today-is-a-good-day
19.6 C
São Paulo
segunda-feira, maio 20, 2024

É verdade que o Hamas contratou atores para se fingirem de mortos?

- Publicidade -

Vídeo mostra várias pessoas cobertas com panos, se fingindo de mortas, e texto afirma que se trata de uma encenação feita pelo Hamas! Será verdade?

As imagens começaram a se espalhar nas redes sociais no final de outubro de 2023, e mostram pessoas deitadas no chão, cobertas por panos brancos. No entanto, algo parece dar errado quando algumas delas se mexem na frente da câmera, estragando o disfarce.

O texto que acompanha o vídeo afirma que o flagrante teria sido capturado durante uma encenação feita pelo grupo Hamas, numa tentativa frustrada de sensibilizar a opinião pública em relação à ofensiva a Israel, mas será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões espalhadas no Twitter: “O Hamas está contratando atores com mais experiência. A cena era pra ficarem imóveis, dar ideia de pessoas mortas. Porém, os caras se mexem. Assim não dá.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não tem nada a ver com o conflito Israel-Hamas!

Uma busca rápida revela que essas imagens circulam pela web desde, pelo menos, novembro de 2013, e já foram usadas algumas vezes como material de desinformação desde então.

No Twitter, por exemplo, esse mesmo vídeo foi usado em 2018 como sendo de palestinos fingindo terem sido mortos:

O vídeo original

Encontramos no YouTube a publicação original desse vídeo, feita em outubro de 2013, no canal do jornal árabe Al-Badil:

- Publicidade -

Conforme a descrição do vídeo, trata-se de uma representação de cadáveres dentro da Universidade Al-Azhar, no Egito, onde estudantes da Irmandade Muçulmana se uniram para um protesto na frente da instituição.

De acordo com reportagens da época, os estudantes protestavam contra a destituição do presidente islâmico Mohamed Mursi, ocorrida em julho daquele ano

Caso semelhante desmentido aqui no E-farsas

Essa não foi a primeira vez que vídeos de protestos foram usados indevidamente com a intenção de desinformar. Em março de 2022, desmentimos aqui no E-farsas uma filmagem que mostrava o exato momento em que uma TV alemã teria sido desmascarada ao vivo enquanto mostrava ucranianos supostamente mortos pelos russos.

De acordo com o que espalharam na ocasião, um dos “mortos” se mexeu, denunciando a “farsa” da emissora!

Acontece que, conforme apuramos, essa história é falsa. O vídeo era, na verdade, de um protesto ocorrido meses antes na Áustria, quando 49 pessoas vestiram sacos pretos e se deitaram na praça para representar a média de 49 pessoas que morrem por dia naquele país em decorrência das emissões de gases que aumentam o efeito estufa.

Conclusão

Não é verdade que o Hamas foi desmentido pelas pessoas que estavam se fingindo de mortas em conflito contra Israel! O vídeo é de um protesto ocorrido no Egito em 2013!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui