today-is-a-good-day
21.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

Confira 10 pegadinhas do 1º de abril de 2015!

- Publicidade -

No dia 1º de abril, vários sites no mundo todo comemoraram o dia da mentira com histórias inventadas bastante divertidas! Confira algumas lançadas em 2015.

De sapatos especiais para a prática do selfie a suposta comprovação da existência da força Jedi. Todo ano, o mundo inteiro se diverte na web com as mais criativas e engraçadas (algumas, nem tanto) pegadinhas do dia da mentira!

Separamos algumas das mais legais pra você ver como é fácil se criar (e espalhar) uma notícia falsa na web:

Sapatos especiais para quem gosta de um selfie! Brincadeira, né?
Sapatos especiais para quem gosta de um selfie! Brincadeira, né?

Shoes Sefie – Sapatos para tirar selfies

A invenção do sapato especial para ajudar as pessoas na difícil tarefa de tirar fotos de si mesmos fez enorme sucesso na web no dia da mentira. Em menos de 48 horas no ar, o “vídeo promocional” da novidade já tinha alcançado mais de 700mil visualizações no YouTube!

Alguns jornais norte-americanos até publicaram a notícia como se fosse real e se desculparam depois, como o USA Today (que se desculpou rapidamente pela gafe) e o Yahoo! Notícias:

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/Dw72zFX2rsk” frameborder=”0″ allowfullscreen]

A brincadeira foi criada por uma loja de sapatos, que explicou a pegadinha em seu site!

 

O Pau de Selfie Perfeito da Motorola

Ainda falando sobre selfies, a Motorola lançou um vídeo bacana sobre seu mais novo produto. Claro que era mais uma brincadeira, mas o vídeo até que ficou bonito:

- Publicidade -

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/584qPWzfhHY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Metrô de 2 andares em Berlim

Essa veio da página da Embaixada da Alemanha em Londres no Facebook. A foto abaixo, acompanhada de um texto, sugere que a cidade de Berlim irá inaugurar um metrô de dois andares! Claro, uma piadinha de 1º de abril:

Montagem publicada de brincadeira no Facebook!
Montagem publicada de brincadeira na página da Embaixada alemã no Facebook!

A foto origina é essa aí, disponível em sites de fotografias para publicidade, como o ShutterStock:

metro_2_andares_original 

Microsoft lança o Office para gatos

A Microsoft aproveitou o dia da mentira para lançar seu mais novo produto: O Office para gatos!

A brincadeira foi publicada no perfil do Twitter da empresa fundada por Bill Gates:

 

Google invertido

O Google é mestre em criar brincadeiras no dia da mentira! Esse ano, dentre várias, ressaltamos o Google invertido! Basta entrar no endereço https://com.google/ e se divertir. Não encontramos nenhuma utilidade para essa invenção, mas as buscas por “e-farsas” resultam nisso:

google_invertido 

A Faca Inteligente da Samsung

A fabricante de smartphones Samsung também não resistiu à tentação de brincar no dia da mentira e anunciou o lançamento da primeira faca inteligente do mundo, a Galaxy Blade Edge. O utensílio seria uma adaptação do Galaxy S6 Edge, com fio de diamante e corpo de cerâmica. Com cabo é retrátil, a Blade Edge é a prova d’água e permitirá que o usuário cozinheiro faça fotos da comida que estiver preparando!

A Galaxy Blade Edge seria a primeira faca inteligente do mundo, se fosse verdade!
A Galaxy Blade Edge seria a primeira faca inteligente do mundo, se fosse verdade!

 

App que usa vibrações da Terra

Imagina se inventassem um aplicativo para smartphones que prevenisse o aparelho contra quedas? Pois foi isso que uma empresa teria inventado nos Estados Unidos. O “Chute App” seria um aplicativo que se aproveita das vibrações do planeta para fazer com o smartphone sempre caia com a tela para cima, evitando danos no aparelho!

Tem até vídeo pra “provar” a sua eficácia:

[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/ym9sPhDjDtc” frameborder=”0″ allowfullscreen]

A ideia do aplicativo parecia ser tão boa, mas era apenas uma brincadeira que enganou até jornais conceituados como o Observer, por exemplo (que publicou uma nota pedindo desculpas aos seus leitores pela gafe cometida)!

 

A CERN comprovou a existência da Força

A Organização Européia de Pesquisas Nucleares (CERN) anunciou no dia 1º de abril de 2015 a comprovação da existência da Força [Jedi]. “A” Força, segundo a CERN seria um poder metafísico e onipresente em Star Wars, que rege todo o universo e teria sido descoberta durante as pesquisas de colisão de partículas! Claro que tudo não passou de uma homenagem à saga de Guerra nas Estrelas.

Cientista do CERN usando "A" Força para esquentar seu café!
Cientista do CERN usando “A” Força para esquentar seu café!

 

Dragões existem mesmo

No dia 1º de abril até a conceituada revista científica Nature resolveu tirar um sarro com uma publicação surpreendente: Os dragões existem, de fato!

dragoes_nature

 

E-farsas.com foi vendido para o Ceticismo.net

A notícia pegou a todos de surpresa! De acordo com a notícia publicada no site Ceticismo.net, o criador e pesquisador do E-farsas, Gilmar Lopes, teria largado todas as suas atribuições no E-farsas.com para se dedicar ao mundo da música, se transformando na mais nova drag queen da noite paulistana e teria vendido o E-farsas para o Ceticismo.

Tudo mentira! Mais uma brincadeira de 1º de abril!

O E-farsas, que completou 13 anos hoje, continua firme e forte desvendando as farsas que circulam pela web, sob o comando de Gilmar Lopes. Só não dá pra explicar é essa foto do E-farsas vestido de mulher, né?

Gilmar Lopes, do E-farsas, teria virado drag queen e vendido o E-farsas! Mentira!
Gilmar Lopes, do E-farsas, teria virado drag queen e vendido o E-farsas! Mentira!

 

Conclusão

Essas foram apenas 10 das mentiras mais divertidas que se espalharam pela internet nesse 1º de abril. Faltou alguma na nossa lista? Deixe nos comentários!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui