Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mãe e filha se casaram numa cerimônia íntima na África do Sul?

Falso

Mãe e filha se casaram numa cerimônia íntima na África do Sul?

Mãe e filha se casaram numa cerimônia íntima na África do Sul?

Desde o início de setembro de 2020, circula nas redes sociais uma foto acompanhada de uma história muito estranha. Uma jovem chamada Lolita, 26 anos, teria se casado com a própria mãe, chamada Loreta, 44 anos. Para justificar essa união, Lolita teria dito:

Minha mãe está ao meu lado desde que nasci. Eu cresci sem ter pai. Eu amo muito minha mãe e ela é tudo que tenho. Não quero ficar longe dela, por isso escolhi casar com ela para que possamos viver juntos. Ela é jovem e sabe me fazer feliz na cama

Já Loreta teria dito:

Minha filha estava pronta para sair de casa se eu me recusasse a casar com ela. Eu amo muito minha filha e faria qualquer coisa para fazê-la feliz

Somente a publicação de uma página chamada “Professores e pais contra a Ideologia de Gênero”, no Facebook, já obteve mais de 1,3 mil compartilhamentos desde o dia 9 de setembro (arquivo).

Publicação da página “Professores e pais contra a Ideologia de Gênero” no Facebook

Entretanto, será que essa história é verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeirou ou Falso?

Falso! Essa história é antiga, e foi inventada e disseminada por um site africano chamado “Zambian Observer”, em maio de 2017, que por sua vez possui um histórico muito complicado envolvendo a disseminação de notícias falsas (1,2,3,4).

Na época, o site divulgou uma outra imagem do suposto casamento, que possuía basicamente a mesma história que passou a ser ventilada recentemente. A única diferença, além da foto, era a suposta realização de uma cerimônia para os mais íntimos, na cidade de Capetown, na África do Sul.

Notícia inventada pelo site “Zambian Observer”.

Contudo, a foto utilizada pelo “Zambian Observer” não refletia qualquer relação incestuosa. Ela foi originalmente publicada no site da fotógrafa norte-americana Kelly Prizel, e foi tirada durante um casamento entre duas mulheres, em abril de 2011, em Washington, D.C, nos Estados Unidos!

A foto foi originalmente publicada no site da fotógrafa norte-americana Kelly Prizel, e foi tirada durante um casamento entre duas mulheres, em abril de 2011, em Washington, D.C, nos Estados Unidos

O modus operandi do “Zambian Observer” consiste, muitas vezes, em publicar histórias que teriam “ouvido falar”, mas não fornecem nenhuma prova ou data da ocorrência. Não há absolutamente nada credível na narrativa. Para piorar a situação, eles tiram fotos de seus contextos originais numa tentativa de dar mais credibilidade a história que disseminam.

E a Foto Disseminada Recentemente?

A foto disseminada recentemente não é nada recente, tampouco reflete uma união incestuosa.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Encontamos essa mesma foto publicada num blog chamado “Tasithoughts”, em 2014, ou seja, bem antes da história de ter sido inventada, cujo artigo falava tão somente sobre casamento homoafetivo, ou seja, nada de relação entre uma mãe chamada Loreta e uma filha chamada Lolita.

Por outro lado, o site não dizia quem eram, especificamente, as mulheres que apareciam na foto.

Encontamos essa mesma foto publicada num blog chamado “Tasithoughts” em 2014, ou seja, bem antes dessa história ser inventada.

A Origem do Recente Caos

Conforme vimos, essa história foi inventada em 2017, e ao longo do tempo foi sendo disseminada de forma bem pontual. No entanto, a força que essa história ganhou recentemente pode ser atribuída, principalmente, a duas publicações.

A primeira é de uma página no Facebook chamada “Faya Magazine”, que disseminou essa história no dia 3 de setembro de 2020 (arquivo)! Embora alegasse que se tratava de uma imagem meramente ilustrativa, a história era completamente falsa e a publicação obteve quase 10 mil compartilhamentos.

Publicação da página “FAYA Magazine”.

Posteriormente, no dia 9 de setembro, uma página chamada “Agência de Notícias da Guiné-Bissau” disseminou essa mesma história e, para piorar, deu os créditos da foto para a “Faya Magazine” sem dizer que se tratava de uma imagem meramente ilustrativa (arquivo).

Publicação da página “Agência de Notícias da Guiné-Bissau”

Enfim, uma completa e insana escalada de desinformação.

Conclusão

Falso! Em primeiro lugar, a foto utilizada na recente viralização é antiga e não retrata uma relação incestuosa, visto que ela aparece associada apenas a um casamento homoafetivo comum. Em segundo lugar, a história de uma relação incestuosa entre uma jovem chamada Lolita e sua mãe chamada Loreta foi inventada por um site africano, em 2017, que habitualmente dissemina notícias falsas.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

30 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo