22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

É verdade que a palavra “dinheiro” é a mais citada na Bíblia?

- Publicidade -

Publicações feitas nas redes sociais por um especialista em finanças afirmam que “dinheiro” é a palavra mais citada na Bíblia Sagrada! Será verdade?

Essa afirmação já circula pela web há anos, mas ganhou força em compartilhamentos no final de março de 2021, após entrevistas do especialista em finanças Thiago Nigro a respeito. De acordo com publicações feitas nas redes sociais, a palavra “dinheiro” seria a palavra mais citada na Bíblia Sagrada, ganhando até mesmo da palavra “Fé”!

Será que isso é verdade mesmo?

 

Verdade ou mentira?

Procurando um pouco através do Google, encontramos algumas publicações a respeito da relação que a bíblia tem com o dinheiro datadas de 2013. De acordo com esse site de língua inglesa, a palavra “money” (dinheiro, em inglês) é mencionada apenas 140 vezes em todos os livros que compõem a bíblia.

Segundo o site, se somarmos “ouro” e “prata” como variações para dinheiro, temos mais 737 vezes, mas não parece ser o caso, pois o que se espalhou nas redes sociais foi que a palavra “dinheiro” é a mais citada, o que não é…

Usando programação para tirar dúvidas

Para tirar a dúvida de uma vez por todas sobre esse assunto, recorremos à imensa ajuda do desenvolvedor William Ribeiro, que criou um script para contar palavras de um determinado texto.

Usando a versão King James em inglês da bíblia, Ribeiro chegou ao seguinte resultado:

Tirando as palavras curtas (como “the”, “and”, “to”, “that” etc), a palavra mais citada na bíblia em inglês é “shall” (algo como “deve” em inglês), com 9838 ocorrências, e “lord” (“senhor”) com 7830 ocorrências. (reprodução/William Ribeiro)

- Publicidade -

Já em relação à Bíblia Sagrada em português, na versão de João Ferreira d’ Almeida, a palavra “senhor” é a mais citada, com 8147 aparições:

Já a palavra “dinheiro”, segundo contagem feita por William Ribeiro através de seu script, em todas as versões consultadas, “dinheiro” aparece apenas 140 vezes:

Riqueza é bastante citada na Bíblia

Se considerarmos o dinheiro como uma definição mais ampla, algo como riqueza em geral, podemos afirmar que o assunto é, sim, bastante citado na Bíblia. De acordo com esse levantamento feito em maio de 2020 pelo site Tithe, a Bíblia possui cerca de 2.000 escrituras sobre dinheiro, dízimo, e posses. Isso é, segundo o site, o dobro de versículos sobre fé e oração somadas.

Ainda, segundo o levantamento, 16 das 38 parábolas feitas por Jesus tratam de dinheiro e posses e cerca de 25% das palavras de Jesus no Novo Testamento tratam da mordomia bíblica, além de 1 em cada 10 versículos dos Evangelhos trata de dinheiro.

Conheça no nosso parceiro Hiperlistas 10 curiosidades sobre a Bíblia 

É bom deixar claro aqui que nem sempre as citações à riqueza na Bíblia são referências ao lado bom do dinheiro. Alguns versículos ressaltam que quanto mais dinheiro acumulado maiores são os problemas. É o caso de Marcos 8:36, que diz:

“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

O outro lado

Procuramos o especialista Thiago Nigro, através de seu site, no dia 23 de junho de 2021, para que ele pudesse nos esclarecer melhor essa afirmação de que a palavra “dinheiro” seria a mais citada na Bíblia. Sua equipe nos respondeu imediatamente que Nigro iria nos contatar em breve, mas até o momento do fechamento dessa checagem não tivemos resposta. Assim que ele nos responder, atualizaremos esse artigo. 

Conclusão

A palavra “dinheiro” pura e simples é citada nominalmente apenas 140 vezes na Bíblia. Talvez essa confusão tenha surgido de uma pesquisa envolvendo riqueza num âmbito mais geral. Lembrando que, mesmo assim, a Bíblia nem sempre fala de riqueza como algo bom, pois a ganância é condenável segundo o livro sagrado.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Fico impressionado de ainda darem trela ao que youtubeiros dizem. Ainda mais um youtubeiro que ensina a ganhar dinheiro sendo que ele mesmo teve um apartamento penhorado e que foi a leilão por dívidas acumuladas. Dívidas essas acumuladas pois o gênio das finanças não pagou o condomínio, já que passava por dificuldades financeiras após fazer alguns investimentos e se dar mal.

  2. Existe uma diverença muito ampla entre ganancia e ambisão… ambisão eh saldavel e não eh anti-biblico, e ganancia nem se quer tem haver com dinheiro e sim na capacidade de uma pessoa em fazer algo mesmo q seja maldoso para conseguir oq quer…

    • Aprenda a escrever primeiro antes de chamar os outros de fracassado. Gado de youtubeiro é uma bosta.

      Quando ao meu “erro ortográfico”, Lucho é um apelido para Luís. Muito tempo sendo gado de youtubeiro a pessoa acaba não sabendo de coisas como essa. Podia ter pesquisado antes de passar essa vergonha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui