24 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Bolsonaro castigou o Carrefour com multas pela morte do cachorro?

- Publicidade -

É verdade que o presidente eleito Jair Bolsonaro aplicou multas severas para a rede Carrefour pela morte de um cachorro?

A notícia surgiu no YouTube na primeira semana de dezembro de 2018 e rapidamente se espalhou também nos grupo de WhatsApp e em páginas do Facebook. De acordo com o texto do vídeo, o presidente eleito Jair Bolsonaro teria ficado furioso ao saber que um cachorro foi morto em uma das lojas do Carrefour e que, por isso, irá aplicar uma multa milionária à rede varejista.

A notícia ainda afirma que Bolsonaro teria dito que se caso o Carrefour não pague a multa (que seria revertida a uma ONG de proteção aos animais), ele irá fechar todas as lojas!

Será que isso é verdade ou mentira?

(Caso o vídeo abaixo já tenha sido removido, é possível ver uma das cópias arquivadas das que foram publicadas no Facebook)

https://www.facebook.com/danilo.brum.14/videos/1382015005267381/

Verdade ou mentira?

No dia 30 de novembro de 2018, um cachorro de rua foi morto em uma das lojas da rede Carrefour, em Osasco (SP). Um dos seguranças da filial foi acusado de maus-tratos contra a cadela, que morreu após imagens mostrarem ela sendo espancada.

Dias depois, desmentimos aqui no E-farsas a fake news afirmando que o agressor teria sido espancado pela população. Agora, o que se espalhou foi a “notícia” dizendo que o presidente eleito irá aplicar uma multa milionária à rede varejista.

O segurança do Carrefour que matou um cachorro foi espancado por populares em Osasco?

O fato é que não há nenhuma menção de Jair Bolsonaro a respeito desse assunto. Apenas um dos filhos do político, Eduardo, fez um vídeo a respeito.

- Publicidade -

Além disso, mesmo que ele já pudesse fazer algo como presidente (o que ele ainda não pode, visto que só vai tomar posse em janeiro de 2019) não seria ele que aplicaria multas. Isso cabe à Justiça.

Aliás, os juristas ouvidos pelo Portal R7 explicaram que a Lei prevê que a pena por maus-tratos contra animais é de três meses a 1 ano de prisão, o que é quase sempre convertido em pagamento de cestas básicas e prestação de serviços para a comunidade.

Origem

O vídeo que viralizou nas redes sociais a respeito do “castigo” dado por Bolsonaro surgiu no canal SertaNews no YouTube. Um canal recheado de vídeos com inúmeros vídeos contendo fake news e a grande maioria deles envolvendo o nome de Jair Bolsonaro. Só para você ter uma ideia do teor dos vídeos desse canal, em um deles os autores afirmam que Bolsonaro teria mandado tirar a coroa de rei do cantor Roberto Carlos!

Felizmente, o vídeo falando da suposta multa aplicada ao Carrefour por Bolsonaro já não está mais disponível no canal SertaNews, mas podemos ver no Google que ele existiu um dia:

Reprodução/Google

Além desse canal, outros também publicaram o mesmo vídeo, em datas diferentes, como esse e esse.

Conclusão

Jair Bolsonaro não aplicou uma multa milionária para a rede Carrefour! Notícia falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Como esses canais que divulgam fake news ainda estão na ativa e ninguém faz nada. Deveria o dono ser preso ou pagar multas pesadíssima para que fosse impossível continuar com esse tipo de atividade.

  2. E desde quando um presidente, ainda mais um presidente que sequer empossado foi, tem poder de justiça e aplicar multas?

    Bom, mas foram bolsominions que acreditaram nessa bazófia. Não dá para esperar muito dessa gente.

    E como eu sempre digo, blogs e youtubeiros políticos servindo única e exclusivamente para espalhar notícias falsas e ódio.

    • É, Lixo… Seu arrependimento veio tarde demais e nada mais vocês podem fazer para que seus padrinhos esquedófilomenticoos e anarcóticos possam ressuscitar. Seu sopro de esperança se foi! Acautele-se e se previna, pois a vossa imagem está nublada num espelho embaçado pelo passado bandido de seus ídolos. Bonézio já dizia – O bom para alguns é amargo para a alma de outros. Dilma no arame farpado e Lula nos ovos. Bum bum granada no seu ouvido e música clássica para boas pessoas. Suba a favela, faças as pazes com o dono da boca, pague o que deve a ele e fique por lá. bjs

      • O curioso é que Bostominions enchem a boca para falar de como os petralhas defendem o Luladrão, mas estão fazendo EXATAMENTE o mesmo com o Ornitomito.
        O MUNDO DÁ VOLTAS, QUERIDINHOS!
        #EUAVISEI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui