today-is-a-good-day
18.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Criança resgatada após 112 horas dos escombros disse que um anjo o alimentou depois do terremoto?

- Publicidade -

Um ser vestido de branco teria alimentado a criança enquanto ela esperava ser salva, debaixo dos escombros, após terremoto na Turquia! Será verdade?

Após terremoto que devastou a Síria e a Turquia, no dia 06 de fevereiro de 2023, deixar mais de 45 mil mortos e outras centenas de milhares de de pessoas desabrigadas, muita notícias acabou viralizando através das redes sociais sobre esse terrível desastre.

Uma delas fala sobre uma criança que teria sido retirada dos escombros após 112 horas e, ao ser questionada pelo repórter turco A. Habera sobre o que passou enquanto esperava o resgate, teria afirmado que não passou fome, pois uma pessoa vestindo roupas brancas passava por ali todos os dias para alimentá-la.

A criança também teria dito que o ser angelical teria lhe dado água para que não passasse sede!

“Um milagre”, diz o texto que acompanha a foto de uma criança deitada em meio a pedaços de concreto.

Será que isso é verdade?         

Texto de uma das versões que acompanham a foto de uma criança deitada em meio a escombros: “Depois de 112 horas sob os escombros, esta criança de cinco anos responde à pergunta do jornalista turco A. Habera com um sorriso: ‘Você não sentiu fome durante todo esse tempo sob a pressão dessas ruínas?!’ A resposta da criança foi palavra por palavra assim: ‘De vez em quando alguém vestido de branco vinha me dar água e me alimentar.’ ESTAMOS CUIDADOS E PROTEGIDOS nesse mundo cruel e caído, aconteça o que acontecer, aconteça o que acontecer conosco, SEMPRE E EM TUDO” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Publicações envolvendo questões relacionadas à fé são complicadas de serem checadas, pois a fé não é algo que precise de confirmação. O leitor acredita no que recebeu no “grupo dos irmãos da igreja do zap” sem questionar sob pena de ser taxado como um incrédulo ou pessoa de pouca fé.

No entanto, esse caso é desonesto por usar imagens e casos reais para tentar provar que milagres existem.

Em primeiro lugar, a postagem não diz quando e tampouco onde exatamente o caso teria acontecido. É bem vago e afirma apenas que uma criança teria sido resgatada 112 horas após o terremoto.

- Publicidade -

Numa versão, a criança seria um menino. Já em outra, ela era uma menina. Em cada versão a criança teria uma idade diferente e em algumas sequer citam sua idade.

Ah! Pra dificultar ainda mais a nossa checagem, a criança não tem nome nas versões que recebemos.   

E quanto ao repórter que teria entrevistado a criança assim que saiu dos escombros, o turco A. Habera, não encontramos ninguém com esse nome nas nossas buscas! 

Tentando rastrear a origem da história do ser vestido de branco que teria mantido a criança viva, encontramos postagens em francês, como mostra o site cristão Church Pop, que tem apenas um tuíte feito pelo grupo SOS Christians of the East como fonte.

O curioso é que na versão citada pelo Church Pop, a criança teria sido resgatada dos escombros 192 horas após o terremoto. Oitenta horas a mais que a versão que circulou aqui no Brasil!

O portal de notícias Times of Israel cita outros casos de pessoas que sobreviveram mais de 100 horas sob os ecombros, vítimas do terremoto do dia 6, e nenhum dos casos cita “pessoa de branco” alimentando alguém.

Essa matéria da BBC cita o caso de uma criança, Miray, que ficou presa por 178 horas – sete dias e meio – após ser resgatada com vida. O caso ocorreu na Síria, um dos países afetados pelo terremoto do dia 06 de fevereiro. O caso é considerado raro, segundo especialistas, visto que o ser humano não consegue sobreviver tanto tempo sem água ou alimentos.

O jornal francês Le Figaro também relata casos de outras crianças que foram resgatadas com vida dias após o terremoto.

Uma das fotos compartilhadas juntamente com o relato do suposto milagre foi tirada de reportagens como essa do Al Mayadeen, que fala sobre resgate de crianças e adolescentes vivos do escombros e como isso é considerado um “milagre”, visto que as chances disso acontecer são raras. No entanto, não é mencionado em nenhum momento “uma pessoa vestida de branco” que teria alimentado as vítimas.

Outra foto que circulou juntamente com essa história do “ser vestido de branco” foi tirada dessa reportagem do portal de notícias Al Arabya, que também relatou o drama das vítimas não fatais do terremoto do dia 06 de fevereiro de 2023 e, apesar de falar sobre milagres, não diz nada sobre “pessoas de branco” que alimentaram as crianças.

A criança da foto que foi usada na versão que usamos para ilustrar essa checagem se chama Zeynep Ela Parlak. Ela tem 3 anos de idade, foi resgatada 103 horas após o terremoto e, como você já deve ter imaginado, não disse nada sobre “pessoa de branco”. Aqui uma foto da menina.

Em questões envolvendo religião, não cabe a nós cravar o que é verdade ou não! Só achamos uma enorme desonestidade o que alguns líderes religiosos fazem ao usar o sofrimento de nações inteiras para criar notícias falsas apenas para firmar a fé entre seus fiéis.

Segundo levantamento da ONU, cerca de 7 milhões de crianças foram impactadas de alguma forma por esse terrível terremoto! Não se sabe ainda ao certo quantas crianças morreram, mas é inconcebível aceitar que somente uma delas foi salva por um “anjo” apenas para provar que milagres existem

É possível, sim, que alguma das crianças tenha dito algo no momento de seu resgate. Se ela disse, será que isso aconteceu mesmo ou foi apenas fruto da sua imaginação?

O fato é que não encontramos nada que confirme essa afirmação nos sites que noticiaram o resgate de crianças após o terremoto.  

Conclusão

Notícia falsa! Todas as postagens a respeito se baseiam em uma postagem feita no Twitter, em francês, por um grupo cristão, sem nenhuma prova!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui