Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto de um tubarão dilacerado é verdadeira ou falsa?

Animais

Foto de um tubarão dilacerado é verdadeira ou falsa?

Foto de um tubarão dilacerado é verdadeira ou falsa?

Circula nas redes sociais, principalmente no Facebook, a foto de um tubarão dilacerado! Em uma das publicações que viralizou de maneira bem expressiva, no entanto, não foi mencionado o animal responsável pelo estrago (arquivo). Isso, como era de se esperar, levantou muitas especulações.

Confira a publicação, que já obteve mais 17 mil compartilhamentos desde o dia 18 de setembro de 2020!

Publicação que viralizou no Facebook.

Além disso, muitos usuários começaram a acreditar que a foto tivesse sido manipulada digitalmente, ou seja, que a foto fosse falsa.

Comentário de um usuário acreditando se tratar de uma montagem.

Outro comentário de um usuário acreditando se tratar de uma montagem.

Mais comentários usuários acreditando se tratar de uma montagem.

Entretanto, será que a foto é realmente falsa? Será que uma criatura desconhecida realmente dilacerou um tubarão? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

A foto é verdadeira, mas não estaríamos diante do ataque de uma criatura misteriosa ou desconhecida. Segundo o site da National Geographic, estaríamos diante do resultado do ataque de um tubarão sobre outro tubarão.

A foto consta no site da National Geographic como sendo o ataque de um tubarão em outro tubarão.

Duvido que Tenha Sido um Tubarão Comum! Foi um Megalodonte!

Em primeiro lugar, o megalodonte é considerada uma espécie extinta, que viveu há aproximadamente 23 a 3,6 milhões de anos. Não há nenhuma prova de sua existência nos dias atuais. Tem gente por aí, que tenta lhe convencer que ele existe, e se encontra nas profundezas do oceano, mas isso sequer faz sentido. Em segundo lugar, se você ainda acredita fielmente que um tubarão comum não seria capaz de dilacerar outro, temos más notícias!

Essa foto foi utilizada para promover um documentário chamado “Cannibal Sharks”, que foi produzido pela “Big Wave Productions”, para a National Geographic, e foi exibido em 2019. Durante esse documentário foi exibida uma filmagem, onde foi flagrado o ataque de um tubarão branco sobre outro tubarão branco.

Confira abaixo o momento do ataque:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O registro acima foi feito pelo mergulhador Adam Malski durante uma viagem nas Ilhas Netuno, no sul da Austrália, em 2014. Contudo, há uma certa dúvida se o tubarão maior visava apenas a isca que tinha sido colocada, e se encontrou “sem querer” com o tubarão menor. Isso não muda muito o resultado da disputa, visto que, segundo o Adam, o tubarão menor não foi visto depois dessa cena.

Portanto, ao menos nesse caso, em específico, é possível que não estejamos diante de um ataque intencional do tubarão maior. O próprio Adam declarou que mergulhou no local e se deparou com 18 tubarões. Todos eram bem curiosos, mas não houve agressividade por parte dos animais.

Por outro lado, tubarões brancos costumam atacar outros de sua espécie, algo que não é considerado incomum, principalmente quando se enroscam em redes de proteção, e acabam virando uma refeição fácil para os demais.

Duas Outras Fotos Foram Apresentadas no Documentário

O documentário ainda exibiu duas fotos de um outro tubarão dilacerado.

Confira abaixo:

Foto de um outro tubarão dilacerado exibido no documentário.

Mais uma foto de um outro tubarão dilacerado exibido no documentário.

Essas fotos foram foram registradas em 2009, em Queensland, na Austrália. Na época, a emissora de TV australiana “7News” fez uma reportagem sobre esse assunto, deixando claro que tudo apontava para um ataque de um tubarão sobre outro tubarão.

Assim sendo, nada de monstros misteriosos das profundezas dos oceanos por aqui.

Conclusão

A foto é verdadeira, mas não estaríamos diante do ataque de uma criatura misteriosa ou desconhecida. Segundo o site da National Geographic, estaríamos diante do resultado do ataque de um tubarão sobre outro tubarão.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

6 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo