Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O Deputado Genecias Noronha apanhou no aeroporto de Fortaleza?

Crimes

O Deputado Genecias Noronha apanhou no aeroporto de Fortaleza?

É verdade que “meteram a porrada” agora a pouco no deputado Genecias Noronha quando ele desembarcava no aeroporto de Fortaleza?

O vídeo apareceu nas redes sociais e foi bastante compartilhado na primeira semana de agosto de 2017. Inúmeros grupos do WhatsApp espalharam a informação (juntamente com o vídeo) de que o homem que aparece na filmagem seria o deputado Genecias Noronha, que teria sido linchado ao chegar ao aeroporto de Fortaleza!

O texto que acompanha o vídeo explica que o fato teria ocorrido agora a pouco e que o deputado teria apanhado por ter votado contra as 10 medidas anticorrupção e ter dito ser favorável à reforma da previdência!

Pra terminar, o texto pede para que o vídeo seja divulgado até chegar aos outros deputados.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Deputado teria sido linchado por apoiar a reforma trabalhista! Será verdade?

Verdade ou farsa?

A primeira coisa a saber é o fato não aconteceu “agora a pouco” como é alegado no texto que se espalhou juntamente com o vídeo. Uma busca no Google, por exemplo, e podemos encontrar essas mesmas imagens em publicações feitas em 2016:

Como já explicamos diversas vezes aqui no E-farsas, uma das características de um boato digital é que ele não é datado na maioria das vezes. Dessa forma, ele pode voltar a circular novamente ano após ano e quem ler aquilo pela primeira vez pode achar que se trata de algo recente. As chances da fake news ser compartilhada são maiores!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mensagem se espalhou através de grupos do WhatsApp!

Agora, compare a foto do deputado Genecias Noronha em sua página no Facebook com o homem que aparece ferido no vídeo:

Definitivamente, não é a mesma pessoa!

Quem é o homem do vídeo?

Se o homem que aparece machucado no vídeo não é o deputado, então quem é?

Na verdade, ele é o motorista do deputado federal Aníbal Gomes. De acordo com o Diário do Nordeste, Manoel Deodato Silva agrediu um dos manifestantes que gritavam palavras de baixo calão contra Aníbal Gomes!

O caso foi parar no 11º Distrito Policial, onde foi feito um boletim de ocorrência contra Manoel Deodato Silva por lesão corporal. Após serem ouvidos, todos foram liberados.

Conclusão

O homem que aparece machucado em um vídeo que se espalhou através do WhatsApp é o motorista do deputado federal Aníbal Gomes, que partiu pra cima de um dos manifestantes que estavam “ofendendo a honra” do seu patrão!

Continue lendo
9 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo