Connect with us

E-farsas

É o fim do mundo? – Parte 3

Falso

É o fim do mundo? – Parte 3

Na terceira parte desse artigo, vamos mostrar mais algumas das profecias que teriam previsto o fim do mundo e que (ainda bem) não deram certo!

Como já vimos na primeira e na segunda parte desse artigo, pelo menos desde o início da era cristã (e até antes), já se faziam profecias apocalípticas. Disseram que o mundo ia acabar várias vezes!

Muitos profetas, religiosos e cientistas erraram feio

Agora, na terceira parte, vamos continuar listando mais algumas dessas previsões furadas:

 

Ano de 1919

Albert Porta, um meteorologista norte-americano previu que uma conjunção de meia-dúzia de planetas iria gerar um tipo de corrente eletromagnética que faria o Sol explodir e, consequentemente, atingindo a Terra. Isso aconteceria, segundo Albert, no dia 17 de dezembro de 1919.

Ano de 1936

Herbert W. Armstrong (1892-1986) foi o fundador da Igreja Mundial de Deus e teria previsto que Jesus voltaria em 1936. Como Jesus não apareceu, Armstrong mudou a data da sua previsão para 1975. Errou novamente!

Herbert W. Armstrong. (Foto: Reprodução/Internet)

Ano de 1953

O engenheiro e “piramidologista” David Davidson, autor do livro The Great Pyramid, Its Divine Message, depois de fazer um monte de cálculos usando as medidas de várias pirâmides, chegou à conclusão de que o fim do mundo chegaria em 1953. Parece que a conta não bateu.

Década de 1970

O fundador do grupo Meninos de Deus, David Brandt Berg (1919-1994), usava o pseudônimo de Moses David e previu (não se sabe como) que um cometa iria nos atingir em algum ano na década de 1970, e acabar com a vida dos norte-americanos. Mose David afirmou que Cristo voltaria em 1993.

Ano de 1980

Leland Jensen (1914-1996), líder da seita Baha’i, andou espalhando que o mundo sofreria por 2 décadas depois vários ataques nucleares a partir de 1980. Passado esse tempo, segundo ele, o Reino de Deus na Terra iria se estabelecer, trazendo a tão sonhada paz mundial.

Leland Jensen (foto:Reprodução/Wikipédia)

Ano de 1981

Sun Myung Moon, o reverendo Moon, foi o fundador e líder da Igreja da Unificação e previu que o Reino dos Céus seria estabelecido em 1981. Muitos dos seus seguidores se suicidaram quando a data chegou, mas o mundo só acabou para eles… Moon ainda tentou acertar outras vezes, mas nenhuma das suas profecias se concretizou.

Reverendo Moon (foto: Divulgação)

 

Anos 2000

O fato da proximidade do calendário gregoriano virar de 1999 para 2000 deixou muita gente preocupada. Parte do povo se baseava numa suposta passagem bíblica (que não existe, na verdade) que dizia: “[…]de 1000 passarás, mas 2000 não chegarás”. Uma clara alusão à chegada do bimilênio.

Por outro lado, estudiosos alertavam na época que um erro nos algoritmos dos computadores de todo o mundo traria problemas na virada para o ano 2000. O “bug do milênio”, como ficou conhecido, faria com que todas as transações bancárias, todo o controle de voos e de telefonia e tudo o que era controlado por computadores poderia sofrer uma pane geral e causar uma catástrofe mundial. O ano 2000 chegou e nada aconteceu.

Guia de “sobrevivência” para o Bug do Milênio. (foto: Divulgação)

Conclusão

Essa foi a terceira parte desse artigo onde falamos sobre os possíveis fins do mundo. Se o mundo não acabar nos próximos dias, prometemos os demais capítulos em breve.

Leia a primeira parte do artigo aqui:

Leia a segunda parte do artigo aqui:

 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top