15.3 C
São Paulo
terça-feira, outubro 4, 2022

É verdade que vazaram 5 milhões de senhas do Google?

- Publicidade -

Notícia publicada em inúmeros sites de tecnologia afirma que a gigante das buscas teria deixado vazar 5 milhões de senhas de seus usuários! Será verdade?

No dia 10 de setembro de 2014, uma suposta falha de segurança se espalhou pela web. Um site russo teria disponibilizado para download um arquivo com milhões de senhas de usuários que teria vazado do Gmail (o serviço de e-mails da Google)!

Será que isso é verdade?

Lista teria mais de 5 milhões de senhas de usuários do Gmail. Será? (foto: Reprodução)
Lista teria mais de 5 milhões de senhas de usuários do Gmail. Será? (foto: Reprodução)

Verdadeiro ou falso?

De fato, apareceu uma lista com milhões de usuários e suas respectivas senhas, mas não houve vazamento de dados da Google!

No final do dia 09 de setembro de 2014, um membro do fórum russo Bitcoin Security disponibilizou um arquivo contendo aproximadamente 4,9 milhões de usuários do Gmail com suas respectivas senhas, a grande maioria de usuários russos.

Algumas horas depois do arquivo ter se espalhado pela web, a Google fez uma postagem em seu blog de segurança explicando que há a possibilidade de apenas 2% das combinações de usuário e senha podem ainda estar funcionando, pois as senhas ali listadas são bem antigas e, possivelmente, os respectivos donos já devem te-las mudado.

A Google também explica que não houve vazamento de dados e que as senhas foram conseguidas através de sites falsos (onde ladrões imitam sites conhecidos para enganar as vítimas, que digitam seu login e senha sem saber que estão caindo em um golpe).

Essa técnica conhecida como Phishing já foi explicada aqui no E-farsas.

Clique aqui para ler mais sobre o phishing!

De qualquer forma, o pessoal da Google orienta que você deva trocar periodicamente sua senha e que dê preferência ao sistema de verificação em duas etapas do serviço.

- Publicidade -

Ah! E evite utilizar a mesma combinação de números e senhas em sites diferentes. Assim, se algum bandido conseguir descobrir sua senha, não conseguirá acessar outros serviços!

Como saber se minha senha vazou?

Pouco tempo depois da lista com as senhas “vazadas” ter sido disponiblizada na web, o autor da postagem no fórum russo colocou uma senha no documento, impossibilitando a sua abertura. No entanto, é possível consultar se sua senha está nessa lista através do site Is Leaked.

Acessando o site, você pode inserir seu endereço de e-mail do Gmail e o serviço verifica se sua senha foi exposta ou não. Caso seu e-mail seja encontrado, corra para mudar a sua senha nos serviços da Google!

Conclusão

Há uma lista contendo milhões de senhas de usuários do Gmail, mas esse acervo não vazou dos bancos de dados da Google. As senhas foram conseguidas através de captura de textos digitados em sites falsos, com o sistema criminoso de phishing!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui