23.6 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022

Bebê nasce com os órgãos para fora e pede sua ajuda no Facebook!

- Publicidade -

A cada 1.00 curtidas, comentários ou compartilhamentos o neném com problemas saúde ganhará uma quantia em dinheiro para ajudar em seu tratamento. Mas será que isso é real?

Na última semana de outubro, a imagem abaixo apareceu no Facebook. Nela podemos ver um bebê que parece estar com alguns órgãos para o lado de fora do corpo.

O texto que acompanha a imagem avisa que para cada 1.000 curtidas ou 1.000 comentários, o neném ganhará “4$” e para cada 1.000 compartilhamentos, ele ganhará “6$” para ajudar em seu tratamento.

Dá uma olhada:

Bebê com os órgão para o lado de fora do corpo pede sua ajuda!
Bebê com os órgão para o lado de fora do corpo pede sua ajuda! (reprodução: Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

A imagem é real! De fato, o garotinho da foto se chama Hayes Robert Davis e nasceu com má formação rara chamada Onfalocele. Esse problema é caracterizado por um defeito congênito em que o intestino do feto e outros órgãos abdominais ficam para fora do umbigo e ocorre em 1 a cada 10.000 nascimentos.

O pequeno Hayes, que nasceu em março de 2011, foi operado em Houston – no Texas – no dia 6 de janeiro de 2012 e, de acordo com o jornal ABC News, tudo correu bem e a cirurgia foi um sucesso!

O bebê atualmente

A família do bebê mantém um blog onde contam tudo o que se passa com o garoto! No “O Baby”, os pais de Hayes postam diariamente (desde o nascimento do menino) as travessuras aprontadas pelo moleque, agora totalmente curado!

- Publicidade -

Fotos: Cortesia da família Davis
Fotos: Cortesia da família Davis

 

Correntes Inúteis

O Facebook não está ajudando nenhuma criança doente! Não adianta nada compartilhar esse tipo de imagem. O internauta acha que está ajudando, mas não está.

Conclusão

Foto real, mas a campanha para ajudar o bebê em seu tratamento é falsa. Não compartilhe esse tipo de corrente.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. PARABENS AO E-FARSAS.COM. TEM ME SERVIDO MUITO NÃO SÓ PARA TIRAR MINHAS DÚVIDAS, COMO TAMBÉM PARA ESCLARECER AOS MEUS CONTATOS. TODOS OS DIAS RECEBO ESSE TIPO DE E-MAIL. CONCORDO QUE AINDA HÁ MUITA GENTE COM BOM CORAÇÃO E QUE ACREDITA NESSAS HISTÓRIAS. OBRIGADA E-FARSAS !!!

  2. Sou fã pra caramba deste site. Admiro o trabalho de investigação. Quase toda noite antes de dormir dou uma olhada, pra ver se tem reportagem nova. Porém , de uns tempos prá cá essas notícias com bebês, sempre envolvendo doenças horríveis, me deixaram decepcionada (acho um tanto apelativas e tristes). Fico muito mal quando vejo estas fotos e os comentários. Acredito que existam tantos hoax para serem investigados, que vc poderia deixar os bebezinhos em paz, respeitando-os, já que os internautas nao o fazem. Gostaria de continuar leitora deste site, mas nao me deparar com este tipo de noticia, que é também um sensacionalismo…

    • @Ana Cristina Tessaro Ferreira: É… eu também fico triste de ter que publicar isso. Mas entenda que isso reflete uma tendência que está acontecendo nas redes sociais (sobretudo no Facebook) e que a ideia do site é mostrar que essas campanhas são falsas e não ajudam em nada. Procuro não ficar mostrando o rosto das crianças com a doença, mas nesse caso quis deixar claro que o bebê cresceu e está lindo. Obrigado pelo comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui