22.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

Equipe solta balão em homenagem à intervenção no Rio de Janeiro! Será?

- Publicidade -

Será verdade ou mentira que baloeiros soltaram um enorme balão com painéis luminosos em homenagem à intervenção federal no Rio de Janeiro?

O vídeo surgiu em postagens compartilhadas através de grupos do WhatsApp no final de fevereiro de 2018, além de ser publicado em diversas contas também no YouTube. Com pouco menos de 2 minutos de duração, o vídeo mostra um enorme balão com inúmeras luzes formando imagens de soldados.

O texto que acompanha essas imagens afirma que, “apesar da ilegalidade do ato”, temos que admitir que esse balão é uma obra de arte!

Será que esse balão foi mesmo solto em homenagem aos soldados que estão participando da intervenção militar no Rio e Janeiro, em 2018?

Verdade ou mentira?

No dia 20 de fevereiro de 2018, o Senado aprovou o decreto assinado pelo presidente da República determinando a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. Com isso, a segurança pública fluminense passa a ser de responsabilidade de um interventor militar, que responde ao presidente da República.

A partir de então, várias fake news começaram a se espalhar através das redes sociais a respeito do assunto.

Dentre elas, surge essa história afirmando que baloeiros teriam confeccionado esse enorme balão para homenagear a intervenção no Rio de Janeiro.

o que chama a atenção nessa história é que um painel desse porte leva, em média, 6 meses para ser confeccionado. Se o tal balão tiver sido solto no final de fevereiro de 2018, os baloeiros tiveram apenas uma semana para criar essa obra de arte marginal.

Acontece que o vídeo que muita gente compartilhou como sendo de fevereiro de 2018 é, na verdade, de maio de 2015 e o balão foi feito pela equipe Joia Rara, de São Paulo!

- Publicidade -

No vídeo abaixo, publicado em 2015, podemos ver as mesmas imagens:

Conclusão

O enorme balão com painéis representando soldados foi feito em 2015 por uma equipe de baloeiros de São Paulo e não tem nenhuma relação com a intervenção federal no Rio de Janeiro. Lembrando que soltar balões é um crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 1998 e a pena prevista é de 1 a 3 anos de detenção e multa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui