15.2 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

Uma TV alemã foi desmascarada ao vivo enquanto mostrava ucranianos mortos pelos russos?

- Publicidade -

Vídeo de TV alemã mostra corpos de civis ucranianos mortos pelos russos quando um dos defuntos se mexe! Será verdade?

As imagens foram compartilhadas em diversos grupos de WhatsApp no começo de março de 2022 e, no vídeo de poucos segundos, podemos ver um repórter na frente de vários corpos embalados em sacos escuros quando, de repente, um dos sacos começa a se mexer e um homem sai de dentro dele.

De acordo com o texto que acompanha a filmagem, o flagrante teria ocorrido ao vivo durante uma reportagem de uma TV alemã – que estaria mostrando os civis ucranianos mortos pelos soldados russos – quando um dos “mortos” se levantou. Com isso, a publicação dá a entender que a TV estaria inventando a notícia sobre os mortos na Ucrânia pós-invasão russa.

Será que esse vídeo é real?

Texto de uma das versões compartilhadas em grupos de WhatsApp na primeira semana de março de 2022: “TV alemã mostra civis ucranianos mortos pelos russos. Daí, um dos “mortos” se mexe. Um milagre (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas a história compartilhada juntamente com ele é falsa!

No dia 04 de fevereiro de 2022, a emissora austríaca OEA24 publicou uma reportagem a respeito de um protesto promovido pelo grupo Fridays For Future no seu canal do YouTube. O trecho recortado pode ser visto aos 1:40 da matéria: 

O Fridays for Future é um movimento que reúne jovens dispostos a cobrar medidas políticas para enfrentar a crise climática.

A manifestação que aparece no vídeo foi organizada pela filial de Viena (Áustria) da ONG no dia 04 de fevereiro de 2022, e pedia alguma ação do Governo em relação às leis ambientais.

- Publicidade -

No seu perfil do Twitter, a entidade explicou que 49 pessoas vestiram sacos pretos e se deitaram na praça para representar a média de 49 pessoas que morrem por dia naquele país em decorrência das emissões de gases que aumentam o efeito estufa:

“por cada dia que a Áustria não reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa, morrerão 49 pessoas”, diz o tuite!

Desinformação reciclada

Esse mesmo vídeo circulou em diversos países na primeira semana de fevereiro de 2022, só que sob outro contexto: nessa versão, a TV alemã estaria mostrando as supostas vítimas fatais da variante ômicron do coronavírus, quando foi “desmascarada” por um dos “mortos”. Na ocasião, essa história foi desmentida por diversas agências de checagem, como o português Observador.

Conclusão

Não é verdade que uma TV alemã foi desmascarada ao vivo enquanto noticiava a morte de civis ucranianos! O vídeo é um recorte de uma reportagem da emissora austríaca OEA24 sobre uma manifestação ocorrida em Viena a favor de leis de proteção ambiental!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui