É verdade que uma enfermeira norte-americana desmaiou após tomar a vacina contra a COVID por causa de uma reação alérgica ao imunizante?
O vídeo que mostra uma enfermeira desmaiando após receber a primeira dose de uma vacina contra o coronavirus, nos Estados Unidos, começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de dezembro de 2020.
De acordo com o texto que acompanha as imagens, a norte-americana teria sofrido reações alérgicas ao imunizante, o que explicaria o desmaio após ter recebido a vacina.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
No dia 17 de dezembro de 2020, a enfermeira do CHI Memorial Hospital em Chattanooga – Tennessee – Tiffany Dover desmaiou 15 minutos após receber a vacina Pfizer-BioNTech contra a COVID-19.
Um dos primeiros funcionários da linha de frente no Condado de Hamilton a receber a vacina, Tiffany relatou ter sentido tonturas e desmaiado em seguida, sendo amparada por um médico no momento do desmaio.
De acordo com depoimentos dos médicos daquele hospital, essa reação não estava relacionada aos ingredientes da vacina Pfizer-BioNTech e salientaram que o imunizante foi autorizado para uso emergencial pela Food and Drug Administration dos EUA.
A própria enfermeira também disse aos repórteres que possui uma condição que frequentemente a faz desmaiar quando sente dor. Por isso, Dover disse que não ficou surpresa por ter desmaiado depois de receber a vacina.
“Tenho um histórico de resposta vagal super-reativa e, portanto, se tiver dor de qualquer coisa – unha ou se der uma topada no dedo do pé – posso simplesmente desmaiar”, disse Dover
Possíveis reações
Apesar do desmaio da enfermeira não ter relação com alguma reação alérgica à vacina, o Dr. Jesse Tucker – diretor de medicina intensiva do mesmo hospital onde a enfermeira trabalha – alerta que algumas reações são normais:
Após a publicação dessa nossa checagem, começaram a surgir rumores de que a enfermeira teria morrido. Em nota, o hospital explicou que a sua funcionária está bem e em casa com a família.
Em uma postagem no Twitter, o hospital também pede para que seja respeitada a privacidade dela e da sua família:
UPDATE: Nurse Tiffany Dover appreciates the concern shown for her. She is home and doing well. She asks for privacy for her and her family.
No dia 21 de dezembro de 2020, o hospital divulgou um vídeo mostrando a enfermeira viva e bem:
No vídeo abaixo, uma entrevista com a enfermeira Tiffany Dover após “ficar famosa” na web:
Conclusão
É verdade que uma enfermeira norte-americana desmaiou após receber uma dose de uma vacina contra o coronavirus. No entanto, ela mesma explicou que o desmaio não tem a ver com reações alérgicas ao medicamento.