22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

É verdade que boicote dos brasileiros fez as compras da China caírem 78%?

- Publicidade -

Postagens feitas em grupos do WhatsApp afirmam que segundo a INCINT o boicote feito pelos brasileiros fez com que as compras feitas na China caíssem 78%. Será que isso é verdade?

A publicação voltou a ser compartilhada em grupos do WhatsApp na primeira semana de julho de 2021 e afirma que um levantamento feito pela INCINT teria constatado que compras feitas na China caíram 78%.

A entidade também teria informado que a queda nas compras se deve aos brasileiros que passaram a boicotar os produtos chineses.

Será que isso é verdade mesmo?

“COMPRAS DA CHINA CAI 78% NO BRASIL. Segundo o INCINT os brasileiros passaram a boicotar os produtos chineses”, diz postagem compartilhada em aplicativos de mensagem! Será verdade?

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, não encontramos nenhuma entidade com o nome ou com a sigla “INCINT”. É bem possível que o autor dessa afirmação tenha usado esse nome para tentar conseguir mais credibilidade ao assunto.

Além disso, a mensagem não é datada, o que a torna ainda mais difícil de ser confrontada. Uma busca pelo assunto e encontramos versões desse texto compartilhadas em junho e agosto de 2020 e, já naquela época, o assunto já não representava a realidade.

Ao afirmar que houve uma queda de 78% nas compras feitas pelos brasileiros, o autor “se esqueceu” de informar os períodos usados para a comparação. Como não há essa informação, vamos usar como base o primeiro semestre de 2020 X o mesmo período de 2021, com dados fornecidos pela Comex Stat (plataforma de acesso às estatísticas de comércio exterior do Brasil), do governo federal:

Como você pode verificar no quadro acima, as importações vindas da China tiveram um crescimento de 25,92% entre 2020 e 2021. O que já invalida a afirmação de que a China perdeu vendas aqui no nosso país.

- Publicidade -

Resultado parecido também pode ser verificado no site do IBGE.

Em 2020, houve uma queda de 6% em média nas compras feitas por brasileiros na China, mas essa queda é um reflexo da refração da economia devido ao surto do novo coronavírus e não necessariamente de um movimento de boicote dos brasileiros.

Conclusão

A afirmação de que as compras na China caíram 78% no Brasil graças a um boicote dos brasileiros é falsa! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Como foi dito no grupo do Telegram, quem é da área de tecnologia certamente boicotou Xiaomi, RedMi e Huawei para usar os maravilhosos produtos da Positivo, MultiLaser, CCE ou Clone.

    Ou então o pessoal do ramo automotivo, que boicotou Lifan, Jac e Cherry para usar os maravilhosos carros da Gurgel, que nem dá para chamar de lata de lixo pois era plástico e fibra de vidro.

    China é muito melhor Shithole Bolsonaristão. E melhor em tudo.

  2. Bozonalista são gentes doentes, mentirosas, sem escrúpulos em atingir alguém inventando mentiras para criar caos! Para essa gente, quando pior, melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui