16.2 C
São Paulo
terça-feira, agosto 9, 2022

Criança síria se rende para câmera pensando que é uma arma!

- Publicidade -

Será verdadeira a foto mostrando uma criança síria que levantou as mãos ao confundir a câmera fotográfica com uma arma?

A imagem ficou famosa nas redes sociais na segunda quinzena de março de 2015 e mostra uma criança assustada, com os braços ao alto, depois de achar que a câmera do fotógrafo era uma arma.

A imagem é chocante e foi considerada a foto mais triste da internet no dia 26 de março, mas será que ela é real?

Criança síria confunde câmera fotográfica com uma arma! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)
Criança síria confunde câmera fotográfica com uma arma! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

 

Verdadeiro ou falso?

Apesar da imagem ter feito sucesso em março de 2015, ela é de 2012!

Depois de ser publicada no dia 26 de março de 2015 no perfil do Twitter da fotojornalista Nadia AbuShaban e no site de compartilhamento de imagens Imgur (alcançando mais de 1,8 milhão de visualizações), a fotografia do garoto sírio – assustado com uma simples câmera – ganhou o mundo.

No entanto, em janeiro de 2015, o jornal turco Gaziantep Haberler já havia postado em seu site a publicação original, que é de 2012. A cena foi capturada pelo fotógrafo Osman Sağırlı que, na ocasião, queria mostrar a realidade das crianças na Síria durante a guerra que assola o país. Adi Hudea, de apenas 4 anos (na época), quando viu o fotografo apontando a câmera para ele (ou ela), achou que aquilo era uma arma e se apressou em levantar os braços para o alto (como em sinal de estar se rendendo ao inimigo).

menino_sirio
Na legenda: “A cara entristece-se subitamente. Espreme o lábio inferior entre os dentes enquanto levanta suavemente as mãos no ar. Sem uma palavra. Não é fácil confortar uma criança que pensa que a câmara é uma arma. Hudea, com 4 anos, perdeu o pai no atentado à bomba em Hamã. A mãe, síria, e os três irmãos estão no campos de  refugiados  Camp Atmen na fronteira com a Turquia.”

 

- Publicidade -

Atualização 31/03/2015

A agência de notícias BBC afirmou, no dia 31 de março, ter entrevistado o fotógrafo turco Osman Sağırlı, que confirmou que a criança é uma menina!

Conclusão

A foto da criança com os braços levantados, assustada com a câmera fotográfica, é real, mas o fato ocorreu em 2012!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

16 COMENTÁRIOS

  1. Não importa, o importante é usar ela em mensagens de conscientização de que o islamismo é malvado e só católicos e kardecistas são as pessoas realmente boas neste planeta.
    Quer ser meu milionésimo amigo no Orkut? Envie esta foto para 100 amigos, colegas e parentes!

  2. Essa história do menino (tinham dito que era uma menina) mostra como o bando de idiotas hipócritas replicam sem se preocupar. Hoje, passaram por várias crianças de rua, e fingiram que nao as viram.

    De qualquer forma, conhecendo jornaleiros, bem capaz do fotografo ter dito “Amiguinho, levanta os braços pro tio tirar uma foto”.

    • André,

      Escreve sem ofender. Que mania feiosa! Parece que tem ódio de tudo.

      Esse teu estilo sarcástico ofensivo só tem graça até a página dois, depois disso parece mais paranóia.

      Por isso que aquele teu site não engrena. Gilmar e Kentaro fazem/faziam coisas melhores do que você sem essa arrogância toda.

      Piti em 3, 2, 1…

      • Achei interessante alguns pontos levantados pelo blog desse rapaz. Porém, quando percebi a falta de educação ao ser questionado e a não resposta de questões levantadas por terceiros, decidi não acessá-lo mais. O blog é muito tendencioso, contendo verdades, mescladas com meias verdades e mentiras flagrantes. Sem falar que seus proponentes se acham os donos da verdade, como se a verdade deles fosse absoluta. Aqueles que não professam as “verdades” deles são considerados como “idiotas” por eles, os “menos inteligentes da sociedade”. São tão fundamentalistas quanto muitos religiosos. Mas como podemos escolher o que lemos na Internet, alguns optam por procurar em “latrinas” algo que lhes dê contentamento. Fazer o que né? Quanto ao e-farsas, estão de parabéns. Continuem sendo imparciais e educados ao responder questionamentos dos leitores.

  3. Será que a criança ficou assustada? Ou o fotógrafo “aproveitou-se” da pose da criança? Me parece um pouco forçada a legenda que afirma “rendição”.

    • Ainda estou verificando! Acredito que a BBC tenha se equivocado com as datas. Caso seja preciso, faremos uma atualização no artigo. Valeu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui