Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Celular explode e rapaz perde os dedos! Será verdade?

Acidentes

Celular explode e rapaz perde os dedos! Será verdade?

Foto que se espalhou pelas redes sociais mostra um homem com os dedos decepados por ter manuseado um celular que estava carregando e explodiu em suas mãos! Será?

A imagem apareceu no Facebook e no WhatsApp na segunda semana de 2015 e alerta para o perigo de se usar o aparelho de celular enquanto ele estiver carregando. De acordo com o texto que acompanha a foto de um rapaz com os dedos todos esfacelados, o acidente teria ocorrido porque o moço resolveu usar o aparelho de celular enquanto ele estava carregando, ligado na tomada.

O aparelho teria superaquecido, causando a explosão que arrancou os dedos do rapaz!

Será que isso é verdade?

Celular teria explodido as mãos de um rapaz! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Celular teria explodido as mãos de um rapaz! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Já falamos aqui no E-farsas de alguns boatos envolvendo falsos acidentes com aparelhos celulares que teriam explodido, mas que, na verdade, eram fotos de casos que nada tinham a ver com telefones carregando na tomada. Em 2012, falamos sobre as fotos de um rapaz que teria se queimado ao atender a um telefonema com o aparelho ligado na tomada e, em 2014, desmentimos aqui mais uma história semelhante!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Há uma possibilidade (ainda que remota) dos aparelhos de celular, smartphone e todos os eletroeletrônicos explodirem por causa de uma sobrecarga elétrica, mas são pouquíssimos casos relatados de acidentes que tenham causado feridas tão fortes.

O texto com o alerta não cita nenhuma fonte para que possamos averiguar. O nome do rapaz, a data e/ou o local onde isso teria ocorrido, por exemplo, não são mostrados.

Uma busca rápida e descobrimos que o rapaz que aparece na foto é um indonésio que se feriu, em 2013, ao brincar com fogos de artifício. De acordo com o jornal Tribun-Timur, o acidente ocorreu no dia 13 de julho de 2013 em Macáçar, na Indonésia!

Conclusão

A foto não tem nada a ver com o manuseio de aparelho de celular carregando. O rapaz que aparece com as mãos machucadas se feriu com fogos de artificio, em 2013, na Indonésia!

Continue lendo
5 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo