Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Colega do Banco do Brasil de Franca busca filho desaparecido

Fotos do filho do funcionário do Banco do Brasil de Franca são falsas!

Correntes

Colega do Banco do Brasil de Franca busca filho desaparecido

Será que a mensagem em que um funcionário do Banco do Brasil de Franca busca o filho – que teria sumido de um dia para o outro – é verdadeira ou farsa?

Um e-mail que circula há vários anos pede para que repassemos o pedido de ajuda para encontrar o filho de um colega do Banco do Brasil, em Franca. Junto com o texto, o autor anexa 3 fotos de um garoto.

Mensagens como essa são comuns na web! Recebemos todos os dias e até ficamos com vontade de ajudar. Mas como saber se são reais?

Usando como exemplo essa história, a primeira coisa a fazer é buscar na web. Como são poucos os dados fornecidos no e-mail, vamos ver no que que dá…

Logo no início do texto, o autor da mensagem já deixa o pedido:  Repasse para o máximo de pessoas. Como já mostramos aqui no E-farsas, a maioria dos boatos eletrônicos pede para ser repassado.

Geralmente, quando se está procurando por alguém que sumiu, o normal é que se dê o máximo de detalhes possível do ocorrido: Que roupas estava usando quando foi visto pela ultima vez, qual a altura aproximada, cor de cabelo e dos olhos, etc. No texto não há nada disso.

O e-mail também afirma que a criança desaparecida é filha de um colega do Banco do Brasil de Franca. Qual a agência? Há mais de uma agência do BB em Franca?

Procuramos no site do Banco do Brasil por agências em Franca e descobrimos que há 9 agências na cidade. Como o texto é muito vago, não especifica em qual das agências o tal funcionário trabalha, portanto não podemos confirmar essas informações.

Agências do Banco do Brasil de Franca

9 Agências do Banco do Brasil encontradas em Franca (reprodução: site do Banco do Brasil)

O e-mail também cita o e-mail de douglas@fiap.com.br. Ao enviar um e-mail para esse endereço, adivinhem só: o e-mail voltou!

A FIAP é uma faculdade de tecnologia e possui 3 campi: 2 em São Paulo e 1 em Barueri. Não possui campus em Franca. Tudo bem, pode ser que quem enviou o e-mail não seja funcionário do banco ou trabalhe em Franca e estude em Barueri ou em São Paulo…

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Nem tentamos ligar para os telefones publicados no texto! Como o e-mail possui várias versões, existem outros iguais circulando por aí. Só que com os números de telefone diferentes. Ligar para cada um deles seria perda de tempo.

O E-farsas resolveu, então, buscar pelo endereço de e-mail no Google. O buscador nos retornou 3.000 resultados! A maioria de blogs e sites que apenas copiaram e republicaram a corrente.

No entanto, um site bacana chamado Desaparecidos do Brasil apareceu no meio de tantos sites inúteis com uma ótima lista de casos já resolvidos de desaparecidos brasileiros.

O site conta que o e-mail do Douglas foi desativado e que seu antigo dono não sabe nada sobre o caso.

Estávamos desanimando da busca quando demos de cara com ela. Lá estava a montagem com as 3 fotos do garoto!

Fotos do filho do funcionário do Banco do Brasil de Franca são falsas!

Fotos do filho do funcionário do Banco do Brasil de Franca são na verdade de um garoto português, que já foi encontrado!

Descobrimos que a criança das fotos é, na verdade, Daniel Carvalho da Silva de Jesus e ele estava realmente desaparecido, mas já foi reencontrado em 2007 e está com a família desde então. De acordo com o Desaparecidos do Brasil e do Desaparecidos MJ, o caso aconteceu em Portugal, e a informação veio do Tribunal de Família e Menores de Lisboa.

Em algum momento, alguém pegou as imagens do menino que circulavam pela web e criou um texto cheio de falhas e espalhou pela rede.

Conclusão:

História falsa! Não repasse a corrente. O garoto já foi encontrado!

Sites citados:

Continue lendo
14 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo