12.2 C
São Paulo
segunda-feira, junho 21, 2021

Chefe da equipe olímpica alemã levou um choque em tomada de 3 pinos?

- Publicidade -

É verdade que o principal dirigente da delegação alemã para a Rio 2016, Hanz Shadenfreude, levou um choque na Vila Olímpica ao tentar ligar seu computador?

A notícia apareceu nas redes sociais no final de julho de 2016 e afirma que Hanz Shadenfreude, chefe da equipe alemã, teria levado um choque ao tentar utilizar as tomadas brasileiras de 3 pinos e teria afirmado: “Quem foi o imbecil que inventou isso?”

Shadenfreude teria dito ainda aos jornalistas que teve que comprar vários adaptadores pra conseguir encaixar seus equipamentos nas nossas tomadas!

O artigo, que foi amplamente compartilhado, ainda diz que não havia nenhum eletricista disponível para reparar o estrago, na Vila Olímpica.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

 Hanz Shadenfreude teria levado um choque em uma tomada de 3 pinos na Vila Olímpica! Será verdade?
Hanz Shadenfreude teria levado um choque em uma tomada de 3 pinos na Vila Olímpica! Será verdade?

 

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, uma busca por “Hanz Shadenfreude” só nos retorna sites e blogs que apenas copiaram esse mesmo texto. O Google sugere buscas por “Hans Shadenfreude” (Hans com “S”), mas os resultados nada tem a ver com a equipe olímpica da Alemanha!

Como foi muito bem observado pelo nosso leitor e amigo Luis Carlos Fugolin, o termo “Schadenfreude” é uma palavra derivada do alemão, onde “Schaden” significa “dano” e “Freude” significa “alegria”. Em resumo, essa é uma palavra usada para explicar aquele prazer que muitas pessoas tem quando veem outras pessoas com problemas. É aquela vontade de rir das vítimas de videocassetadas na TV!

Além disso, o homem que aparece na foto que ilustra a “notícia” é o produtor musical norteamericano Phil Spector. Em 2009, Spector foi condenado à prisão pela morte da atriz Lana Clarckson.

Origens

- Publicidade -

Essa e-farsa surgiu no blog humorístico Escândalo Hoje, especializado em criar notícias falsas com humor. O slogan do blog é “Um Jornal Sem Compromisso Com a Verdade”.

Foi do Escândalo Hoje a notícia – que já desmentimos aqui no E-farsas – afirmando que o Facebook iria lançar o botão “Tchau Querida” em homenagem ao impeachment de Dilma Rousseff!

Problemas na Vila Olímpica

Mesmo essa notícia não sendo verdadeira, a imprensa alemã listou uma série de problemas considerados como “dramáticos” na Vila Olímpica! Vasos sanitários quebrados, vazamentos, fiação à vista, escadarias sem iluminação e pisos sujos são algumas das questões levantadas pela delegação alemã. Nenhum relato de choque elétrico!

Conclusão

Não houve nenhum acidente elétrico envolvendo o chefe da delegação olímpica alemã! A notícia surgiu em um blog humorístico!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. Essa história é tão absurda (a começar pelo nome da “vítima”) que só gente extremamente estúpida e ignorante acreditaria nela.

    Mas se bem que estamos falando de usuários do faceburro (pronto, vai começar o mimimi. Não pode falar mal da droga preferida deles).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui