21.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Celular explode e rapaz perde os dedos! Será verdade?

- Publicidade -

Foto que se espalhou pelas redes sociais mostra um homem com os dedos decepados por ter manuseado um celular que estava carregando e explodiu em suas mãos! Será?

A imagem apareceu no Facebook e no WhatsApp na segunda semana de 2015 e alerta para o perigo de se usar o aparelho de celular enquanto ele estiver carregando. De acordo com o texto que acompanha a foto de um rapaz com os dedos todos esfacelados, o acidente teria ocorrido porque o moço resolveu usar o aparelho de celular enquanto ele estava carregando, ligado na tomada.

O aparelho teria superaquecido, causando a explosão que arrancou os dedos do rapaz!

Será que isso é verdade?

Celular teria explodido as mãos de um rapaz! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Celular teria explodido as mãos de um rapaz! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Já falamos aqui no E-farsas de alguns boatos envolvendo falsos acidentes com aparelhos celulares que teriam explodido, mas que, na verdade, eram fotos de casos que nada tinham a ver com telefones carregando na tomada. Em 2012, falamos sobre as fotos de um rapaz que teria se queimado ao atender a um telefonema com o aparelho ligado na tomada e, em 2014, desmentimos aqui mais uma história semelhante!

Há uma possibilidade (ainda que remota) dos aparelhos de celular, smartphone e todos os eletroeletrônicos explodirem por causa de uma sobrecarga elétrica, mas são pouquíssimos casos relatados de acidentes que tenham causado feridas tão fortes.

O texto com o alerta não cita nenhuma fonte para que possamos averiguar. O nome do rapaz, a data e/ou o local onde isso teria ocorrido, por exemplo, não são mostrados.

Uma busca rápida e descobrimos que o rapaz que aparece na foto é um indonésio que se feriu, em 2013, ao brincar com fogos de artifício. De acordo com o jornal Tribun-Timur, o acidente ocorreu no dia 13 de julho de 2013 em Macáçar, na Indonésia!

Conclusão

A foto não tem nada a ver com o manuseio de aparelho de celular carregando. O rapaz que aparece com as mãos machucadas se feriu com fogos de artificio, em 2013, na Indonésia!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Gosto de visitar esse site e ver as barbaridades que os desocupados tem a capacidade de disseminar, agora ficou pior com o Whatsapp.

    Excelente trabalho e-farsas!! Thumbs up!

  2. Essa é falsa. Mas acabei de saber de um caso onde perderam a mão. Nem sabia da existência dessa possibilidade. Trata-se de um amigo de um amigo. Se quiserem investigar, procurar no facebook seu nome é Thera Blue, músico daqui de Caruaru residente em São Paulo.

  3. Por causa desses boatos falsos eu fiquei com fobia de tocar em um celular, ok eu utilizo mais por bem pouco tempo, e nunca quando ele estiver carregando, por mais que agora saiba que são falsos, ainda não consigo confiar melhor continuar com medo vai que neh.. kkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui