20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Buraco sem fundo se abre em danceteria em Israel! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostra o momento exato em que um buraco sem fim se abriu em uma danceteria, durante uma festa de casamento, engolindo todos os infiéis! Será verdade?

A filmagem chocante surgiu no final de julho de 2017 no WhatsApp e deixou muita gente preocupada e assustada com o seu conteúdo. Nela podemos ver um grupo de pessoas dançando quando, de repente, o chão se abre e engole quase todos os presentes!!!

O texto que acompanha as imagens afirma que o trágico fenômeno teria acontecido há poucos dias em uma danceteria de Israel e que o resgate não teria encontrado nenhum corpo, pois o buraco era sem fim. “Um castigo divino”, insinua o texto!  

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Buraco sem fundo se abre em uma danceteria de Israel há poucos dias! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Como já explicamos inúmeras vezes aqui no E-farsas, uma das características de um boato digital é que ele não é datado. Dessa forma, uma fake news pode voltar a circular ano após ano e sempre poderá enganar algum leitor, que pode achar que se trata de algo recente!

É o caso desse vídeo que começou a se espalhar no final de julho de 2017. O texto que acompanha o filme afirma que a tragédia teria acontecido “há poucos dias” ou “na semana passada”, mas a verdade é que o vídeo é real, só que foi filmado em 2001.

Como podemos ver nessa reportagem da época, o chão do terceiro andar de um salão de festas em Israel se abriu, mas a história é bem diferente da espalhada por aí:

 

Maior desastre civil da história de Israel

- Publicidade -

O Salão de Casamento de Versalhes fica em Talpiot, Jerusalém e foi o local do desastre civil mais letal da história de Israel. No dia 24 de maio de 2001, durante o casamento de Keren e Asaf Dror, parte do terceiro andar do edifício de quatro andares desabou, matando 23 pessoas e deixando 380 pessoas feridas!

Investigações feitas no local concluíram que o local estava superlotado e, 3 anos depois, três engenheiros envolvidos na construção do prédio foram condenados à prisão pelo tribunal distrital de Jerusalém. O salão foi demolido e o local permaneceu fechado desde 2007.

Diferente do que se espalhou em julho de 2017, o resgate conseguiu retirar todas as vítimas do local!

Conclusão

O vídeo é real, mas a tragédia aconteceu em 2001 e o buraco que se abriu tinha fundo! A causa do acidente foi a superlotação do local aliada a um erro de projeto na construção do salão!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Por que será que sempre tem que ser castigo divino? Esses crentelhos acham que Deus não tem mais o que fazer a não ser castigar quem não acredita nas mesmas coisas que eles?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui