Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Não atenda o celular com o aparelho na tomada!

Acidentes

Não atenda o celular com o aparelho na tomada!

Alerta publicado nas redes sociais chama a atenção para o perigo de se manusear o telefone com o aparelho ligado na tomada! Será que isso é verdade?

O texto, acompanhado de algumas imagens de um garoto em uma cama de hospital, pede para ser compartilhado o caso do menino que, ao atender a uma ligação de celular com o aparelho carregando na tomada, teve uma súbita vibração em seu coração – além de fortes queimaduras nas mãos – que o levaram à morte!

O alerta, que começou a se espalhar no Facebook no começo de fevereiro de 2014, também explica que a radiação dos aparelhos quando estão ligados na tomada é 1000 vezes maior do que o normal.

Será que isso é verdade?

Garoto teria morrido ao atender o celular ligado à tomada! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Garoto teria morrido ao atender o celular ligado à tomada! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Quando nos deparamos com notícias desse tipo nas redes sociais, algumas questões que temos que nos atentar é:

  • Quem é o menino da foto?
  • Quando o fato teria ocorrido?
  • Onde (qual país, qual estado, qual cidade) o acidente aconteceu?
  • Ele sobreviveu aos ferimentos? (o texto diz que ele morreu, mas a imagem o mostra em um hospital)

Além disso, devemos ficar atentos também aos trechos do texto que se apoiam em termos técnicos e que, em geral, são usados para confundir e enganar o leitor.

Ao ler a “notícia” e ver as imagens, a primeira impressão que dá (ao leitor desatento) é que o fato seria apenas um entre vários que estariam ocorrendo mundo afora. Mas, acredite, isso é um fato isolado!

O rapaz da foto

O paciente que aparece na imagem, deitado em uma maca, realmente se acidentou com um aparelho de celular. De acordo com o jornal The New Indian Express, um garoto de 10 anos (chamado apenas de Arihant na reportagem) estava jogando no seu celular (um Micromax da MediaTek, empresa sediada em Taiwan) ligado na tomada quando a bateria do smartphone estourou, causando queimaduras nas mãos do menino.

De acordo com o jornal, o acidente aconteceu em janeiro de 2014, em Uday Nagar, um vilarejo no norte da Índia. A equipe médica que tratou do garoto afirmou que ele já estava fora de perigo, mas que a amputação dos dedos do pequeno Arihant talvez fosse necessária.

Ah! Ao contrário do que o texto afirma, o garoto não morreu!

A seguir, um vídeo com a reportagem a respeito do acidente:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/K8shlgfIgnM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Radiação 1000 vezes maior

Não encontramos nenhum estudo que comprove essa afirmação disseminada no Facebook sobre um possível aumento de radiação nos aparelhos de celular quando esses estão na tomada. O autor provavelmente deve ter inserido esse dado para dar um tom mais sério ao texto, inserido alguns termos técnicos para dar mais credibilidade à notícia. Nem era preciso acrescentar esse trecho, pois o acidente realmente aconteceu e, como já mostramos aqui no E-farsas em outras ocasiões, a bateria de um celular pode mesmo explodir (apesar disso ser muito raro) quando está carregando.

Conclusão

Um garoto indiano de 10 anos se feriu ao manusear um celular (made in China) quando o aparelho estava ligado na tomada. Mas trata-se de um fato isolado, o menino não morreu e colocar um smartphone para carregar não aumenta a sua radiação em 1000 vezes!

Continue lendo
10 Comentários

10 Comments

  1. Contini

    18 de fevereiro de 2014 em 18:33

    Gilmar,
    Essa história de que a radiação é 1000 vezes maior com o celular na tomada é balela! O sistema limita a potencia transmitida e essa varia apenas de acordo com a distancia da estação celular, e essa variação é muito pequena. Essa potencia não ultrapassa 1 watt na maioria dos aparelhos. Sou engenheiro e trabalho com sistemas celulares, acho que sei do que estou falando!

    • Gilmar Lopes

      19 de fevereiro de 2014 em 10:30

      Obrigado pela ajuda. Como não tenho muito conhecimento a respeito, optei pro não me aprofundar no assunto pra não falar besteira. Mas tinha certeza que era falso.

  2. Contini

    19 de fevereiro de 2014 em 13:43

    Gilmar,

    em assuntos que envolvam sinais de rádio e sistemas de comunicação em geral, se eu puder ajudar me procura lá no twitter. Se eu souber eu ajudo com informação técnica.

  3. Vanessa

    24 de fevereiro de 2014 em 18:57

    Tudo pela exibição. Depois culpamos a Globo por tudo que acontece, mas basta o poder mudar de mãos e repetimos tudo igualzinho.

    Obrigada e Parabéns ao Pessoal do E-farsas.

  4. Erro_570

    22 de junho de 2015 em 14:49

    Esses cara da globo são uns bando de filha da p***

  5. Vibrador Feminino

    4 de janeiro de 2016 em 20:35

    Muito bom este post!! Esse assunto é complicado, pois tem vários fatores que podem levar a acontecer isso com um aparelho celular. Por via das dúvidas, melhor evitar algumas coisas.

  6. Elaine

    17 de setembro de 2016 em 12:20

    Se o fato é raro mais pode acontecer então o melhor mesmo é evitar pois os dedos não crescem de novo ?

  7. ...

    2 de julho de 2017 em 2:57

    Há alguns erros nessa matéria:

    Micromax é a marca do celular, e é uma marca indiana.
    A mediatek faz processadores.

    Sobre made in china… a questão é se a marca faz produtos de qualidade ou não

  8. Vibrador Varinha Mágica

    19 de março de 2018 em 14:40

    Acho que todo aparelho celular não deve ser utilizado enquanto esta no carregador.

  9. Davi Claudino

    19 de março de 2018 em 14:41

    Assunto polemico!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo