto na linha de frente da primeira há milhares de aguerridos profissionais de saúde, na segunda, o exército é composto por um grupo dedicado mas ainda reduzido de checadores de fatos. Sem o apoio explícito e o comprometimento das autoridades com a verdade, o país corre o risco de perder a guerra contra os boatos sobre a Covid-19.

Desde 26 de fevereiro [de 2020], quando o país registrou o primeiro caso de coronavírus, os fact-checkers brasileiros já identificaram mais de 100 informações falsas sobre a pandemia  – mais de três por dia. 

De acordo com dados da base internacional de checagens sobre o coronavírus mantida pela International Fact-Checking Network, Facebook, WhatsApp e Twitter são os canais mais utilizados para distribuir desinformação no Brasil, mas a lista completa é longa.

O que aflige os checadores é constatar que autoridades brasileiras, graças à influência de seus cargos, contribuem de forma expressiva para o avanço da desinformação. Desde o início da pandemia, políticos produziram, endossaram e compartilharam dados errados sobre vacinas, distanciamento social e a origem do novo coronavírus. Também usaram dados defasados e acabaram criando um ambiente de desconfiança econômica em que florescem golpes digitais.

Ao dar voz, espaço, pixels, imagens e caracteres a inverdades, as autoridades colocam em risco a vida dos brasileiros. Monitoramento feito pelos checadores mostra que, ao fazer ou compartilhar uma declaração falsa, autoridades têm conseguido inverter o sinal da mensagem ou inflar o que chega à população. 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

A hidroxicloroquina é um exemplo. Ao tratar como definitivos estudos ainda incipientes feitos com o medicamento, políticos o elevaram à condição de cura para a Covid-19. Não demorou para que a droga desaparecesse das farmácias, prejudicando os que, de fato, precisam dela, e expondo a efeitos colaterais os que a ingeriram em busca de proteção contra o novo coronavírus.

É urgente, portanto, que as autoridades tenham responsabilidade ao falar sobre a pandemia. Que se certifiquem de que o conteúdo a ser exposto tem base científica, é atual e se refere ao local sobre o qual estão falando. Que cessem já os discursos distorcidos, com contextos minimizados ou teses na contramão da ciência. O ruído dessas falas já teve consequências dramáticas. 

No Irã, mais de 40 pessoas morreram envenenadas ao ingerir álcool puro para curar o coronavírus. No Reino Unido, torres de celular foram queimadas por quem acredita que a Covid-19 vem do sistema 5G de telefonia móvel. No Brasil, o isolamento social perde adesão ao ser atacado por autoridades que desconsideram o que é adotado mundo afora. 

A transparência em relação ao que se sabe sobre a Covid-19 é inegociável. Cidadãos tomam decisões diárias com base nesses dados. Eles precisam ser atuais, fidedignos e acessíveis a todos.

Os checadores do Brasil ressaltam ainda que estão em contato permanente com as principais plataformas de tecnologia e redes sociais do mundo, em um esforço conjunto contra a desinformação. Seguirão denunciando publicamente comportamentos irresponsáveis na divulgação ou na amplificação de discursos falsos sobre o coronavírus e a Covid-19. Venham eles de autoridades ou não.

Assinam: 

  • Agência Lupa (Natália Leal)
  • Aos Fatos (Tai Nalon)
  • Boatos.org (Edgard Matsuki)
  • E-farsas (Gilmar Lopes)
  • Estadão Verifica (Daniel Bramatti)
  • International Fact-Checking Network (Cristina Tardáguila)

Continue lendo
69 Comentários

69 Comments

  1. Maria

    9 de abril de 2020 em 20:46

    Eu sempre me emociono e acho SUPER BACANA quando vocês se juntam em modo cooperativo! 🙂 Vocês são a linha de frente nessa batalha de desinformação e, por enquanto, nossa única defesa no meio digital. Espero que todas as PESSOAS DE BEM, pessoas físicas, jurídicas, iniciativa privada, pública, instutuições etc deem todo o apoio que vocês merecem e/ou deveriam ter! 🙂

  2. Tangerino69

    9 de abril de 2020 em 21:54

    É como dizem: precisamos todos estar unidos com a Ciência e com a Verdade para juntos combatermos essa pandemia. É interessante o lado falsos das coisas mas complica quando começam a inverter cada um. As torres 5G, os medicamentos, o próprio vírus, e muitos outros pontos se afogam nas conspirações e leva alguns junto.

    • Leonnard Noronha

      10 de abril de 2020 em 13:49

      Excelente artigo

    • Maria

      11 de abril de 2020 em 4:49

      @Tangerino69 , eu nunca imaginei que os alguns ingleses (na verdade vândalos) do Reino Unido fossem tão idiotas a ponto de acreditarem em Teorias Conspiratórias e incendiarem torres de transmissão 5G. 😐 Provavelmente essa Conspiração surgiu devido a HUAWEI (multinacional chinesa) ser uma das principais pioneiras na implantação do padrão 5G e suspeito que as pessoas estejam com raiva dos chineses e fizeram isso como forma de retaliação. Mas isso é só uma especulação minha. 😐

  3. Aline Lisie Ramos

    10 de abril de 2020 em 1:54

    Que não apenas parem de distorcer fatos sobre a COVID-19, mas que parem de descreditar e tirar investimentos dos setores mais importantes de um país, a EDUCAÇÃO, a CIÊNCIA e a TECNOLOGIA, só porque os investimentos nestes setores não lhes trarão notoriedade a curto prazo, ou seja, não lhes renderá votos. De certo que não, mesmo porque investimentos adequados nestes setores, certamente impulsionam o país rumo ao desenvolvimento econômico e social, onde as lideranças políticas, fracas de pensamento crítico, digamos até que de qualquer tipo de raciocínio lógico ou interpretativo, jamais se atreverão a manipular a população através de um ato tão mesquinho e perigoso quanto veicular falsas notícias. E inda pior, “maquiavelica e infantilmente” insistir em culpar a imprensa quando forem questionadas.
    Há tempos que o Brasil deixou de ser colônia e a população não pode aceitar viver no cabresto.
    A população brasileira é pensante, e capaz de analisar fatos e desenvolver um pensamento crítico para tomar suas próprias decisões. Os que ainda não estão habituados a fazer isso, precisam aprender, é uma questão de ensinar, simples assim.
    Não podemos permitir que autoridades irresponsáveis continuem tentando manter a população neste “cabresto”, que nestes tempos é “digital”.

    • Maria

      10 de abril de 2020 em 13:38

      @Aline Lisie Ramos , sabe, é impressionante o DESPREZO que o presidente Bolsonaro tem pela Ciência. Ele demitiu o diretor do INPE, Ricardo Galvão, no evento das queimadas na Amazônia e agora há rumores de que ele vai demitir o Ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, neste evento do Covid-19. Se Bolsonaro continuar desse jeito, cedo ou tarde ele será DEMITIDO da presidência da república. 😐 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Gilmar Lopes

        10 de abril de 2020 em 23:36

        Curiosamente, Bolsonaro dizia durante a campanha que, como ele não entendia dos assuntos, ele iria colocar somente especialistas nos cargos. Agora ele não aceita o que os especialistas falam.

        • Maria

          11 de abril de 2020 em 3:30

          @Gilmar Lopes , se o Bolsonaro demitir o Mandetta, que quero ver quem ele vai colocar no lugar como Ministro da Saúde. Se esse novo ministro desobedecer/contrariar as recomendações de especialistas, da OMS e/ou falar que o Covid-19 é só uma “gripezinha”, vai levar ESCULACHO! 😐

          • Jaime

            15 de abril de 2020 em 14:29

            Ele vai colocar o Silas Malaysia combo ministro da saúde 😂

  4. Marcos

    10 de abril de 2020 em 10:31

    Quem torna a situação insustentável é o congresso nacional mancomunado com o STF e ambos apoiados por uma imprensa tendenciosa Comunista que torce pro país dar errado.

    • Caçador de Vermes

      10 de abril de 2020 em 13:23

      Fonte: Vozes da cabeça e grupos do Zap zap. Ok, agora volte para o buraco de onde não deveria ter saído, verme imundo.

    • Maria

      10 de abril de 2020 em 13:45

      @Marcos , cuidado heim!? 😐 Um dos possíveis efeitos das TEORIAS CONSPIRATÓRIAS é que pode deixar a pessoa que acredita nelas PARANÓICA! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Lucas

      10 de abril de 2020 em 13:59

      Senhor, recomendo que consulte um psiquiatra, pois há fortes indícios de esquizofrenia paranoide.

      • Guarda Nhapho

        11 de abril de 2020 em 12:20

        Pronto, falou mal dos verdadeiros safados da pátria, a maria toma partido. E a dita cuja ainda disse que o Bozo não gosta de investir na Ciência(a despreza)! Reveja seus conceitos, mulherzinha! De onde você tirou isso, néscia abduzida pela esquerda? O que os desgovernos anteriores mais fizeram foi banalizar a educação, a mulher e a nossa cultura, deixando de lado o primordial para investir em cultura inútil, gente como você e coisas bem piores. ACORDEM PARA A VIDA!

        • Maria

          11 de abril de 2020 em 17:48

          @Guarda Nhapho , diga isso ao Bolsonaro (link abaixo). E a única coisa que você acertou a meu respeito é que eu tomo partido sim, não estou “em cima do muro”: Sou ANÁRQUICA e não sou Esquedalha/PeTralha. Mas isso não é minha característica mais importante. O que me caracteriza é que ODEIO MENTIROSOS, seja eles quem forem. Você não é um deles, é?

          https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/04/corte-orcamentario-de-42-em-ciencia-e-tecnologia-preocupa-entidades.shtml

        • Maria

          11 de abril de 2020 em 18:49

          @Guarda Nhapho , coloque uma coisa na sua cabeça de militante, caro internauta Bolsomínion: para os VERDADEIROS LEITORES do e-Farsas, NÃO INTERESSA se você é de Direita, Esquerda, Centro ou um ALIENÍGENA DA PIC@ DAS GALÁXIAS. O que interessa para nós é saber se você está MENTINDO e, se a gente PEGAR e IDENTIFICAR você mentindo, então vai aparecer aqui e tomar o maior ESCULACHO! Tah okay? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Fernandel

          13 de abril de 2020 em 4:48

          O Bozzo adora ciência!
          Principalmente a cloroquina, produto que serve pra qualquer coisa: de corona vírus a lumbago.
          O idiota ouviu o nome, gostou (como havia gostado do nióbio) e saiu repetindo como boçal que é.
          E agora aparece o guarda Nhonho aí, com o QI zerado e empaturrado de cloroquina defendendo o jegue.
          Volta pro esgoto, filhote.

    • Gustavo Freitas Lins

      10 de abril de 2020 em 23:16

      Adivinha de onde Bolsonaro saiu pra ser presidente…

    • Gustavo Freitas Lins

      10 de abril de 2020 em 23:17

      Todo mundo tá errado, todo mundo é ruim menos seu corrupto de estimação…

    • Corongão

      11 de abril de 2020 em 16:12

      Imprensa comunista? Por que será que parece que todos os que usam termos como “comunista” ou “fascista” a torto e a direito são adeptos de acreditar em conspirações?

    • Lucho

      26 de abril de 2020 em 9:38

      Até aqui tem a presença desses bando de gados de youtubeiro?

  5. Igor Pocchini

    10 de abril de 2020 em 12:48

    em relação a relação com a implementação do 5G e essa pandemia, existem indícios científicos, mas gostaria que vcs verificassem a informação de que a China está enviando equipamentos com defeitos pro mundo. Este site disse isso >>> https://www.defesa.tv.br/crise-do-covid19-a-china-inunda-a-europa-com-materiais-medicos-defeituosos/

    • Peludo Vico

      11 de abril de 2020 em 0:21

      “em relação a relação com a implementação do 5G e essa pandemia, existem indícios científicos”
      Não, não existem, não faz o menor sentido e é estupidez e analfabetismo científico sequer cogitar uma possibilidade imbecil dessas.

    • Maria

      11 de abril de 2020 em 4:15

      @Igor Pocchini , A relação 5G-Covid-19 é uma Fake News ABSURDA, não existe indício científico NENHUM e já foi desmascarada faz tempo, pois o 5G é um padrão de comunicação por rádio frequência (ondas eletromagnéticas), enquanto que o Covid-19 é um vírus orgânico, um parasita intracelular obrigatório (vide Biologia). Quanto ao link que você postou parece que é verdade. Vários portais digitais de grandes mídias estão publicando a mesma coisa. 😐

  6. Altair

    10 de abril de 2020 em 14:04

    Podiam ter deixado de lado o comentário sobre a hidroxicloroquina. Comprovadamente eficiente no tratamento em diversos casos e sempre ressaltado por quem a defende que tem que ter orientação médica.

    • Professor Vete

      11 de abril de 2020 em 0:21

      “Comprovadamente eficiente no tratamento em diversos casos”
      Gentileza apresentar os estudos que comprovam o que afirma. No aguardo.

    • Maria

      11 de abril de 2020 em 3:33

      @Altair , de onde (FONTE) você tirou isso? Não há NADA comprovado não em relação ao Covid-19. Esse medicamento ainda é EXPERIMENTAL e ainda está SOB ESTUDO! 😐

  7. Ronaldo Lopes

    10 de abril de 2020 em 15:57

    Enquanto existirem os terraplanistas e adoradores de falsos filósofos e que acreditam em teorias de conspiração, fica difícil acabar com notícias falsas.

    • Monstro do Pantano

      11 de abril de 2020 em 12:43

      Enquanto existirem idiotas de esquerda, pior ainda!

      • Observador

        12 de abril de 2020 em 9:54

        Piores são os pobres de direita, passadores de pano para políticos e defensores de presidentes imbecis!

  8. Pingback: Saúde, biopolítica e fake news em tempo de coronavírus - Outra Fonte

  9. FAbio Diniz

    11 de abril de 2020 em 8:00

    Colocar a idéia do isolamento vertical junto com as torres no REino Unido é deslegal, países como Coréia do Sul, Japão, Suécia NÃO FIZERAM o isolamento total (não fecharm o comércio por ex.) e estão vencendo o vírus.

    Moro na Espanha em Madri, aqui no dia 14 de Março foi TUDO FECHADO, tínhamos 5.753 infectados e 136 mortes. Hoje temos 161.852 INFECATADOS e 16.353 MORTOS.

    Acho que não avisaram o COVID-19 que a quarentena dava certo
    Ah e já começamos a ter vários suicídios de empresários….

    • Maria

      11 de abril de 2020 em 18:01

      @FAbio Diniz , cada país é um país, caro internauta. O Brasil é um país com dimensões continentais, clima tropical, pobre, subdesenvolvido, desigualdade social gritante, saneamento básico, sistema de saúde, educação etc insuficientes, ineficientes e precários. Há cidades que não tem água potável nem para beber, quanto mais lavar as mãos, comprar sabão ou Álcool Gel. 😐

      • Fabio

        13 de abril de 2020 em 6:53

        Concordo plenamente com você, cada país é uma realidade diferente, particularmente também acho que o que fizeram com Coréia do Sul, Japão, Suécio, HOlanda e outros pode não dar certo, porém falar que a idéia de presidente é única, nenhum país adotou é mentira.
        Falar que o isolamento horizontal é a solução (quando vemos o que está acontendo aqui na Espanha, Itália, França) é outra mentira.
        Alias ontem (domingo dia 12 de abril) voltou a aumentar os números aqui, depois de MAIS DE 30 DIAS ISOLADOS TOTALMENTE, nem indústrias, fábricas estavam funcionando.

        • Cristiano Quintela

          13 de abril de 2020 em 9:21

          Sim, todas as matérias de TV que falam de isolamento não citam os países europeus que não estão isolados. O mais engraçado é escutar que o MUNDO INTEIRO está em quarentena e depois citar que cerva de 1/3 do mundo está fazendo lockdown. Ué e os outros 2/3?

          • Freud de Taipas

            13 de abril de 2020 em 21:31

            Disse o Cristiano, formado pelas Faculdades Facebook e com PhD em Mensagens do ZapZap. Quer saber mais do que pessoas que têm de estudo mais do que ele tem de tempo de vida. Ok. Egocentrismo descontrolado que chama, né?

        • Sia Chando

          13 de abril de 2020 em 21:32

          Opa, tá todo mundo errado, só o Bolsonaro (e mais 3 ditadores aí) e o Fabio. Tá certo, só que não.

        • Maria

          14 de abril de 2020 em 4:39

          @Fabio , quando ocorre um surto da magnitude e seriedade como o Covid-19, recomendar que todos fiquem em casa, adotar o isolamento total quando o vírus é pouco conhecido etc são PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS PADRÃO adotados pelas organizações de saúde pública. Quando há contaminação de animais domésticos (gado, aves, ovinos, suínos etc), há o isolamento e sacrifício dos rebanhos. Quando há contaminação e/ou supeitas de um determinado produto, há a aprensão e retirada do mesmo, do lote (partes) e até paralização do fabricante. Discutir outros meios é SECUNDÁRIO ou NÃO É PRIORIDADE em situações de GRAVIDADE, DESCONHECIMENTO e EMERGÊNCIA. 😐

    • Professor Vete

      11 de abril de 2020 em 19:13

      Perfeito, então apresente algum estudo que comprova que o “isolamento vertical” seria o melhor indicado no nosso país. Aqui só trabalhamos com fontes. No aguardo.

      • Fabio

        13 de abril de 2020 em 6:56

        Olá, quem me dera ter alguma prova, tanto do isolamento vertical como horizontal, pois ai faríamos algo sabendo que funciona, talvez sim o horizontal seja melhor.
        Porém o fato é que países que fizeram o vertical funcionaram e muito bem, tanto que a Dinamarca que tinha feio o horizontal, vendo o sucesso da Suécia, mudou para o vertical.

        e aqui na Espanha fomos isolados com 5mil infectados, 136 mortes e hoje sao mais de 170 mil infectados e mais de 17mil mortes.

        Isso porque aqui a coisa é séria, nao se pode sair pra rua sem justificativa (mercado ou farmácia), só uma pessoa da familia, no mercado perto com máscara e limite de pessoas dentro do mercado. Com tudo isso estamos nesse número.

      • Cristiano Quintela

        13 de abril de 2020 em 9:23

        Os resultados são vistos na prática, muitos países que não estão fazendo lockdown com números melhores do que estão.

        • Raul Atzap

          13 de abril de 2020 em 21:34

          Fonte: Zapzap da família. Ok.

    • Lucho

      26 de abril de 2020 em 9:39

      Parei de ler no “deslegal”.

      Mais livros, menos youtubeiros.

  10. FAbio Diniz

    11 de abril de 2020 em 8:21

    Não estou querendo dizer que não dá certo e sim que NADA é certo ainda, e aqui na Espanha, como na Itália já existem muitas dúvidas de ser eficaz, é fácil dizer que no caso da Espanha não seriam 161mil infectados e sim uns 400mil, mas ninguém sabe e de 5mil para 161mil em quase 1 mês (mas tempo que o vírus fica encubado) é muitaa coisa.
    Ainda mais quando vemos países que não adotaram o isolamente horizontal tendo sucesso (disso a mídia não fala).
    Aqui na Espanha já se tem muitas dúvidas da eficácia da quarentena e se a destruição economica não será ainda pior com mais suicídios.

    Também é importante ter cuidado com “meias” verdades o governo NUNCA falou que a hidroxicloroquina é comprovada cientificamente, mesmo porque qualquer vacina leva tempo para ser testada e aprovada (o presidente deixou isso claro em suas entrevistas), isso é diferente de estar sendo testado e usado como uma possível cura para evitar mais mortes, como tantos outros medicamentos estão sendo usados e testados no mundo.

    • Maria

      11 de abril de 2020 em 18:13

      @FAbio Diniz , essa discussão é INÚTIL. O que você não pode é FICAR PARADO! Tem que ter AÇÃO, ATITUDE, EXECUÇÃO pra ONTEM! Os Estados e Municípios brasileiros SAÍRAM NA FRENTE, assumiram o PROTAGONISMO e adotaram o isolamento horizontal e pronto! Bolsonaro e seu governo são LETÁRGICOS e só sabem fazer muito blablablá. Na Reforma da Previdência, quem assumiu o protagonismo foi o Congresso (mais precisamente o Centrão). Nas queimadas da Amazônia e na poluição por vazamento de óleo, as ONGs e os Ambientalistas. E cloroquina/hidroxicloroquina é um medicamento EXPERIMENTAL para Covid-19, com NADA confirmado e ainda SOB ESTUDOS, e não uma vacina. 😐

      • Fabio

        13 de abril de 2020 em 7:00

        Olá Maria, moro na Espanha há 11 anos e te falo uma coisa sobre o governo.
        Aqui prometeram várias ajudas, até agora NADA.
        Tenho 3 vizinhos que estão esperando para irem embora, pois não podem mais pagar o apartamento e o dinheiro que o governo socialista aqui prometeu NADA.

        Tenho acompanhado o Brasil e as atitudes de ajuda economica o Brasil dá show na Espanha e Itália.

        Aqui o que fizeram foram isolar e o número aumentou mais de 20 vezes, foi isso e a quebra geral que está gerando mais morte e rebeldia da população…

        Sem dizer que o isolamento social no Brasil é uma piada, fecha o comércio mas ta todo mundo na rua se contaminando, nao fazem nem um nem outro, só quebram os empresários e nao se isolam de verdade.

        • Maria

          13 de abril de 2020 em 10:00

          @Fabio, que “atitudes” econômicas? Promessas de políticos eu só acredito DEPOIS DE FEITO (Check). Essa ajuda do Governo Central do Brasil de míseros R$ 600 ~ US$ 120 AINDA NÃO CHEGOU a todos os candidatos que precisam dela. Eu tô pouco me lixando se o governo de cada país é de “Direita” ou de “Esquerda”, heim!? O Covid-19 não tem preferência polítca e pode matar TODO MUNDO, incluindo, como já disseram aqui, comentaristas do e-Farsas. E quanto a que “tipo” de isolamento funciona em cada país nós NÃO SABEMOS qual é melhor ou não. Só sabemos que você NÃO PODE FICAR PARADO, principalmente se você for líder, governante, administrador de uma nação. Nosso presidente, Bolsonaro, parece uma MÚMIA que faz mimimis e não desgruda do Smartphone e Redes Sociais. 🙁

    • Doutor Cicolo

      11 de abril de 2020 em 19:18

      Tá, falou, falou, fez textão mas não apresentou um estudo sequer que comprove as merdas que disse. Jovem, a única coisa que funciona de boca é boquete, falar qualquer um fala qualquer coisa, o difícil é provar o que diz. Agora senta lá no colinho do seu mito e deixa QUEM ESTUDOU DE VERDADE, e não pelo WhatsApp, trabalhar.

      • Fabio

        13 de abril de 2020 em 7:02

        Pelo seu linguajar nem merece resposta, pois não consigo me rebaixar a isso..

        e QUEM ESTUDOU DE VERDADE diz que tem que fazer isolamento horizontal, QUEM ESTUDOU DE VERDADE diz que tem que fazer isolamento vertical, JÁ VI MUITOS ESPECIALISTAS FALAR DE TUDO, APENAS DEMONSTREI A REALIDADE AQUI DA ESPANHA.

        E QUE VOCÊ POSSA SENTAR NO “colinho” da educação.

        • Jules Pantado

          13 de abril de 2020 em 21:35

          Noffa, você beija sua mãe com essa boca, é? Que finesse!

    • Andrade Vogado

      11 de abril de 2020 em 19:20

      “isso é diferente de estar sendo testado e usado como uma possível cura para evitar mais mortes, como tantos outros medicamentos estão sendo usados e testados no mundo.”
      Perfeito. Então fale para o seu presidente com pé redondo que PARE de propagar o medicamento como milagroso ou como solução para todos os casos de covid-19, que é o que ele está repetidamente fazendo por aí.

    • Maria

      12 de abril de 2020 em 5:01

      @FAbio Diniz , neste evento da Covid-19, para salvar VIDAS, tempo é um luxo QUE NÃO TEMOS. É preciso de AÇÕES IMEDIATAS E EFETIVAS PRA ONTEM! Bolsonaro fica PERDENDO TEMPO PRECIOSO com brigas e discussões contra opositores, imprensa, cientistas, especialistas, instituições, membros de sua própria equipe etc. Ele fica PERDENDO TEMPO fazendo mimimis, ataques, críticas, postando Fake News, lançando dúvidas, se contradizendo etc nas Redes Sociais e ZapZaps da vida. Fica conversando só entre os Bolsomínions (leia-se: PLATÉIA AMESTRADA CONVERTIDA FECHADA, igualzinho ao PeTrelhas). Fica dando mal exemplo, não respeita a quarentena, provoca aglomerações desnecessárias, coloca o povo em risco etc. Já chega para você ou quer que eu fale mais? 😐

      • Fabio

        13 de abril de 2020 em 7:07

        Concordo contigo Maria, apenas como respondi acima em termos de ajuda a população o governo Brasileiro dá show na Espanha, Itália (digo porque estou aqui e tenho familiares ai no Brasil)..

        Mas essas brigas políticas e duvida no que fazer em matado o Brasil.

        • Maria

          13 de abril de 2020 em 12:26

          @Fabio , o governo brasileiro (Central-Bolsonaro) não está dando “show” NENHUM, só se for show de IMBECILIDADE e IGNORÂNCIA! Ele está INERTE e até ATRAPALHANDO e dando MAUS EXEMPLOS! Nós estamos no COMEÇO da epidemia (entrou aqui no final de Março) e já temos 1.230 MORTES! (13/04/2020 – 12:30 Hs) 😐

          • Fabio

            13 de abril de 2020 em 14:22

            digo dando show nao que está fazendo tudo que é possível e sim comparando onde eu moro, minha irmã mora (nos Estados Unidos).
            Fizeram uma comparação absurda falando do primerio caso no Brasil dizendo que era pior que Itália, Estados Unidos nos próximos 30 dias, mas a OMS diz que os dados mais precisos são depois depois dos 100 casos e nos próximos 30 dias, e nessa comparação o Brasil está muito melhor, veja abaixo:

            Brasil (com 100 contaminados e o que passou em 1 mês)
            22.169 infectados
            1.223 mortes

            Itália (com 100 contaminados e o que passou em 1 mês)
            59.138 infectados
            milhares de mortes

            Estados Unidos (com 100 contaminados e o que passou em 1 mês)
            213.327 infectados
            milhares de mortes

            Espanha (com 100 contaminados e o que passou em 1 mês)
            72.248 infectados
            5.690 mortes

            Isso porque a Espanha é quse 5 vezes menor que o Brasil.

            Quando critico a quarentena não penso no presidente do Brasil, no que ele apoia, se é édireita ou esquerda, falo em comparação com o que VEJO AQUI na Espanha e na Itália, onde tenho amigos em Lombardia, o que o povo começa a pensar e as dúvidas que começam a surgir da eficácia.

            Ai parece que é política, antes o “pico” seria na semana passada e nessa, agora falaram que é no fim do mês e começo do outro.
            Vi que falaram que em Sao Paulo iria morrer pelo menos 5mil até dia 6 (de abril, que passou) se fizer um quarentena rigida e mais de 10mil se não….

            Ai ficam mudando, parece que querem a catastrofe….

            Tem que se cuidar, proteger, usar luvas, mascaras, manter distancia e parar de ficar cegamente defendendo ou atacando o presidente, tanto os contra como os a favor que sao cegos só pensam em política, só prejudicam..

          • Maria

            13 de abril de 2020 em 16:48

            @Fabio , ue!? 😐 É só o Bolsonaro parar de ATRAPALHAR o que é recomendado por especialistas, cientistas, médicos, OMS, etc oras. Aliás, tem gente aqui no Brasil que está pensando que o presidente está LOUCO e DELIRANDO! Ele disse no domingo de Páscoa que o vírus está “começando a ir embora do Brasil”! 😮

            https://www.youtube.com/watch?v=Vpsg49KJuHo

          • Maria

            13 de abril de 2020 em 17:08

            @Fabio , e outra, como disse antes, você não pode comparar diretamente o que acontece aí na Espanha ou em qualquer outro lugar no mundo com o que ocorre aqui no Brasil. Cada país é um país. Os brasileiros são bastante emotivos, influenciáveis, supersticiosos, temerosos e, principalmente, SENSÍVEIS quando o assunto é MORTE, dependendo das circunstâncias. Você não viu a reação dos brasileiros em relação às declarações dos empresários Roberto Justus, Junior Durski, Luciano Hang, Alexandre Guerra etc desdenhando dos mortos com absoluta FALTA DE EMPATIA? 😐

  11. Corongão

    11 de abril de 2020 em 15:58

    Mas o que esperar de um país onde a “pseudagem” come solta até no sistema de saúde pública?
    Para tentar acabar com isso foi criado o IQC – Instituto Questão de Ciência, (mas não é o ICQ do “o-ho”).
    https://oglobo.globo.com/sociedade/cientistas-criam-instituto-para-combater-gastos-publicos-em-pseudociencias-23247547
    Mas será que alguém vai levar a sério o que os verdadeiros especialistas comprometidos com a verdade dizem?
    Se o governo até usa pseudociência para tratar pacientes, você acha que ele vai ter responsabilidade de checar a fundo aquilo que divulga para o “povão”?
    Infelizmente não dá para confiar nem mesmo nas fontes que deveriam ser “oficiais”.

  12. Corongão

    11 de abril de 2020 em 16:14

    O que eu vi de gente divulgando essa hidroxicloro(es)quina como se fosse a cura da pandemia…

    • Maria

      11 de abril de 2020 em 18:27

      @Corongão , eles estão querendo promover esse medicamento experimental e ainda sob estudos a uma “GARRAFADA” ou “ÓLEO DE COBRA”, semelhante ao que fizeram com a famigerada FOSFOETANOLAMINA. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Cristiano Quintela

        13 de abril de 2020 em 9:27

        Existem 74 países fazendo estudos com 4 remédios, entre eles a cloroquina, engraçado que os médicos, quando pegam corona, estão tomando o medicamento, vide o secretário de SP que é contra o uso do mesmo…

        https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/08/uso-da-cloroquina-contra-o-coronavirus-e-alvo-de-estudos-e-testes-entenda-riscos.ghtml

        • Maria

          13 de abril de 2020 em 10:55

          @Cristiano Quintela , e daí? O fato de outros países e médicos utilizarem esse medicamento ainda experimental e sob estudos NÃO DÁ “autorização”, “permissão” e/ou “carta branca” de insinuar ou tentar promover a cloroquina/hidroxicloroquina como “CURA”, conforme o nosso presidente da república RETARDADO e seus asseclas vem fazendo! Desista cara, medicamentos assim como vacinas experimentais geralmente demoram ANOS para sair algum resultado positivo comprovado oficialmente. Na melhor das hipóteses, se tudo der certo e sendo BEM OTIMISTA, no mínimo, UM ANO E MEIO (18 meses). 😐

  13. Corongão

    12 de abril de 2020 em 19:06

    “Óleo de cobra”?? Que povo criativo, hein?
    Pior se fosse leite…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo