17.8 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

Construtores de arranha-céu na Espanha se esqueceram dos elevadores?

- Publicidade -

Será verdadeira a notícia dos construtores de um arranha-céu na Espanha que se esqueceram de colocar elevadores nos andares acima do 20°?

A manchete surgiu no final de julho de 2013 e conta a gafe cometida pelos engenheiros do Edifício Intempo (localizado em Benidorm, em Alicante – Espanha) que, após construírem os 20 primeiros andares do arranha-céu (que estavam previstos no primeiro projeto da construção), resolveram aumentar o prédio para 47 andares, mas teriam se esquecido de incluir o elevador nesses novos pavimentos.

Segundo o jornal espanhol El País, a construção estaria sendo feita para ser um símbolo de esperança e prosperidade daquele país, mas toda a obra estaria passando por uma sequencia de problemas desde o início, passando por dificuldades financeiras e erros de execução. O jornal também afirma que, por uma falha de projeto, os elevadores do Intempo só chegarão até o 20° andar.

Mas será que a construtora iria se esquecer de um item tão importante como esse? Será que essa história é real?

Construtores teriam se esquecido de colocar elevadores no edifício! Verdadeiro ou falso? (foto: Divulgação)
Construtores teriam esquecido de colocar elevadores no edifício! Verdadeiro ou falso? (foto: Divulgação)

 

Verdadeiro ou falso?

A notícia é falsa! Apesar da construção ter passando realmente por sérios problemas orçamentários, os elevadores estão chegando normalmente até o último andar do Edifício Intempo.

Muitos outros veículos de comunicação apenas reproduziram a matéria publicada pelo El País, sem se darem ao trabalho de pesquisar um pouco mais a fundo essa história. Infelizmente, o mundo é assim…

Uma rápida pesquisa na web e encontramos documentos que provam que o projeto para fazer o prédio com 180 metros de altura e com 45 andares já estavam previstos desde antes do início das obras.

planta_intempo

- Publicidade -

planta_intempo_levadores
Planta de 2009 já dava conta dos 45 andares das torres e dos poços dos elevadores do Intempo. (foto: Reprodução/Frigenieria)

 

Também de 2009 é o vídeo institucional da incorporadora, mostrando que as duas torres que viriam a compor o Edifício Intempo já foram planejadas para ter os 45 andares:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/_rGS4PQ3Y9k” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Jornalismo: É assim que se faz!

Apesar de muitos jornalistas preguiçosos estarem à frente de colunas de notícias online (apenas copiando tudo o que veem por aí), para a nossa sorte, nem tudo está perdido. Alguns meses antes da matéria do El País ser publicada, a jornalista Raquél Lopez, do blog espanhol “Ferias e Pontes”, publicou uma matéria narrando a sua visita ao edifício e mostrou que essa história de falta de elevadores é mentira!

Há, sim, elevadores! Onze deles!!!

Raquél conta em seu blog que dos 11 elevadores, 3 são sociais e 3 de serviço em cada torre, mais 4 para as coberturas (de uso pessoal) além de um elevador panorâmico. Lopez também explica que até o ano de 2012 o único que estava em funcionamento era o panorâmico. Isso pode ter inspirado a matéria equivocada do El País.

Painel de um dos elevadores possui botões para todos os andares! (foto: Reprodução/Raquél Lopez)
Painel de um dos elevadores possui botões para todos os andares! (foto: Reprodução/Raquél Lopez)

A colunista admirou a velocidade dos elevadores: “[…] neste prédio para pegar o elevador é uma experiência, quase como um avião decolando […] os elevadores fazem o percurso de aproximadamente 200 metros em menos de um minuto”, afirma Raquél Lopez, em seu blog.

Conclusão

Notícia falsa! Os engenheiros não se esqueceram de colocar elevadores no edifício.

 

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Queria tanto que essa notícia fosse verdadeira e a do cachorrinho crucificado fosse falsa…

    Essa de cara eu sabia que ia dar falsa. Mas a do cachorrinho me surpreendeu.

  2. A matéria do El País não está equivocada, e sim as notícias brasileiras que quiseram dar um ar de sensacionalismo ao assunto. O jornal espanhol simplesmente disse que as casas de máquinas dos elevadores foram originalmente dimensionadas para um edifício com 20 pavimentos em vez de 47, e que esse erro de projeto só foi corrigido ao final das obras, acarretando transtornos para os operários que ficaram sem monta-cargas adequado.

    • Ainda sim, não acredito que isso os livre de culpa. As plantas das torres mostram que os elevadores funcionariam em todos os andares. Para isso, as máquinas teriam que ser adequadas desde o inicio, acredito eu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui