13.4 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Assalto ocorre no céu no Rio de janeiro em parapentes! Será verdade?

- Publicidade -

É verdadeira ou falsa a notícia afirmando que dois turistas foram assaltados em pleno ar, no Rio de Janeiro, durante um passeio de parapentes?

A notícia teria sido publicada pelo portal G1 no dia 19 de abril de 2018 e afirma que dois turistas teriam sido assaltados em pleno ar durante um passeio de parapentes. De acordo com a reportagem, duas pessoas armadas surgiram durante o voo sobre a praia de Copacabana, pedindo a carteira e o celular das vítimas!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Assaltantes estão roubando até nos céus do Rio de Janeiro? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Ao ler a notícia, algumas dúvidas surgem:

  • Quando o crime ocorreu?
  • Qual o nome das vítimas?
  • Qual a delegacia que cuidou do casos?

Procuramos no portal G1 a respeito dessa notícia e não encontramos nada! Também não encontramos nenhuma notícia relacionada em nenhum outro jornal online.

Certamente, quem inventou essa notícia alterou o conteúdo da página do G1 e a espalhou em sites de compartilhamento de memes. Uma ação muito fácil de ser feita, simplesmente alterando o código HTML da página.

Veja esse exemplo que fizemos em nosso próprio site. Na publicação original, falamos a respeito de uma fake news que afirmava que a China teria executado 26 políticos acusados de corrupção:

Manchete original!

Clicando em “Inspecionar”, o console aparece com detalhes do código html da página:

- Publicidade -

Procurando pelo trecho do título e clicando para editar, pode-se alterar quaisquer elementos da página:

Manchete alterada!

Pronto! Você acabou de falsificar uma notícia (que já era falsa)!

Conclusão

Procure direto nas fontes e cruze as informações para evitar de repassar fake news! A notícia afirmando que um casal de turistas foi assaltado no ar enquanto voava de parapentes é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Vi nas redes sociais, pessoas que inclusive criticaram a omissão do Estado. Não precisa ter conhecimento técnico para saber que este feito é impossível. A única aeronave capaz de ficar inerte no ar é o helicóptero ou não passa na cabeça dessas pessoas que acarretaria um grave acidente o menor contato entre um parapente e outro? 2 turistas voando em Copacabana? Tinham licensa para pilotar? 2 assaltantes voando e praticando roubos? São clepitomaniacos? Pois quem pratica tal esporte deve ter muitas horas de vôo e bastante dinheiro para comprar equipamento. Em fim, o povo é muito burro pois ignorância é a falta de conhecimento mas a burrice é a inexistência no erro compulsivo.

  2. Obrigado pela Informações , …Da Mesma Maneira que o Fake News se Propaga nas Mídias Sócias era o que acontecia e acontece com os Virais acho que temos que analizar antes posta qualquer coisa, de qualquer maneira Ficou muito explicado Obrigado pela Informação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui