20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

É verdade que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos?

- Publicidade -

Será verdadeira ou falsa a notícia afirmando que o país enfrentará o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos? Descubra aqui no E-farsas!

Na segunda quinzena de abril de 2018, uma notícia com uma previsão meteorológica assustadora se espalhou nas redes sociais e deixou muita gente preocupada. Segundo o texto amplamente compartilhada, o Brasil irá passar por um inverno rigoroso! O inverno mais congelante dos últimos 100 anos!!!

Alguns sites publicaram a notícia ainda pedem aos leitores que preparem seus agasalhos para o próximo inverno, mas será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Brasil enfrentará o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Todos os blogs que ajudaram a disseminar essa notícia (como esse, por exemplo) citam como fonte uma reportagem feita no site Notícias Agrícolas e uma outra publicada no site Rádio Rural. O Notícias Agrícolas fala sobre a previsão de frio no Sul do país (e não no Brasil inteiro) enquanto que a Rádio Rural fala apenas que o inverno de 2018 poderá ser mais intenso do que o do ano anterior.

Alguns sites, como o São Carlos em Rede, tiraram a notícia do ar quando perceberam o erro (veja aqui a versão da notícia salva pelo cache do Google, antes de ser apagada pelo site)!

Outro detalhe que chama nessa notícia é o fato dela afirmar que o Brasil inteiro sofrerá o maior inverno dos últimos 100 anos. O país é muito grande e possui diversas temperaturas em diferentes regiões. Só para se ter uma ideia, o recorde de temperatura mais fria do Brasil é da cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, e ocorreu no dia 20 de julho de 1953. Outras regiões do país não sofreram a queda de temperatura (que aconteceu por causa de uma massa de ar fria acumulada no sul).

O que dizem os especialistas

O site O Município ouviu dois especialistas em meteorologia e ambos foram categóricos: O inverno de de 2018 poderá ser um pouco mais rigoroso se comparado ao de 2017, mas tudo dentro de uma normalidade, muito longe de ser o “inverno do século”.

O site Clima Tempo – referência em meteorologia no Brasil – não fala nada a respeito do “super-inverno 2018” e nesse boletim da Somar Meteorologia do dia 12 de abril de 2018 é afirmado que o fenômeno El Niña não afetará o inverno brasileiro.

O site Gazeta Online também ouviu especialistas que igualmente negaram que o inverno de 2018 será o mais rigoroso do último século, bem como o UOL e o Metro Jornal.

Conclusão

- Publicidade -

A notícia afirmando que o Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos é falsa! Todavia, se a sua mãe mandar você levar uma blusa quando tiver saindo de casa, obedeça!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. O Brasil não tem um inverno rigoroso mesmo no sul do país. Para um frio mais intenso a região depende da chegada de uma frente fria. O frio intenso dura uns poucos dias.

  2. Bom dia Gilmar, chegou a te informar se esta previsão é possível?
    Tipo, “O Inverno ou verão mais rigoroso da história será o próximo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui