20.6 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

Lula prometeu criar a Guarda Nacional, o maior exército vermelho da América Latina?

- Publicidade -

O presidente eleito teria dito em entrevista ao portal G1 que irá criar a Guarda Nacional e que ela será o maior exército vermelho da América Latina! Será verdade?

A imagem com um recorte do portal de notícias G1 começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2022. Ela mostra uma manchete de uma declaração supostamente dada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao portal, afirmando que irá criar a Guarda Nacional e que a tropa terá um agrupamento especial para coibir atos antidemocráticos!

Na reportagem, assinada pelo jornalista Paulo Canuto, o G1 ainda afirma que essa nova Polícia será o maior exército vermelho da América Latina, mas será que isso é verdade mesmo?    

Texto da manchete compartilhada nas redes sociais: “Lula confirma criação da guarda nacional o maior exército vermelho da América Latina – Tropa terá grupamento especial de choque para confrontos urbanos a fim de coibir atos antidemocráticos – Por Paulo Canuto” (foto: Reprodução/Whatsapp)

Verdade ou mentira?

Procuramos no plano de governo da coligação Brasil da Esperança, de Lula e Alckmin por “guarda nacional” e não encontramos nenhuma ocorrência. A palavra “guarda” e “exército” não aparecem nenhuma vez no texto. A palavra “nacional” aparece 37 vezes, mas nenhuma relacionada à Polícia.

Em buscas nas redes sociais do presidente eleito, como o Twitter, não encontramos nada a respeito da tal guarda nacional ou exército vermelho.

Vasculhamos o portal G1 a respeito de alguma publicação contendo o termo “guarda nacional” e não encontramos nada relacionado a essa matéria envolvendo declarações de Lula.

Na área do portal G1 com a lista da equipe que trabalha naquele veículo não há nenhum “Paulo Canuto”. Também não encontramos nenhuma matéria assinada por “Paulo Canuto” em todo o portal G1.

A Guarda Nacional já existiu no Brasil

A Guarda Nacional foi uma força militar instituída em agosto de 1831 e desmobilizada em setembro de 1922. Ela é considerada a antecessora da atual Força Nacional de Segurança Pública, criada pelo governo federal e é formada por profissionais de segurança pública dos Estados e do Distrito Federal.

A foto usada na manchete falsa

A imagem de soldados com o rosto pintado, usada na manchete falsa, é dos Soldados das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas, uma das maiores forças militares da América Latina.

Conclusão

- Publicidade -

É falsa a manchete sobre o presidente eleito ter prometido criar a Guarda Nacional! O layout do portal de notícias G1 foi adulterado para espalhar desinformação!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui