16.8 C
São Paulo
domingo, abril 18, 2021

Dra. Luciana Cini disponibiliza vagas para tratamento de câncer

- Publicidade -

Conheça a verdade por trás do e-mail que afirma que a Dra. Luciana Cini estaria disponibilizando vagas para o tratamento de câncer no Hospital Heliópolis.

A mensagem pede para ser repassado para os amigos o aviso de que a Dra. Luciana Cini está colocando à disposição 15 vagas para o tratamento completo de pessoas com câncer de estomago, esôfago, duodeno e intestino.

O texto também explica que o tratamento será feito com o Dr. Fonseca, diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis.

Será que isso é verdadeiro ou mais uma e-farsa?

O texto é falso! Não adianta repassar a mensagem!

A corrente não é nova! Circula desde 2003. Cita nomes de pessoas que não existem e, como todo bom hoax, pede para ser repassado.

Começando pelo começo (sic), temos:

A Dra. Luciana Cini, está colocando a disposição vagas para tratamento de câncer.

Será que a doutora existe mesmo?

Bastou uma busca pelo seu nome no site do Conselho Federal de Medicina para descobrirmos que ela não consta nos registros do órgão. O CFM possui o cadastro de todos os médicos do Brasil e se o nome da “Dra.” não está lá, então…

- Publicidade -

Nem tentamos ligar para os números de telefones citados no e-mail, mas é certeza que não existem. Mas o escritor do Blog do Morumbi – Joaquim Carvalho – conta que tentou ligar para os telefones, mas não teve sucesso em nenhuma das tentativas.

Mais abaixo, o texto afirma que se você souber de alguém que precisa de tratamento é só ligar para ela, pois há 15 vagas disponíveis. Já, no finalzinho, o autor explica que não há fila de espera.

Ou seja, não há fila de espera, porém existem apenas 15 vagas. Imagine para quantas pessoas esse e-mail já deve ter sido repassado. 15 vagas é muito pouco.

O texto apela para a emoção de quem o lê. Trata de uma doença muito séria, que é o câncer e quem tem algum doente na família sabe o quanto é difícil o tratamento.

Em um dos parágrafos, o autor da mensagem faz uma mistureba no texto que fica até meio difícil de entender:

Tratamento completo, na Gastrooncologia, com Dr. Fonseca, diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis, aluno do Hospital do Câncer.

Quem é o Dr. Fonseca? Não sabemos.

O parágrafo diz que ele é o diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis e também aluno do Hospital do Câncer. É estranho um aluno já ser diretor de um hospital, né? Mas pode acontecer, quem sabe…

Se a doutora (que foi citada pelo nome e sobrenome) não consta no Conselho Federal de Medicina, o que dizer de um “doutor Fonseca” sem sobrenome?

Na relação publicada no site do Hospital Heliópolis não consta nenhum “Dr. Fonseca” entre os funcionários que formam o corpo clínico da entidade. Acreditamos seriamente que ele não trabalhe lá!

No site da USP há uma declaração explicando que tudo não passa de mais um boato da web e avisa:

“As pessoas que tratam o câncer no Hospital das Clínicas devem realizar uma consulta com o médico oncologista para serem encaminhadas ao tratamento. Não existe lista ou vagas para o tratamento da doença.”.

Conclusão:

A Doutora Luciana Cini não está disponibilizando vagas para o tratamento de Câncer! Não repasse a mensagem! Texto Falso!

Sites Citados:

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

- Publicidade -spot_img

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom, eu já sabia porque eu tentei ligar da primeira vez que recebi e sem sucesso… Nunca atende..
    Depois vi de vez que era falso pq recebi o mesmo email um tempo mais tarde, ou seja, que vagas são essas que nunca acabam???

    Abraços e parabéns

  2. É bom contar com tamanha eficiência por parte de vocês.Assim, vou tb ajudando aos meus amigos internautas qunto a malandragem virtual.
    Obrigada e um grande abraço

  3. Obrigada pelo esclarecimento. É uma pena mesmo que a internet esteja cheia destes idiotinhas inúteis que fazem brincadeira com uma coisa tão séria e triste.

  4. Esse tipo de esclarecimento é muito bem vindo para a sociedade… Eu só consigo imaginar as pessoas que tiveram sua esperança alimentada por essa ilusão. É lamentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui