15.5 C
São Paulo
terça-feira, agosto 3, 2021

BBB9 grátis e vírus de graça!

- Publicidade -

Falso e-mail promete assinatura gratuita para assistir ao Big Brother Brasil 9, mas instala trojan!

O Big Brother Brasil é o programa de maior audiencia na época de férias dos brasileiros. E já era de se esperar que nessa nona edição, tal qual aconteceu nas edições anteriores, que espertinhos se aproveitem de tanta popularidade para disseminar malwares pela grande rede!

A Rede Globo, que é a detentora dos direitos de transmissão do reality show, oferece pacotes para os assinantes do provedor globo.com a assistir a trechos do programa, ou ao vivo, tudo o que está acontecendo com os participantes do BBB, a preços módicos, mas é claro que tem muita gente que preferiria não pagar pelo serviço. E apostando nessa mania do "jeitinho brasileiro", hackers estão enviando e-mails dizendo-se ser da globo.com e que, ao preencher um formulario, o internauta teria acesso gratuito a tudo o que se passa na casa do BBB9.

Uma das versões do e-mail trás o seguinte texto:

você foi indicado por um amigo(a) para receber uma assinatura do BBB9 gratuita… Curta tudo que vai rolar na casa de graça.! assinatura totalmente grátis”.

Ao clicar no link para o preenchimento do formulário, o descuidado internauta é direcionado para o link bbb9.pochta.ru/flashcard/Cadast_BBB9.zip. Essa página libera um arquivo chamado "Cadast_BBB9.zip".

O que faz o "Cadast_BBB9.zip"?

Se for descompactado libera o arquivo "Cadast.BBB9.exe".

E o que faz o "Cadast.BBB9.exe"?

Esse arquivo, quando executado, instala no computador do coitado uma praguinha chamada de "BAT_FTPER.C".

- Publicidade -

Tá! Mas o que faz esse tal de "BAT_FTPER.C"?

Sozinho, o BAT_FTPER.C não faz estrago algum, porém ele deixa aberta uma porta para que outros malwares possam invadir a máquina do usuário, como algum cavalo-de-troia, que rouba dados importantes como senhas de banco e numeros de CPF do internauta, por exemplo.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui