20.6 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

Caixão com o corpo do Lula é colocado em carro fúnebre na saída do Sírio Libanês! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo flagra caixão com o corpo do presidente eleito Lula sendo colocado em um carro fúnebre na saída do hospital Sírio Libanês! Será verdade?

O vídeo começou a circular nas redes sociais no final de novembro de 2022 e mostra um grupo de pessoas tampando as laterais de um carro funerário com um plástico preto. O texto que acompanha as imagens afirma que todo o esquema estaria sendo feito em segredo para levar o corpo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para um lugar seguro.

Publicações ainda afirmam que o plano seria diplomar um sósia de Lula para depois empossar o vice, Geraldo Alckmin, mas a imprensa teria descoberto tudo!

Será que isso é verdade mesmo?

Texto de uma das versões publicadas no Twitter: “Nesse vídeo, estão transportando o caixão do Molusco para escondê-lo em local seguro. Vejam aí ele saindo do Hospital Sírio Libanês de SP, onde a imprensa descobriu tudo. Querem diplomar o “sósia” dele para depois empossarem o Alckmin. NÃO ADIANTA MAIS ESCONDER!” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não tem nada a ver com o Lula. Trata-se do funeral da cantora Gal Costa!

No vídeo abaixo, publicado no dia 10 de novembro de 2022, podemos ver que a movimentação em torno do carro fúnebre foi organizado para transportar o corpo da cantora baiana falecida um dia antes:  

No áudio do vídeo acima é possível ouvir a repórter falando sobre o falecimento e dando mais detalhes sobre o funeral da cantora Gal Costa.

O corpo de Gal Costa saiu da sua casa, numa rua da zona Oeste da cidade de São Paulo, sendo levado para a Assembleia Legislativa de São Paulo, onde foi a cantora foi velada.

- Publicidade -

Lula esteve em uma das unidades do hospital Sírio-Libanês apenas no 12 de novembro de 2022, dois dias após a publicação do vídeo acima, para uma avaliação clínica multidisciplinar de rotina. Ele retornou à instituição no dia 21 do mesmo mês para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. De acordo com uma nota do hospital, Lula teve alta na manhã do mesmo dia.

Rumor da morte de Lula

Boatos da morte de Lula surgiram no começo de novembro de 2022, pouco tempo depois do anúncio da vitória do petista no segundo turno das eleições presidenciais. Fizemos um vídeo mostrando que surgiram rumores de que o presidente eleito teria morrido e que um sósia havia sido colocado em seu lugar:

Conclusão

O vídeo que mostra um carro fúnebre coberto com plástico preto foi gravado durante o transporte do corpo da cantora Gal Costa ao local do velório e não tem nenhuma relação com o presidente eleito Lula!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui