16.6 C
São Paulo
quinta-feira, abril 22, 2021

Enfermeira desmaia por causa da vacina contra o coronavirus! Será verdade?

- Publicidade -

É verdade que uma enfermeira norte-americana desmaiou após tomar a vacina contra a COVID por causa de uma reação alérgica ao imunizante?

O vídeo que mostra uma enfermeira desmaiando após receber a primeira dose de uma vacina contra o coronavirus, nos Estados Unidos, começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de dezembro de 2020.

De acordo com o texto que acompanha as imagens, a norte-americana teria sofrido reações alérgicas ao imunizante, o que explicaria o desmaio após ter recebido a vacina.

Será que isso é verdade?

Verdade ou mentira?

No dia 17 de dezembro de 2020, a enfermeira do CHI Memorial Hospital em Chattanooga – Tennessee – Tiffany Dover desmaiou 15 minutos após receber a vacina Pfizer-BioNTech contra a COVID-19.

Um dos primeiros funcionários da linha de frente no Condado de Hamilton a receber a vacina, Tiffany relatou ter sentido tonturas e desmaiado em seguida, sendo amparada por um médico no momento do desmaio.

De acordo com depoimentos dos médicos daquele hospital, essa reação não estava relacionada aos ingredientes da vacina Pfizer-BioNTech e salientaram que o imunizante foi autorizado para uso emergencial pela Food and Drug Administration dos EUA.

A própria enfermeira também disse aos repórteres que possui uma condição que frequentemente a faz desmaiar quando sente dor. Por isso, Dover disse que não ficou surpresa por ter desmaiado depois de receber a vacina.

“Tenho um histórico de resposta vagal super-reativa e, portanto, se tiver dor de qualquer coisa – unha ou se der uma topada no dedo do pé – posso simplesmente desmaiar”, disse Dover 

Possíveis reações

Apesar do desmaio da enfermeira não ter relação com alguma reação alérgica à vacina, o Dr. Jesse Tucker – diretor de medicina intensiva do mesmo hospital onde a enfermeira trabalha – alerta que algumas reações são normais:

“É uma reação que pode acontecer com muita frequência com qualquer vacina ou injeção”, disse o doutor, que também foi vacinado.

- Publicidade -

Nessa reportagem são listadas possíveis reações e efeitos colaterais das vacinas contra o coronavirus.

Atualização 20/12/2020

Após a publicação dessa nossa checagem, começaram a surgir rumores de que a enfermeira teria morrido. Em nota, o hospital explicou que a sua funcionária está bem e em casa com a família.

Em uma postagem no Twitter, o hospital também pede para que seja respeitada a privacidade dela e da sua família:

https://twitter.com/CHI_Memorial/status/1340349473491476483

Atualização 21/12/2020

No dia 21 de dezembro de 2020, o hospital divulgou um vídeo mostrando a enfermeira viva e bem:

https://www.youtube.com/watch?v=wxGR3y0gE_0

No vídeo abaixo, uma entrevista com a enfermeira Tiffany Dover após “ficar famosa” na web:

Conclusão

É verdade que uma enfermeira norte-americana desmaiou após receber uma dose de uma vacina contra o coronavirus. No entanto, ela mesma explicou que o desmaio não tem a ver com reações alérgicas ao medicamento.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

52 COMENTÁRIOS

  1. Curioso. Quer dizer que a turma escolheu justo uma moça com histórico de resposta vagal super-reativa pra mostrar ao mundo como a vacina é segura? Ou são burros demais ou ….

      • Se vc gosta de ser enganado e claramente é o idiota que aceita tudo que o governo diz sem desconfiar de nada, deixe os que não são gados como vc terem sua própria opinião, seu merda.

        • Se vc gosta de ser enganado

          Disse o gadominion que votou num diferente e elegeu um pior!

          e claramente é o idiota que aceita tudo que o governo diz sem desconfiar de nada,

          Mas de que governo você está falando? Você ao menos leu o texto ou só veio comentar asneiras aqui, bovino?

          deixe os que não são gados como vc terem sua própria opinião, seu merda.

          “Acuse os adversários do que você faz chame-os do que você é”. Obrigado por comprovar, imbecil acéfalo analfabeto funcional.

  2. E acabaram escolhendo justamente ELA pra aparecer sendo vacinada diante das câmeras!!! Assim fica difícil!!! O povo está doidinho pra achar qualquer desculpa pra não tomar a vacina e esses vacilos vão ser um prato cheio!!!

    • Sim, a vacina é mágica, em 15 minutos após a aplicação ela faz as pessoas desmaiarem! Parece filme de Hollywood, onde dardos tranquilizantes fazem as pessoas apagarem imediatamente! Poderiam começar a vender a vacina para zoológicos e veterinários usarem ao invés dos dardos, que levam horas pra fazer efeito! KKK

      • choque anafilático pode ocorrer em minutos sim, e pelos seus comentários irônicos em todosa os comentários acima, deve se julgar intigentíssimo não é mesmo, e todos os demais aqui são meros mortais leigos e ignorantes, enquanto vc deve ser um mestre de Harvard ou Oxford

        • choque anafilático pode ocorrer em minutos sim

          Choque anafilático que só faz a pessoa desmaiar? Sem nenhum outro sintoma? Sei. Tão mágico quanto a vacina do mal.

          e pelos seus comentários irônicos em todosa os comentários acima, deve se julgar intigentíssimo não é mesmo

          SIM!

          e todos os demais aqui são meros mortais leigos e ignorantes,

          Acertou!

          enquanto vc deve ser um mestre de Harvard ou Oxford

          Tá vendo, você não é tão leigo e ignorante assim! Parabéns! Ganhou dois troféus!

        • É muito imbecil mesmo..

          É preciso ser um pra reconhecer outro.

          petista são todos burros mesmo.

          Concordo. Como não sou petista, só só inteligente, não se aplica a mim, Porém claramente você é um gado amestrado comedor de capim.

          Podem cagar na boca deles que eles acreditam que é chocolate

          Fala isso por experiência própria. Muuuuuuuuuuu

    • O contrário, estão querendo achar qualquer desculpa pra DAR VACINA.

      Não existe necessidade científica alguma de vacina, já que pelo menos 75% da população já pegou o vírus, então estão todos imunes segundo a própria Ciência devido à algo que chamam de Imunidade de Rebanho.

      Inclusive alguém que ficou 30 ANOS à frente da Pfizer que está fazendo uma das vacinas disse que não existe necessidade de vacina segundo os dados científicos e que obrigar as pessoas a tomarem é loucura.

      Só trouxa vai tomar essa merda.

          • Meus pais ficaram confinados em Ilha Comprida por 6 meses e bastou uma visita aqui em São Paulo para uma consulta médica pra ele se contaminar!
            Agora ele tá bem! Foi muito bem tratado nos hospitais de Pariquera e de Registro. Ele disse que não deseja esse mal nem pra um animal e o que mais pegou – segundo ele – fora as dores terríveis no corpo, foi que ele ficou achando que a família o havia abandonado (minha mãe ficou de quarentena sozinha, pois não foi contaminada, e eu e minha irmã estávamos em São Paulo sem poder visita-lo).

          • Tenso, cara. Sinto muito por isso. Deve ser terrível depois de tudo isso ainda ler de imbecis falando que não existe, que é só uma gripezinha e afins. Que bom que ele está bem agora.

  3. Ela morreu de que então?
    Só idiota pra cair nessa, ele não só desmaiou como morreu por causa dessa vacina. Querem matar as pessoas isso sim! Eu que não vou tomar essa porcaria e ninguém vai me obrigar!

    • A gente desmentiu a afirmação de que ela teria sofrido uma reação alérgica da vacina. Publicamos antes de começarem a espalhar que ela havia morrido!

      • A moça desmaiou depois de tomar uma vacina que tem menos de 1 ano de estudo , não existe comprovação de nada, nem da eficácia, nem de efeito colaterais, nem se ela tem duração que a justifique, NADA, pelo simples FATO de não haver tempo hábil para estas conclusões e isto é ÓBVIO. O e-farsas já foi melhor hem? Porque vcs não vão atrás de saber o que ouve de verdade? Ouvir só o fabricante da vacina e os “representantes” do hospital onde a moça trabalha e onde ela se voluntariou não é muito PARCIAL o que torna toda está informação sem consistência alguma? Tudo que é dito por especialistas, cientistas, médicos, biólogos e todos profissionais habilitados com suas fontes e estudos de outra vertente científica ( a ciência aceita todos os estudos enquanto não é conclusiva para alguma questão o que é o caso desta “Pandemia”) vcs refutam de imediato com suas fontes invariavelmente tendenciosas e com pareceres “científicos” baseado em “evidências” tão consistentes quanto a da outra vertente… Vcs não tem vergonha de serem anti jornalismo não? Vcs do E-farsa eram tão bons e se perderam porque? Os únicos que dava pra acreditar e agora estão nesta mesma batida da parcialidade desavergonhada… Lamentável…

        • A moça desmaiou depois de tomar uma vacina que tem menos de 1 ano de estudo

          Ela também tomou água antes da vacina. Pode ter desmaiado por causa da água. Prove que não.

          não existe comprovação de nada

          Tem.

          nem da eficácia

          Tem.

          nem de efeito colaterais

          Tem.

          nem se ela tem duração que a justifique

          Tem.

          NADA, pelo simples FATO de não haver tempo hábil para estas conclusões

          Prove que não.

          e isto é ÓBVIO.

          Só na sua mente ignorante.

          O e-farsas já foi melhor hem?

          Já não podemos dizer o mesmo de você.

          Porque vcs não vão atrás de saber o que ouve de verdade?

          “ouve”. Tá “serta”.

          Ouvir só o fabricante da vacina e os “representantes” do hospital onde a moça trabalha e onde ela se voluntariou não é muito PARCIAL o que torna toda está informação sem consistência alguma?

          E acreditar em mensagens do Facebook e do Zapzap, que não apresentam nenhuma evidência é o que?

          Tudo que é dito por especialistas, cientistas, médicos, biólogos e todos profissionais habilitados com suas fontes e estudos de outra vertente científica

          Mostre os estudos e fontes. Cadê?

          ( a ciência aceita todos os estudos enquanto não é conclusiva para alguma questão o que é o caso desta “Pandemia”)

          A ciência não “aceita” estudos. A ciência demonstra através de revisão de pares quais estudos estão corretos e quais não estão.

          vcs refutam de imediato com suas fontes invariavelmente tendenciosas e com pareceres “científicos” baseado em “evidências” tão consistentes quanto a da outra vertente…

          Traduzindo: Você acredita no Whatsapp da família sem provas, mas duvida de estudos científicos publicados em periódicos indexados e revisados por pares.

          Vcs não tem vergonha de serem anti jornalismo não?

          Você não tem vergonha em ser ignorante e passar vergonha na internet não?

          Vcs do E-farsa eram tão bons e se perderam porque?

          Porque eles vão contra seu viés observacional ignorante e conspiracionista.

          Os únicos que dava pra acreditar

          Crenças são irrelevantes.

          e agora estão nesta mesma batida da parcialidade desavergonhada… Lamentável…

          Desavergonhada e lamentável é essa pilha fumegante de asneiras que você escreveu acima. Prova aí que ela desmaiou por reação à vacina. Te desafio.

  4. Temos que acreditar na versão deles então?… ok! Se não houve enganação não era nem para estar no e-farsas… ou melhor ainda, por que o e-farsas não investigou a versão contada pelo laboratório? Será mesmo que a moça tem essa tal fraqueza a qualquer dor? Bater um dedo e desmaiar quinze minutos depois, nunca ouvi falar disso. E fora esse caso, será que teve outros? Etc etc… envim, o e-farsas já não é mais o mesmo!

    • Publicamos nossa checagem mostrando que o desmaio não tem a ver com reações alérgicas da vacina. Dias depois da nossa publicação é começou a surgir o rumor de que ela havia morrido (o que também é falso). Fique à vontade para acreditar no que quiser e, se possível, pesquise em outras fontes.

      • Tu é uma ovelha assustada do rebanho mimizento , cagão e insignificante com tuas opiniões baseadas na tua covardia e inveja de quem é destemido e admite que vive num planeta onde estamos o tempo todo suscetíveis a ter todo tipo de doença e que um vírus com uma mortalidade tão baixa não faz sentido ser tratado como uma gripe espanhola ou o Apocalipse final da humanidade… Vai te tratar com um bom psiquiatra que talvez tu te cure, eu desejo que tu e tua turma fique em casa pra sempre, que tomem todas as doses das vacinas que estão por vir e que sejam muitas e muitas pois isto é a única coisa que vcs tem pra fazer e esperar , há e que sejam muito felizes longe da gente pois vamos continuar a viver, trabalhar pra sustentar nossos filhos e receber sempre muitos amigos em casa, vcs querendo ou não e qualquer coisa a gente discute isto cara a cara na rua , sem Máscara evidentemente, kkkkkkkk ( há não, tu teria medo de eu te infectar né? Que peninha de ti,kkkkkk)!

        • Tu é uma ovelha assustada do rebanho mimizento cagão e insignificante com tuas opiniões baseadas na tua covardia e inveja de quem é destemido

          “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”

          e admite que vive num planeta onde estamos o tempo todo suscetíveis a ter todo tipo de doença

          Ótimo. Então se você é corajosa, sai lambendo corrimão de escada por aí. Boa sorte!

          e que um vírus com uma mortalidade tão baixa não faz sentido ser tratado como uma gripe espanhola ou o Apocalipse final da humanidade…

          Baixíssima.
          https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2020/12/24/brasil-tem-mais-mortes-por-covid-em-uma-semana-do-que-63-paises-juntos-na-pandemia-inteira.htm

          Vai te tratar com um bom psiquiatra que talvez tu te cure

          Depois que você apresentar as evidências de que a vacina causa paralisia.

          eu desejo que tu e tua turma fique em casa pra sempre

          E eu desejo que você pare de passar vergonha na internet. Mas claramente nenhum dos dois vai acontecer.

          que tomem todas as doses das vacinas que estão por vir e que sejam muitas e muitas

          Isso eu também espero. Porque não sou burro, imbecil, ignorante e analfabeto científico como você.

          pois isto é a única coisa que vcs tem pra fazer e esperar , há e que sejam muito felizes longe da gente

          Espero mesmo. Não quero chegar perto de seres abjetos como você nem em sonho. Viva no seu pasto, gado, e seja feliz rastejando na lama da própria ignorância.

          pois vamos continuar a viver, trabalhar pra sustentar nossos filhos

          Eu estou vivendo e trabalhando… quem disse que não?

          e receber sempre muitos amigos em casa

          Isso aí, contaminem todos, que morram logo. Desperdício de espaço no planeta.

          vcs querendo ou não e qualquer coisa a gente discute isto cara a cara na rua

          Vai lá. Você era uma das 37 pessoas qua foi na manifestação onde iriam 1 milhão de gados? HAHAH

          sem Máscara evidentemente

          Não fazem máscaras que cubra focinho de gado.

          kkkkkkkk ( há não, tu teria medo de eu te infectar né? Que peninha de ti,kkkkkk)!

          Tenho medo é de me infectar com sua burrice e estupidez galopantes. MUUUUUUUUUUU

    • Pelo visto o Paulo Drus é gado Pobre de Direita. Se incomoda com os comentários alheios, porém é incapaz de apresentar argumentos para refutar o texto, só quer passar vergonha ao ofender gratuitamente os outros.

      Êêê vida de gado! Já comeu seu pasto miliciano hoje? MUUUUUUUUUUUUUUUU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui