13.1 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

É verdade que os fuscas dos anos 1950 saiam de fábrica com cafeteira?

- Publicidade -

Foto mostra que alguns modelos de veículos da Volkswagen saiam de fábrica com uma máquina de fazer café no painel! Será verdade?

A imagem aparentemente antiga surgiu nas redes sociais na primeira semana de setembro de 2020 e mostra um painel de um automóvel com um tipo de cafeteira presa próximo ao volante!

O texto que acompanha a foto que já teve milhares de curtidas no Instagram afirma que o aparelho era um opcional que saía de fábrica com o veículo nos anos de 1950, mas será que isso é verdade mesmo?

Acessório para fazer café dentro do fusca era vendido nos anos de 1950! Será verdade? (foto: Reprodução/Instagram)

Verdade ou mentira?    

A foto é real e a história por trás dela tem vários indícios de também ser verdadeira!

De acordo com o site Classic Cult, a máquina foi feita por uma empresa chamada Hertella, sob encomenda da montadora alemã Volkswagen, no final dos anos de 1950.

Infelizmente, não há muitas informações na web a respeito desse acessório e, ao que tudo indica, poucas unidades foram vendidas.     

Propaganda da Hertella-Auto-Kaffeemaschine (reprodução)

O colunista do site The Drive, Peter Holderith, foi à fundo nessa história para tentar descobrir se a tal máquina de café existiu mesmo ou não. Em sua busca, relatada com detalhes no site The Drive, Peter descobriu um proprietário do acessório, um colecionador cujo aparelho havia adquirido de um senhor sérvio, mas que nunca chegou a experimentar um café aquecido nessa cafeteira.

A maquina não faz café

A verdade mesmo é que, segundo o colecionador, a máquina não prepara o café e, sim, apenas serviria para deixar a bebida quente ao ser ligada no isqueiro do carro.

- Publicidade -

A “máquina de fazer café” não era barata. Segundo cálculos feitos pelos especialistas do The Road, convertendo os marcos alemães para dólares americanos mais a inflação, a Hertella Auto Kaffeemachine custaria cerca de US $ 136 nos dias de hoje (algo em torno de R$710).

Conclusão

A foto é real! A máquina era um acessório que se encaixava perfeitamente no painel de um VolksWagen, mas ao que tudo indica, o aparelho não era muito prático e apenas mantinha o café aquecido!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. O painel do fusca da foto não corresponde ao painel dos fuscas da década de 50. Há detalhes nesse painel que só foram introduzidos a partir de 1964.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui