Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Catapulta extrema com um guindaste e uma prancha de surfe

Esporte

Catapulta extrema com um guindaste e uma prancha de surfe

Vídeo mostra um homem voando alto após ser arremessado de uma prancha de surfe impulsionada pelo peso de um guindaste! Será verdade?

O filminho não é novo! Circulou em julho de 2008 e mostra um homem voando alto (e pousando em segurança com um paraquedas) após ter sido arremessado de uma prancha de surfe.

O mais curioso foi o sistema usado para dar impulso ao salto: Um objeto enorme preso a um guindaste fio jogado ao chão, fazendo uma espécie de gangorra, que jogou o homem aos céus!

Homem usa guindaste e uma prancha de surfe para ser arremessado aos céus! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

Homem usa guindaste e uma prancha de surfe para ser arremessado aos céus! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

 

O vídeo chamado de “Xtreme Catapulting” tem apenas 35 segundos e foi muito comentado na época. As várias publicações do feito ultrapassaram 1 milhão de visualizações!

Assista ao filme abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/6k4z3PsGvWM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

Nota do editor: Antes de prosseguir com a análise desse vídeo, gostaríamos de avisar aqui que resolvemos pesquisar a história desse filme depois que o criador do E-farsas Gilmar Lopes foi desafiado ao vivo, durante uma entrevista concedida ao Programa Brasil Ideal, na TV Geração Z, no dia 06 de novembro de 2013.

No meio do programa, o apresentador Júnior Soares mostrou uma série de fotos e vídeos para que nosso pesquisador fosse revelando quais eram falsas e quais eram verdadeiras.

Como o E-farsas ainda não havia pesquisado a respeito desse vídeo em especial, Gilmar Lopes admitiu que não sabia se aquilo é verdadeiro ou farsa e que (como sempre fazemos aqui) não daria nenhum veredito baseando-se apenas em “achismo”.

Depois de algumas horas de análise mais detalhada, agora podemos afirmar se isso é real ou farsa!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O vídeo é falso!

O primeiro fato que denuncia a farsa é que o corpo humano não poderia aguentar um tranco desses nas pernas sem quebra-las! O impulso dado pela prancha (se ela não se quebrasse com o peso do guindaste) não seria o suficiente para arremessar tal alto o rapaz, pois a energia acumulada iria se dispersar devido à fragilidade dos ossos das pernas do aventureiro.

Mesmo que o impulso desse certo, a probabilidade de um “voo” tão perfeito em linha reta para cima dar certo seria mínima.

E, ainda que tudo corresse perfeitamente bem, o homem teria pouquíssimo tempo para abrir seu paraquedas.

Mas, ao invés de ficar imaginando se o salto daria certo ou não, saímos buscando pela web alguma referência ao curioso vídeo e descobrimos que ele é, na verdade, um trecho extraído de um filme maior, de pouco mais de um minuto:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/SwPG6ICwTx0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Percebeu do que se trata o vídeo?

O vídeo era uma propaganda do automóvel MINI John Cooper! A agência WebGuerillas, que produziu o comercial, explica que a ideia da propaganda era a de transmitir a sensação do motorista ao dirigir esse carro, que vai de 0 a 100Km/h em apenas 6,5 segundos.

Ou seja, de acordo com a agência alemã, dirigir o Mini Cooper é uma emoção extrema!

O filme, que teve algumas cenas geradas em computador pelos artistas da produtora alemã TwentyFiveSeven GmbH, foi ganhador de vários prêmios internacionais. Dentre eles, a medalha de prata no AutoVision Festival.

A WebGuerrillas criou outros vídeos para essa mesma campanha, como esse:

 [iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/lcGu8i4Z0Rk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

Vídeo falso! O salto mostrado no filme é apenas um comercial de carro alemão.

Continue lendo
10 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo