today-is-a-good-day
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Dica de como burlar o teste do Bafômetro. acredite se quiser!

- Publicidade -

E-mail que circula pela rede ensina como fazer para “enganar” o teste do bafômetro!

Essa historia absurda está circulando pela internet desde o começo de julho de 2008, um pouco antes do aniversário de um mês da vigoração da chamada "lei seca". De acordo com o texto, basta fazer o teste do bafômetro com a boca cheia de gelo para que o aparelho não detecte o álcool ingerido.

Pra quem ainda não sabe o que é a nova Lei Seca, trata-se da Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, que alterou a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que ‘instituiu o Código de Trânsito Brasileiro’. Essa nova lei de "tolerância zero" pune quem estiver dirigindo embreagado com, além do pagamento da multa de R$ 955, a perda da carteira de motorista por 12 meses e, segundo Marcos Pantaleão, advogado da Comissão de Direito de Trânsito da OAB de São Paulo, – em entrevista ao G1o motorista que se recusar a fazer exames de bafômetros e de coleta de sangue para verificar a quantidade de álcool consumido estará sujeito às penalidades do artigo 165, do CTB. "Este dispositivo, em tese, fere o princípio constitucional que ninguém é obrigado a produzir prova contra si próprio", afirma.

É bom lembrar que o policial está "habilitado" a encaminhar o motorista supeito de embreaguês à delegacia, este fazendo ou não o teste do bafômetro! Mesmo que o motorista Pudim-de-pinga consiga usar de algum artifício para dar uma enganada no aparelho, havendo fortes indícios de bebedeira, o cabra pode ser levado pra DP.  

Como funciona o já tão famoso bafômetro?

Segundo o Wikipédia, "O motorista deve assoprar o bafometro com força no canudinho, que conduzirá o ar de seus pulmões para um analisador contendo uma solução ácida de dicromato de potássio. …O sensor é um elemento formado por um material cuja condutividade elétrica é influenciada pelas substâncias químicas do ambiente que se aderem à sua superfície. Sua condutividade elétrica diminui quando a substância é o oxigênio e aumenta quando se trata de álcool. Entre as composições preferidas para formar o sensor destacam-se aquelas que utilizam polímeros condutores ou filmes de óxidos cerâmicos, como óxido de estanho (SnO2), depositados sobre um substrato isolante. A correspondência entre a concentração de álcool no ambiente, medida em partes por milhão (ppm), e uma determinada condutividade elétrica é obtida mediante uma calibração prévia onde outros fatores, como o efeito da temperatura ambiente, o efeito da umidade relativa, regime de escoamento de ar etc., são rigorosamente avaliados. A concentração de álcool no hálito das pessoas está relacionada com a quantidade de álcool presente no seu sangue dado o processo de troca que ocorre nos pulmões. "

Resumindo; o cara assopra no canudinho e, se tiver uma quantidade acima do normal no sangue, o aparelho detecta!

São várias as versões que estão rondando por aí (uma delas usa e abusa dos palavrões!). Destacamos a versão que está no topo dessa nossa pesquisa: nela um suposto aluno da PUC de Campinas ensina como fazer para "escapar" do bafômetro com um texto muito mal escrito e cheio de erros e contradições, como veremos abaixo:

"Meu nome é Bruno Barreto Alvez. Sou formado em Química pela PUC de Campinas e vou deixar uma dica para escapar do teste do bafômetro desde que você não esteja muito bêbado e não consiga seguir as dicas abaixo: "

Quem é esse Bruno? Será que ele foi aluno da PUC mesmo?

- Publicidade -

Bom, uma pessoa formada em uma tão conceituada universidade como a PUC não escreveria "esteje", como está escrito em algumas versões;

Entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da PUC-Campinas e a assessora, Adriana Furtado, em resposta ao nosso e-mail, avisa:

Informamos que a referida pessoa não é, nem foi, aluno da PUC – Campinas.

As nossas suspeitas se confirmaram! E talvez esse cara nem exista!

Caso você seja abordado, é quase certo que não dê tempo de tomar um copo de coca-cola e sair com a boca cheia de gelo. É bom lembrar que beber ou comer ao volante constitui infração média, ou seja, o infrator se for pego leva multa de R$ 128 e quatro pontos na carteira.

Em um dos parágrafos o texto afirma: 

"4) Se o do policial pedir primeiro documentos e coisa e tal tome outro gole seguindo o mesmo procedimento 3."

É claro que o policial vai pedir os documentos e "coisa e tal", afinal, não foi pra isso que ele te parou?

Mais abaixo, o e-mail diz:

"5) Finalmente o Bafômetro sopre devagar e no mesmo ritmo, mesmo que você tenha tomado um monte mas se sente legal o teste vai dar negativo ou abaixo dos 0,02 mg/l de sangue."

Assoprar o bafômetro devagar invalida o teste! O próprio aparelho avisa da necessidade de se refazer o teste, assoprar de novo. E você pode ter certeza de que o "seu guarda" não vai deixar você dar um pulo lá no carro pra tentar encher a boca de gelo de novo (caso você tenha conseguido encher da 1ª vez!). Nesse momento, a paciencia do policial já deve ter chegado ao limite, né não?

Nas próximas linhas:

"Isto acontece pelo fato do hidrogênio liberado pelo gelo anular a maior parte da associação do álcool no ar do seu pulmão, esta dica é velha e foi descoberta por estudantes de Química Americanos que tiveram que enfrentar o mesmo tipo de punição nos anos 70 e 80. Agora no EUA não se usa mais o bafômetro e sim o teste da faixa que ai não tem estudante, professor, PHD que de jeito."

Os "Caçadores de Mitos", programa australiano popular dos EUA – que, assim como o E-farsas.com, procura desmentir boatos – fez um teste em sua primeira temporada – no episódo sexto – provando que é impossível burlar o bafômetro.

O hidrogênio (ou hidrogênico, como descrito em algumas versões!) liberado pelo gelo é tão insignificante que nem se coubesse duas toneladas de gelo dentro da sua boca não surtiria o efeito desejado.

O e-mail termina dizendo:

"Ps: Em Campinas já passamos por 03 blitzes usando este método, e lembrando que esta dica não adianta no caso de amostra de sangue."

De acordo com o jornal Correio Popular do dia 01/08/2008, a primeira blitz realizada depois da vigoração da lei seca ocorreu no dia 31/07/2008, será que teria dado tempo do rapaz do e-mail (e seus amigos) ter(em) passado por 3 "blitzes" antes mesmo da lei seca entrar em vigor? É bem provável que não, pois a mesma reportagem afirma que não havia bafômetros no perímetro urbano de Campinas. Segundo o jornal, havia apenas os aparelhos nos postos policiais do Km 85 da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) e do Km 120 da Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros, que liga Campinas a Mogi Mirim (SP-340)

Atualização do dia 08 de agosto de 2008:

Somente depois de 2 dias que publicamos essa nossa pesquisa, a Folha On-line fez uma reportagem comprovando o que já havíamos apurado antes: A história é boato puro!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. O programa Caçadores de Mito (ou MythBusters, do original em inglês), é um programa americano, gravado na cidade de San Francisco, CA, e não australiano, como é dito no texto acima.

  2. Descobri um santo remédio contra bafômetro.
    1º teste dia 02/01/2013 às 12:00hs tomei 3 copos de cerveja soprei o bafômetro deu com certeza.
    2º teste dia 05/01/2013 ás 12:00hs tomei 3 copos de cerveja após 30 minutos tomei 1 copo de xixi da minha sogra, soprei o bafômetro, não acusou nada, passei muito mal e nem cosegui guiar o carro.
    Farei outros testes em breve eu escrevo.
    Nheekaaa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui