20.6 C
São Paulo
domingo, janeiro 29, 2023

Uma charge de 1993 do Aroeira retratou o Bolsonaro como a maior besta da Terra?

- Publicidade -

É verdade que uma charge publicada em 1993 já tirava um sarro de Jair Bolsonaro, retratando o político como um dinossauro chamado Estupidossauro Bolsonarus?

A imagem circula através das redes sociais desde novembro de 2018, mas voltou a ser compartilhada no Twitter e também no Facebook na primeira semana de abril de 2019Nela podemos ver uma charge de um dinossauro com o rosto parecido com o de Jair Bolsonaro e com a seguinte legenda:

“Estupidossauro Bolsonarus: a maior besta que já caminhou sobre a face da terra”

O que chama a atenção na ilustração assinada pelo cartunista Renato Aroeira é que ela data de 1993, época em que o nosso atual presidente ainda era deputado.

Será que essa charge é mesmo de 1993 ou trata-se de uma brincadeira recente espalhada como se fosse antiga?

Será que essa charge é mesmo de 1993? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A ilustração é mesmo de 1993 e foi publicada no dia 28 de junho daquele ano no Primeiro Caderno do jornal O Globo:

Reprodução/Acervo O Globo

De acordo com reportagens como essa, do Terra, o então deputado Jair Bolsonaro já era motivo de piadas (e de desavenças) entre seus colegas (e também na imprensa) por defender a volta da ditadura militar no Brasil. Em junho de 1993, ele subiu ao parlatório da Câmara dos Deputados para proclamar-se “a favor da ditadura militar” e exigir o fechamento do Congresso.

Reprodução/NY Times

O político aproveitou a atenção para exibir a capa do jornal, mostrando a charge que o cartunista havia feito com a sua cara desenhada no corpo de um dinossauro usando botas!

Conclusão

- Publicidade -

A charge mostrando um dinossauro de botas e com o rosto de Bolsonaro foi publicada em junho de 1993 no jornal O Globo e era uma crítica aos discursos pró-ditadura do então deputado Jair Bolsonaro!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

122 COMENTÁRIOS

  1. Falando de “coisa” ruim, se eu perguntar para o “bozo”: Se um zumbi morrer, é um morto a mais ou um morto a menos? – Será que ele saberá responder?

  2. Gilmar do céu, Deus tenha piedade da sua alma, pq daqui a pouco isso aqui vai ferver 😂

    Espero que você esteja zen e de bom humor, será necessário.

  3. Desculpa perguntar, o que uma charge de mais de 25 anos atrás tem a ver com os dias de hoje? (Jair Bolsonaro é comprovadamente honesto).
    E porque não relembram que o lula falava dos pobres e trabalhadores e depois de eleito presidente, se juntou aos grandes empresários e roubaram o povo todo!?(lula esta na cadeia “comprovadamente ladrão” e seus novos AMIGOS pós eleito presidente também).

      • Homem de aço, me manda um link ou qualquer coisa que prove que o Jair Bolsonaro não é honesto!?
        Na minha opinião, o problema dele é ser honesto demais, tem muita gente que adora mesmo é ser enganado.

        • Baseando em nada (apenas em dados tirados da minha própria cabeça), acredito que o Bolsonaro tenha até boas intenções. No entanto, é preciso mais que isso para governar. Fernando Collor também era “bem intencionado” (ou se apresentava como), mas não conseguiu firmar alianças que sustentariam ele no futuro. Quando Collor precisou de ajuda, se viu sozinho.
          A política é uma área complicada e é preciso muito mais que apenas boas intenções!

      • Mas é tão idiota e/ou bandido quanto o seu líder, o patriarca da familícia o clã Malsonaro, pois se esquece que Malsonaro foi deputado federal por quase 30 anos sem uma única participação relevante, exceto a de ser um deputado que deveria ter sido representado no Conselho de Ética da Câmara por defender a ditadura em plenário e a tortura,guerra civil e mortes em massa e a de um ex-presidente como FHC em entrevistas várias, ,fora isso, certamente, até por ter pertencido por esses quase 30 anos ao PP, partido que mais políticos foram denunciados na tal operação Lava Jato deve ter recebido recursos de Eduardo Cunha para suas campanhas, pois era isso que esse bandido fazia para garantir apoio do baixo clero para ser presidente da Câmara e para ter aprovadas suas iniciativas parlamentares, espero que sua visão raio-X tenha servido para você ter visto as reportagens do Intercept Brasil sobre a inconsistência do processo contra Lula, conduzido por Sérgio Mafioso Moro e os procuradores federais delinquentes da 13ª Vara federal de Curitiba!Superman volte para os EUA, onde deve sr o seu lugar!!!!!

    • Luiz, só você não é capaz de perceber a pertinência e a atualidade dessa charge, um deputado obscuro pertencente ao baixo clero,provavelmente abastecido por Eduardo Cunha, que tinha como política financiar deputados do baixo clero em suas campanhas e que deveria ter sido objeto de representação na Comissão de ética na Câmara de por quebra de decoro ao defender a ditadura em óbvio confronto com a Constituição de 1988, mas ninguém tinha prestado atenção no perigo que ele representava para as instituições republicanas e, em última instância à democracia, ao aproveitar-se das circunstâncias políticas criadas pela Força-tarefa da Lava Jato com as ações ilegais e contrárias ao código de ética da magistratura empreendidas Por Sérgio Mafioso Moro e seus procuradores federais delinquentes; seu comentário sobre Lula eivado de preconceito sócio-político não poderia prever que a partir de 09/06/2019 seriam destruídos pelas reportagens do The Intercept Brasil, que mostraram cabal e definitivamente que o processo contra Lula conduzido por Sérgio Mafioso Moro era uma farsa

    • Se fosse honesto, não faria rachadinhas, não empregaria fantasmas e milicianos nem faria acordos com o Centrão, não acabaria com o COAF e a Lava Jato.

  4. Eu quero deixar bem claro: votei no Capitão, ciente que ele tem parafusos a menos porque nunca chegou a general, para não ver o PT eternamente no poder. Eu só não imaginava que ele age como adolescente viciado em Internet. Se não cair nas mesmas armadilhas que resultaram no Impeachment de Collor, ele não se reelege como “Azul e Rosa”, com “escuelas militarizadas” e Itamarati acéfalo.

          • Ué mas tem pobre no Brasil ainda?
            Tem sim, o Pedro acima, e agora você. Ou vai me dizer que faz parte da elite? Se faz, por que perde tempo discutindo com comunistas nos comentários de um site esquerdista? Ô vidinha inútil essa, não?
            Achei que o PT tinha resolvido isso em quase duas décadas…
            Resolveu sim, acabou com 140% da pobreza. Aí veio o GOLPE, e ficaram pobres de novo. Agora estão aumentando, graças ao DESgoverno do Bostonazi.

          • “Ué mas tem pobre no Brasil ainda? Achei que o PT tinha resolvido isso em quase duas décadas…”
            Sarcasmo. A arma dos que não têm argumentos.

          • Bom, dando aqui um depoimento particular, consegui fazer faculdade e me formar em 2010 graças ao PROUNI (e graças a mim mesmo por ter estudado muito e tirado nota boa no ENEM). Não sei qual a influência direta do PT nisso, mas o fato é que subi de nível financeiro graças a essa formação nessa época.

        • Eu não tive escolha:
          Tinha sim, várias. TODAS melhores que o Mijair.
          viver no viés de Esquerda ou da Direita, que me dá, pelo menos, o direito à propriedade…
          Conte-me quantas propriedades foram tomadas de você durante os governos do PT… eu espero!

      • avisou o que seu alienado papagaio???? esse cara ai de cima é mais um que vive compartilhando tudo que vê no facebook, você é mais um envenebado per memes e paginazinhas de esquerda no facebook.

  5. Desculpa perguntar, o que uma charge de mais de 25 anos atrás tem a ver com os dias de hoje? (Jair Bolsonaro é comprovadamente honesto).
    E porque não relembram que o lula falava dos pobres e trabalhadores e depois de eleito presidente, se juntou aos grandes empresários e roubaram o povo todo!?(lula esta na cadeia “comprovadamente ladrão” e seus novos AMIGOS pós eleito presidente também).

      • Homem de aço, me manda um link ou qualquer coisa que prove que o Jair Bolsonaro não é honesto!?
        Na minha opinião, o problema dele é ser honesto demais, tem muita gente que adora mesmo é ser enganado.

        • Baseando em nada (apenas em dados tirados da minha própria cabeça), acredito que o Bolsonaro tenha até boas intenções. No entanto, é preciso mais que isso para governar. Fernando Collor também era “bem intencionado” (ou se apresentava como), mas não conseguiu firmar alianças que sustentariam ele no futuro. Quando Collor precisou de ajuda, se viu sozinho.
          A política é uma área complicada e é preciso muito mais que apenas boas intenções!

      • Mas é tão idiota e/ou bandido quanto o seu líder, o patriarca da familícia o clã Malsonaro, pois se esquece que Malsonaro foi deputado federal por quase 30 anos sem uma única participação relevante, exceto a de ser um deputado que deveria ter sido representado no Conselho de Ética da Câmara por defender a ditadura em plenário e a tortura,guerra civil e mortes em massa e a de um ex-presidente como FHC em entrevistas várias, ,fora isso, certamente, até por ter pertencido por esses quase 30 anos ao PP, partido que mais políticos foram denunciados na tal operação Lava Jato deve ter recebido recursos de Eduardo Cunha para suas campanhas, pois era isso que esse bandido fazia para garantir apoio do baixo clero para ser presidente da Câmara e para ter aprovadas suas iniciativas parlamentares, espero que sua visão raio-X tenha servido para você ter visto as reportagens do Intercept Brasil sobre a inconsistência do processo contra Lula, conduzido por Sérgio Mafioso Moro e os procuradores federais delinquentes da 13ª Vara federal de Curitiba!Superman volte para os EUA, onde deve sr o seu lugar!!!!!

    • Luiz, só você não é capaz de perceber a pertinência e a atualidade dessa charge, um deputado obscuro pertencente ao baixo clero,provavelmente abastecido por Eduardo Cunha, que tinha como política financiar deputados do baixo clero em suas campanhas e que deveria ter sido objeto de representação na Comissão de ética na Câmara de por quebra de decoro ao defender a ditadura em óbvio confronto com a Constituição de 1988, mas ninguém tinha prestado atenção no perigo que ele representava para as instituições republicanas e, em última instância à democracia, ao aproveitar-se das circunstâncias políticas criadas pela Força-tarefa da Lava Jato com as ações ilegais e contrárias ao código de ética da magistratura empreendidas Por Sérgio Mafioso Moro e seus procuradores federais delinquentes; seu comentário sobre Lula eivado de preconceito sócio-político não poderia prever que a partir de 09/06/2019 seriam destruídos pelas reportagens do The Intercept Brasil, que mostraram cabal e definitivamente que o processo contra Lula conduzido por Sérgio Mafioso Moro era uma farsa

    • Se fosse honesto, não faria rachadinhas, não empregaria fantasmas e milicianos nem faria acordos com o Centrão, não acabaria com o COAF e a Lava Jato.

  6. Triste é ver o Gilmar defendendo o Lula e o PT sempre. Dizendo que as publicações não exatamente disseram o que dizem! Mesmo as gravações do Lula falando mal do pessoal de Pelotas no RS ele já desmentiu dizendo que é montagem! Lamentável mesmo!

  7. Eu quero deixar bem claro: votei no Capitão, ciente que ele tem parafusos a menos porque nunca chegou a general, para não ver o PT eternamente no poder. Eu só não imaginava que ele age como adolescente viciado em Internet. Se não cair nas mesmas armadilhas que resultaram no Impeachment de Collor, ele não se reelege como “Azul e Rosa”, com “escuelas militarizadas” e Itamarati acéfalo.

          • Ué mas tem pobre no Brasil ainda? Achei que o PT tinha resolvido isso em quase duas décadas…

          • Ué mas tem pobre no Brasil ainda?
            Tem sim, o Pedro acima, e agora você. Ou vai me dizer que faz parte da elite? Se faz, por que perde tempo discutindo com comunistas nos comentários de um site esquerdista? Ô vidinha inútil essa, não?
            Achei que o PT tinha resolvido isso em quase duas décadas…
            Resolveu sim, acabou com 140% da pobreza. Aí veio o GOLPE, e ficaram pobres de novo. Agora estão aumentando, graças ao DESgoverno do Bostonazi.

          • “Ué mas tem pobre no Brasil ainda? Achei que o PT tinha resolvido isso em quase duas décadas…”
            Sarcasmo. A arma dos que não têm argumentos.

          • Bom, dando aqui um depoimento particular, consegui fazer faculdade e me formar em 2010 graças ao PROUNI (e graças a mim mesmo por ter estudado muito e tirado nota boa no ENEM). Não sei qual a influência direta do PT nisso, mas o fato é que subi de nível financeiro graças a essa formação nessa época.

        • Eu não tive escolha:
          Tinha sim, várias. TODAS melhores que o Mijair.
          viver no viés de Esquerda ou da Direita, que me dá, pelo menos, o direito à propriedade…
          Conte-me quantas propriedades foram tomadas de você durante os governos do PT… eu espero!

      • avisou o que seu alienado papagaio???? esse cara ai de cima é mais um que vive compartilhando tudo que vê no facebook, você é mais um envenebado per memes e paginazinhas de esquerda no facebook.

  8. Pois é. Já naquela época, o Bolsonaro já queria derrubar o sistema corrupto!! Nunca teve apoio suficiente e todos já sabem o porque. Hoje eu o tenho como um dinossauro que veio pra acabar com a farra toda!! Um verdadeiro T Rex. Mas, muita gente ainda insistem na velha política!!! Acreditam ainda no “rouba mas faz”. Acreditam, ainda, em socialismo, em Lula e sua corja e acham que a Lava jato é besteira!!! Falar o que de um povo desses!!

  9. Triste é ver o Gilmar defendendo o Lula e o PT sempre. Dizendo que as publicações não exatamente disseram o que dizem! Mesmo as gravações do Lula falando mal do pessoal de Pelotas no RS ele já desmentiu dizendo que é montagem! Lamentável mesmo!

  10. Pois é. Já naquela época, o Bolsonaro já queria derrubar o sistema corrupto!! Nunca teve apoio suficiente e todos já sabem o porque. Hoje eu o tenho como um dinossauro que veio pra acabar com a farra toda!! Um verdadeiro T Rex. Mas, muita gente ainda insistem na velha política!!! Acreditam ainda no “rouba mas faz”. Acreditam, ainda, em socialismo, em Lula e sua corja e acham que a Lava jato é besteira!!! Falar o que de um povo desses!!

  11. Sou da área de T.I., o nosso amigo Diego Aranha ex professor de segurança da informação na UNICAMP, provou que as urnas eletrônicas são manipuláveis de fácil acesso, provou isso em várias eleitções, eu já fiz uma urna eletrônica e com certeza é preciso o voto impresso para que qualquer pessoa possa auditar, somente o voto eletrônico poucas pessoas tem esse conhecimento, após vários debates do Diego com o Responsável pelo STE em rede nacional, o Diego antes das eleições foi morar na Dinamarca, isso é muito suspeito. Quem tem o poder na mão faz o que quiser com a Urna Eletrônica, no caso era o Temer, ae vai da equipe ser honesta ou não! Brasil é um dos únicos no mundo a não imprimir os votos!

    • Estudei lá e já assisti a um debate do Professor Diego Aranha sobre a urna eletrônica. Ele e sua equipe apontaram várias melhorias para o equipamento. Em tese, é bem difícil achar brechas, mas se até o PlayStation 3, que era impossível à época, conseguiram desbloquear, né? Vai saber… talvez falte mais informações e transparência sobre o sistema das urnas.

  12. Sou da área de T.I., o nosso amigo Diego Aranha ex professor de segurança da informação na UNICAMP, provou que as urnas eletrônicas são manipuláveis de fácil acesso, provou isso em várias eleitções, eu já fiz uma urna eletrônica e com certeza é preciso o voto impresso para que qualquer pessoa possa auditar, somente o voto eletrônico poucas pessoas tem esse conhecimento, após vários debates do Diego com o Responsável pelo STE em rede nacional, o Diego antes das eleições foi morar na Dinamarca, isso é muito suspeito. Quem tem o poder na mão faz o que quiser com a Urna Eletrônica, no caso era o Temer, ae vai da equipe ser honesta ou não! Brasil é um dos únicos no mundo a não imprimir os votos!

  13. ANTES EU ARQUIVAVA TUDO DO E-FARSAS NUMA PASTA “FALSOOUVERDADE” POR ACHAR MUITO BOM OS ESCLARECIMENTOS QUE O GILMAR FAZIA. DE UNS MESES PRÁ CÁ ESTÁ FICANDO DIFÍCIL, ACHO QUE ATÉ PARA O PRÓPRIO GILMAR. OS ASSUNTOS NÃO SÃO MAIS ESCLARECEDORES DO QUE É FALSO OU VERDADEIRO, É MAIS UMA DISCUSSÃO POLÍTICA – CONTRA E A FAVOR QUE NÃO ACABA NUNCA, DE LADO A LADO. ESTÃO TIRANDO DO FOCO DO QUE É O E-FARSAS. ACREDITO QUE POR ISSO, GILMAR NÃO ESTÁ NEM TENDO TEMPO SUFICIENTE DE PESQUISAR COISAS MAIS INTERESSANTES, PORQUE FIZERAM DA PÁGINA DELE UM PALCO DE LAMENTAÇÕES, DE AGRESSÕES E DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS.ASSIM VAI FICANDO DESINTERESSANTE. LAMENTÁVEL ! UM ABRAÇO GILMAR !

  14. ANTES EU ARQUIVAVA TUDO DO E-FARSAS NUMA PASTA “FALSOOUVERDADE” POR ACHAR MUITO BOM OS ESCLARECIMENTOS QUE O GILMAR FAZIA. DE UNS MESES PRÁ CÁ ESTÁ FICANDO DIFÍCIL, ACHO QUE ATÉ PARA O PRÓPRIO GILMAR. OS ASSUNTOS NÃO SÃO MAIS ESCLARECEDORES DO QUE É FALSO OU VERDADEIRO, É MAIS UMA DISCUSSÃO POLÍTICA – CONTRA E A FAVOR QUE NÃO ACABA NUNCA, DE LADO A LADO. ESTÃO TIRANDO DO FOCO DO QUE É O E-FARSAS. ACREDITO QUE POR ISSO, GILMAR NÃO ESTÁ NEM TENDO TEMPO SUFICIENTE DE PESQUISAR COISAS MAIS INTERESSANTES, PORQUE FIZERAM DA PÁGINA DELE UM PALCO DE LAMENTAÇÕES, DE AGRESSÕES E DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS.ASSIM VAI FICANDO DESINTERESSANTE. LAMENTÁVEL ! UM ABRAÇO GILMAR !

  15. O que os fake news mais odeiam é um serviço que desmascara as fake news. Pois veja! Se a arma deles para manipular uma massa são as fakes o serviço de vocês deve emputecer sobremaneira eles.

  16. O que os fake news mais odeiam é um serviço que desmascara as fake news. Pois veja! Se a arma deles para manipular uma massa são as fakes o serviço de vocês deve emputecer sobremaneira eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui