20.6 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

Filho de Bolsonaro postou foto de campanha antitabagista como se fosse da perna doente se seu pai? 

- Publicidade -

É verdade que Carlos Bolsonaro postou foto de uma perna ferida como se fosse a do seu pai, mas a imagem teria sido tirada de propaganda do Ministério da Saúde para campanha de antitabagismo?

A imagem começou a circular no começo de dezembro de 2022, logo após a publicação de uma foto feita pelo filho de Jair Bolsonaro, Carlos, nas suas redes sociais. Ela mostra que o vereador Carlos Bolsonaro teria postado uma foto usada em maços de cigarro de uma perna ferida como se fosse a perna de seu pai.

A imagem, segundo o que foi compartilhado nas redes sociais, faria parte das fotos da propaganda do Ministério da Saúde para campanha sobre antitabagismo, que mostram os malefícios causados pelo consumo de cigarros. O vereador Carlos Bolsonaro teria usado indevidamente a imagem numa tentativa de enganar seus seguidores em relação ao estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro.

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Compas, o Carlixo pegou uma foto de propaganda do Ministério da Saúde para campanha antitabagismo para dizer que é a perna do pai. Bando de psicopatas!!” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 04 de dezembro de 2022, o vereador Carlos Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma foto que ele afirma ser da perna ferida de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro. Carlos diz na publicação que se trata de uma erisipela e que a doença já estaria sendo tratada:

“A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem!”, postou Carlos Bolsonaro nas suas redes sociais.

A erisipela é causada por uma bactéria que consegue entrar no organismo através de ferimentos na pele, que podem ser picadas de insetos, micoses e pequenos cortes.

A imagem foi retirada de maços de cigarros?

Para responder a essa pergunta, basta  uma visita ao site da Anvisa, que é a agência reguladora da vigilância sanitária, vinculada ao Ministério da Saúde. É ela que determina e controla quais imagens devem ser colocadas nos maços de cigarros como parte de uma campanha de advertência sobre os malefícios do tabagismo.

A Anvisa possui uma página com todas as imagens e regras para a utilização dessas peças de advertência. Não encontramos lá a imagem de uma perna ferida próxima à panturrilha, como a que foi publicada por Carlos Bolsonaro.

- Publicidade -

Também não encontramos a imagem em buscas reversas, como no TinEye ou Google Images.

A imagem original, usada na fotomontagem, é essa abaixo. Ela foi publicada em 2017 no site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para ilustrar a notícia sobre a obrigatoriedade da advertência imposta pela Anvisa aos fabricantes de cigarros:

Na imagem original é mostrada uma menina tossindo (créditos: Anvisa/EBC)

Conclusão

Não é verdade que o vereador Carlos Bolsonaro usou uma foto de maço de cigarros como se fosse da perna ferida de seu pai!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui