20.4 C
São Paulo
quarta-feira, abril 21, 2021

Dilma desfila ao som de Beijinho no Ombro – 7 de setembro! Será?

- Publicidade -

Vídeo mostra a Presidente Dilma Rousseff desfilando em 7 de setembro ao som da banda do Exército tocando “Beijinho no Ombro” de Valesca Popozuda! Será verdade?

O filme foi publicado no YouTube no dia 7 de setembro de 2014 e já alcançou mais de 100 mil visualizações. Nele podemos ver um trecho da participação da Presidente Dilma Rousseff no desfile cívico-militar das comemorações dos 192 anos da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Banda do Exército toca a música Beijinho no Ombro durante o desfile da presidente! Será verdade? (foto: repridução/YouTube)
Banda do Exército toca a música Beijinho no Ombro durante o desfile da presidente! Será verdade? (foto: repridução/YouTube)

O que chama a atenção no vídeo é que a presidente parece estar desfilando ao som da Banda do Exército que estaria tocando a música Beijinho no Ombro da cantora Valesca Popozuda!

Será que essa notícia, que conseguiu juntar milhares de comentários contra e a favor da atitude dos organizadores do evento, é verdadeira ou é só mais uma montagem jogada na web?

Assista ao vídeo polêmico abaixo e veja o que descobrimos:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/rkn6ckkBMXo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

Como você já deve ter imaginado, o vídeo é falso!

Quem publicou a brincadeira foi o carioca Jeferson Monteiro, criador do perfil humorístico Dilma Bolada. Em uma publicação sobre o vídeo feita na sua página do Facebook, a Dilma Bolada conseguiu mais de 5.000 compartilhamentos e mais de 14.000 curtidas, além das centenas de comentários! Em sua conta no YouTube, a Dilma Bolada também conseguiu que centenas de espectadores também comentassem sua montagem!

O original

- Publicidade -

Pra fazer o vídeo falso, o humorista usou duas filmagens diferentes. A primeira é o vídeo do próprio desfile, produzido pela TV NBR (o trecho utilizado pode ser visto a partir dos 25 minutos):

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/KH4XQulP_qg” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

A música Beijinho no Ombro

A música sucesso da cantora Valesca Popozuda na versão fanfarra foi retirada do vídeo abaixo, feito em junho de 2014 pela Banda Musical 13 de Junho de Iconha (ES):

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/iAwD6yeYu-s” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Atualização 09/09/2014

Vários leitores nos avisaram que o F5 – um dos “blogs de celebridades” do jornal Folha de São Paulo – publicou o vídeo como se fosse uma notícia real. A reportagem já foi corrigida, mas nossos fieis e atentos leitores salvaram duas “fotos” da matéria antes e depois do “ajuste”:

Arrumada
A matéria original, publicada às 09:29 do dia 09 de setembro, dava como real a notícia! (foto: Reprodução)

 

Arrumada
Às 14:38 do mesmo dia, os redatores fizeram um “pequeno ajuste” na matéria, mas não avisaram ao leitor! (foto: Reprodução)

Curiosamente, os redatores da Folha não se preocuparam em explicar a razão da mudança no texto, o que nos faz duvidar ainda mais da credibilidade que devemos ter com esses veículos “sérios” de comunicação!

Conclusão

O vídeo é falso! Trata-se de uma montagem feita por uma página humorística, mas que enganou muita gente!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui