Connect with us

E-farsas

É o fim do mundo? – Parte 2

Falso

É o fim do mundo? – Parte 2

Na segunda parte desse artigo, vamos mostrar mais algumas das profecias que teriam previsto o fim do mundo que não deram certo!

Como já vimos na primeira parte desse artigo, desde muito antes da nossa era já existia essa historia de fim do mundo. Muitos tentaram prever a data em que isso ocorreria, mas todos (para a nossa alegria) erraram feio.

Agora, na segunda parte, vamos continuar listando mais algumas dessas previsões furadas:

Ano 1830

A escocesa Margaret McDonald (que não tem nada a ver com aquela rede de lanchonetes) viveu entre 1815 e [por volta de] 1840, era conhecida em seu tempo como profetisa e afirmou que o socialista galês Robert Owen era o Anticristo. Margaret fazia parte de uma congregação e acreditava que todos os cristãos seriam arrebatados aos céus para se encontrar com Jesus Cristo.

 

Anos de 1843 e 1844

William_Miller

William Miller (foto: Reprodução/Wikipédia)

O americano William Miller (1782-1849), pregador e fundador do movimento Millerita, depois de fazer diversos cálculos baseando-se em capítulos da Bíblia, chegou à conclusão que Jesus iria voltar algum dia entre março de 1843 e março de 1844. O escritor David L. Rowe afirma em seu livro, “William Miller e o Fim do Mundo”, que para se preparar para o dia do Grande Desapontamento (como foi chamado esse fim do mundo), William e seus seguidores chegaram a abandonar seus empregos e suas propriedades. Como você já deve ter percebido, William não acertou em seus cálculos e nada aconteceu de apocalíptico durante o período alertado por ele. Por isso, ele aumentou o prazo para abril 1844. Como o mundo não acabou mesmo, Miller fez um pronunciamento, reconhecendo publicamente seu erro.

Cálculos realizados por William com base em capítulos da Bíblia. (Wkipédia)

 

Anos de 1850 e 1856

Ellen G. White (1827-1915) foi a fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia e era mestre em criar profecias sobre o fim do mundo. Em 1850, alguns anos após o fiasco das previsões de William Miller, White previu que o mundo não passaria daquele ano. 6 anos depois de muitas previsões erradas, Ellen White reuniu muitos fiéis em uma igreja para fazer sua última profecia. Dessa vez, segundo ela, alguns dos que estavam presentes (não todos, só alguns) iriam presenciar a volta de Jesus e o fim do mundo. Errou de novo!

Ellen White em 1899 (foto: Reprodução/Wikipédia)

 

Ano de 1891

Joseph Smith (1805-1844) foi o fundador da igreja Mórmon e, em fevereiro de 1835, fez uma reunião com os líderes da igreja para anunciar que o próprio Deus havia lhe revelado que Jesus Cristo retornaria em algum dia entre os 56 anos seguintes. Quando o Filho do Homem retornasse, o fim do mundo iria começar. Joseph morreu em 1844 sem ver a sua profecia cumprida.

 

Ano de 1910

Já no século 20, a primeira grande previsão do fim do mundo teria sido marcada para o ano de 1910. Em 1881, um astrônomo descobriu que as caudas dos cometas eram compostas em sua maioria por cianeto (um gás mortal). Na época, ninguém deu muita bola pra essa descoberta, até que Edmund Halley percebeu que o cometa Halley passaria pela Terra em 1910. O pânico foi geral, afinal, se a cauda de um cometa passasse pelo nosso planeta, os humanos seriam afetados pelo gás mortal? A dúvida chegou a ser publicada pelo jornal The New York Times, que afirmou que “[o cometa] iria impregnar a atmosfera e, possivelmente, extinguir toda a vida na Terra[…]”. Felizmente, o cometa passou e nada aconteceu.

Cometa Halley e sua cauda de destruição! (foto: reprodução/Wikipédia)

 

Conclusão

Essa foi a segunda parte desse artigo onde falamos sobre os possíveis fins do mundo. Se o mundo não acabar nos próximos dias, prometemos os demais capítulos em breve.

Leia a primeira parte desse artigo, clicando aqui

 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top