Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Banner com a palavra “Forca” foi utilizado por manifestantes pró-Bolsonaro?

Falso

Banner com a palavra “Forca” foi utilizado por manifestantes pró-Bolsonaro?

Banner com a palavra “Forca” foi utilizado por manifestantes pró-Bolsonaro?

Nas últimas horas, uma determinada foto vem viralizando nas redes sociais. Ela mostra uma espécie de banner contendo a palavra “forca”, que teria sido utilizado por manifestantes pró-Bolsonaro neste domingo (26/05). No banner é possível ler a seguinte frase: “Sabemos que não é fácil, mas estamos com vocês. Forca!“. As imagens do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros Paulo Guedes e Sérgio Moro aparecem logo abaixo.

O problema reside justamente na palavra “forca“, que nos remete diretamente a um instrumento usado para execução de presos ou réus condenados à morte, assim como para assassinatos ou suicídios. Porém, presume-se que nesse caso poderia ter havido um erro, ou seja, teriam escrito “forca” no lugar de “força”, visto que seria mais adequado ao contexto das manifestações e do próprio banner.

Em uma das publicações, no Facebook (arquivo 1 | 2), essa foto já foi compartilhada mais de 4,5 mil vezes. Lembrando, é claro, que esse número deve aumentar consideravelmente com o passar do tempo.

Em uma das publicações, no Facebook, essa foto já foi compartilhada mais de 4,5 mil vezes.

Entretanto, será que alguém realmente escreveu errado? Será que houve alguma manipulação digital? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A foto foi manipulada digitalmente, ou seja, foi editada e o sinal gráfico foi removido de forma proposital!

A foto (com o banner contendo a palavra “força” em vez de “forca”) foi originalmente tirada pela Fernanda Canofre, da agência de notícias “Folhapress”, do Grupo Folha (arquivo). O banner foi colocado na lateral de um carro de som em Belo Horizonte/MG, no dia de hoje (26/05), e realmente demonstrava apoio ao presidente Bolsonaro e aos ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes.

Eis a foto original:

Foto de Fernanda Canofre, da agência de notícias “Folhapress”.

A Responsável Pela Manipulação Digital

Uma usuária chamada M.W., no Facebook, alegou ter sido a responsável pela edição da foto, que passou a viralizar nas redes sociais. Inclusive, ela desativou os comentários públicos para evitar a importunação daqueles que ela chamou de “bots de Bolsonaro, que não foram pra rua“. Essa responsabilidade foi admitida por ela através de um comentário na própria foto.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Uma usuária chamada M.W., no Facebook, alegou ter sido a responsável pela edição da foto.

Uma vez que a informação sobre a manipulação digital não foi colocada diretamente na descrição da foto (a absoluta maioria sequer lê comentários), muitas pessoas estão acreditando em um eventual erro no próprio banner.

Algumas pessoas estão compartilhando por acreditarem que se trata de um erro no próprio banner.

Outras, no entanto, estão aproveitando a ocasião para a disseminação de comentários mais extremistas.

Algumas pessoas estão aproveitando a ocasião para a disseminação de comentários mais extremistas.

Atualização #1 – 26/05 às 22h

A usuária M.W. respondeu ao contato que havíamos feito antes da publicação deste artigo. Ela disse que não quis criar um factoide com sua postagem, mas que entendia que algumas pessoas não reconhecessem isso como uma piada ou pudessem acreditar que é real, entendendo assim a necessidade do esclarecimento que prestamos há 17 anos. Por outro lado, ela nos solicitou que retirássemos seu nome por completo do artigo. Assim sendo, ocultamos seu primeiro nome das imagens e colocamos apenas suas iniciais no corpo do texto.

Conclusão

Falso! A foto foi manipulada digitalmente. Originalmente, no banner, estava escrita a palavra “força”, com a devida cedilha, visto que os manifestantes estavam apoiando o presidente Jair Bolsonaro, assim como os ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes.

Continue lendo

Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

12 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo