18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Banheiro público com paredes transparentes!

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Fotos mostram um banheiro público com paredes transparentes no meio da rua!

   É interessante o que acontece várias vezes em nossas pesquisas: às vezes temos quase certeza de que alguma foto é falsa e quebramos a cara. Ou vice-versa: a notícia é falsa, mas tem "cara" de real.

    Essas fotografias estão circulando pela Net desde de julho de 2004, e por incrível que pareça, são reais! Mostram um banheiro público revestido com um tipo de vidro especial: O banheiro é revestido por espelhos especiais que refletem a luz do lado de fora e fica transparente pra quem está do lado de dentro. Ou seja, quem está do lado de fora não vê nada lá dentro, mas quem está usando do lado de dentro pode ver todos que passam lá fora. Muito louco, né não?

    Esse WC foi criado em 2003 pela artista arquitetônica Monica Bonvicini, em Londres. Na verdade esse toalete faz parte de um projeto da arquiteta italiana de 38 anos que instalou temporariamente a bagaça no terreno onde será o Colégio Chelsea de Arte e Design. Ali, do ladinho do Museu britânico Tate, sabe?

    Bom, em junho de 2004, um banheirinho igual a esse foi feito na Suíça. Daí as fotos caíram na Rede e… babau! O mundo todo já viu, ou verá!

    A idéia do banheiro transparente não é nova. Para criar esse cubículo, a arquiteta baseou-se num projeto de um presídio bolado pelo filósofo Jeremy Bentham, em 1791. O presídio teria o nome de Panopticon e teria uma torre central construída com esses vidros especiais. Com isso, os presos seriam vistos pelos policiais, mas não conseguiriam vê-los, ficando com a sensação de estarem sendo vigiados constantemente. Devidos à dificuldades monetárias e políticas, o projeto do Sr. Bentham não foi concluído. O filósofo viu seu sonho desmoronar em 1811.  

    Mas, o que a artista pretende com isso?

    A própria artista conta que o banheiro aguça a curiosidade das pessoas. Ao ver por fora, elas ficam curiosas para saber se é confortável fazer alguma coisa lá dentro. Mesmo sabendo que estão invisíveis, a sensação é a de estarem sendo observadas. Do lado de dentro, a sensação é completamente diferente. Mas, parece que quase ninguém "obrou" na obra dela!

    Tá explicado? Eu não entendi nada. Mas é isso aí: uma obra de arte.

 

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui