21.3 C
São Paulo
domingo, dezembro 4, 2022

Caminhão de obra pública dá voltas nos quarterões à toa! Será verdade?

- Publicidade -

Será que o vídeo mostrando um caminhão dando voltas em vários quarteirões para descarregar ao lado de onde partiu é verdadeiro ou falso?

O vídeo tem pouco mais de 30 segundos de duração e se espalhou através de grupos do WhatsApp na primeira semana de abril de 2019. Nele podemos ver o que parece ser uma obra pública onde um trator enche a caçamba de um caminhão que dá uma enorme volta, passando por vários caminhões, para descarregar ao lado de onde foi carregado!

De acordo com textos que acompanham as imagens, essa seria uma forma da empreiteira ganhar mais na obra (que seria uma obra pública), pois o contrato seria pago por quilômetro rodado – por esse motivo, o motorista teria sido instruído a dar voltas pelo bairro antes de descarregar o caminhão.   

Será que o vídeo é real? Seria esse um desperdício das verbas públicas?

O vídeo é verdadeiro, mas a história não é bem essa!

As imagens foram flagradas no dia 04 de abril de 2019 por um morador do bairro Velha, em Blumenau (SC). O veículo estava auxiliando nos trabalhos da duplicação da rua Humberto de Campos.

O jornal local O Município Blumenau questionou o secretário de infraestrutura urbana, Edson Brunsfeld, que explicou que a volta é necessária para a realização do trabalho.

“O veículo está levando material de um ponto a outra da obra. Se não fosse feito dessa maneira, a caçamba teria que entrar na contramão ou então teríamos que fechar uma pista apenas para o transporte dos materiais, já que não é possível acessar a área desejada apenas dando a ré. Então para não atrapalhar o trânsito, a empreiteira optou por fazer o transporte dessa forma”, conta o secretário ao jornal O Município Blumenau.

O secretário também explicou que, diferente do que espalharam pelas redes sociais, a obra foi contratada por empreitada e não por quilômetro rodado.

Nesse outro vídeo, gravado pelos próprios empreiteiros da obra, podemos ver as condições do local por onde o caminhão poderia passar e explicam as dificuldades da manobra:

- Publicidade -

Além disso, a Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota oficial, explicando a situação:

“A Prefeitura de Blumenau esclarece que as obras de duplicação da Rua Humberto de Campos têm um valor total licitado, sendo que o número de viagens ou quilometragem realizada pelos prestadores de serviço não altera o custo do contrato. Vale ressaltar que um desnível no solo dentro do canteiro de obras impedia que o caminhão realizasse outros tipos de manobra. A Prefeitura reforça ainda que a obra de duplicação é essencial para a mobilidade, garantindo a ligação da região Central e o corredor Oeste, melhorando o trânsito da nossa cidade.”

Conclusão

O vídeo do caminhão dando voltas pelo bairro antes de descarregar o material praticamente ao lado de onde foi carregado é verdadeiro! A Prefeitura de Blumenau explicou que a manobra foi necessária devido às caracterícticas do local!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Então, o vídeo é real! E a falta de tirocínio dos empresários é notória (burrice). Não dá nem para enviar o link deste artigo para os meus contatos e, em especial, àquele que me enviou esse video.

  2. Quando vi o vídeo já tinha imaginado. trabalho com obra a anos um caminhão desse geralmente colocasse muito peso e ficaria praticamente impossível passar pelo terreno fofo ou como alguns imaginam não é fácil virar em qualquer rua com um caminhão de 30 toneladas. E outra quando fecha contrato já é fechado um total de km de transporte de material nunca e feito por km rodados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui