Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Enfermeira desmaia por causa da vacina contra o coronavirus! Será verdade?

Conspirações

Enfermeira desmaia por causa da vacina contra o coronavirus! Será verdade?

Enfermeira desmaia por causa da vacina contra o coronavirus! Será verdade?

É verdade que uma enfermeira norte-americana desmaiou após tomar a vacina contra a COVID por causa de uma reação alérgica ao imunizante?

O vídeo que mostra uma enfermeira desmaiando após receber a primeira dose de uma vacina contra o coronavirus, nos Estados Unidos, começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de dezembro de 2020.

De acordo com o texto que acompanha as imagens, a norte-americana teria sofrido reações alérgicas ao imunizante, o que explicaria o desmaio após ter recebido a vacina.

Será que isso é verdade?

Verdade ou mentira?

No dia 17 de dezembro de 2020, a enfermeira do CHI Memorial Hospital em Chattanooga – Tennessee – Tiffany Dover desmaiou 15 minutos após receber a vacina Pfizer-BioNTech contra a COVID-19.

Um dos primeiros funcionários da linha de frente no Condado de Hamilton a receber a vacina, Tiffany relatou ter sentido tonturas e desmaiado em seguida, sendo amparada por um médico no momento do desmaio.

De acordo com depoimentos dos médicos daquele hospital, essa reação não estava relacionada aos ingredientes da vacina Pfizer-BioNTech e salientaram que o imunizante foi autorizado para uso emergencial pela Food and Drug Administration dos EUA.

A própria enfermeira também disse aos repórteres que possui uma condição que frequentemente a faz desmaiar quando sente dor. Por isso, Dover disse que não ficou surpresa por ter desmaiado depois de receber a vacina.

“Tenho um histórico de resposta vagal super-reativa e, portanto, se tiver dor de qualquer coisa – unha ou se der uma topada no dedo do pé – posso simplesmente desmaiar”, disse Dover 

Possíveis reações

Apesar do desmaio da enfermeira não ter relação com alguma reação alérgica à vacina, o Dr. Jesse Tucker – diretor de medicina intensiva do mesmo hospital onde a enfermeira trabalha – alerta que algumas reações são normais:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“É uma reação que pode acontecer com muita frequência com qualquer vacina ou injeção”, disse o doutor, que também foi vacinado.

Nessa reportagem são listadas possíveis reações e efeitos colaterais das vacinas contra o coronavirus.

Atualização 20/12/2020

Após a publicação dessa nossa checagem, começaram a surgir rumores de que a enfermeira teria morrido. Em nota, o hospital explicou que a sua funcionária está bem e em casa com a família.

Em uma postagem no Twitter, o hospital também pede para que seja respeitada a privacidade dela e da sua família:

Atualização 21/12/2020

No dia 21 de dezembro de 2020, o hospital divulgou um vídeo mostrando a enfermeira viva e bem:

No vídeo abaixo, uma entrevista com a enfermeira Tiffany Dover após “ficar famosa” na web:

Conclusão

É verdade que uma enfermeira norte-americana desmaiou após receber uma dose de uma vacina contra o coronavirus. No entanto, ela mesma explicou que o desmaio não tem a ver com reações alérgicas ao medicamento.

Continue lendo
52 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo