8.6 C
São Paulo
sábado, agosto 20, 2022

Escada cai em cima de crianças, mas elas saem ilesas! Será?

- Publicidade -

Será verdadeiro ou falso o vídeo mostrando algumas crianças brincando quando uma escada cai em cima delas sem nenhuma vítima?

As imagens circulam há tempos pela web, mas ganharam força através de compartilhamentos nos grupos do WhatsApp no final da primeira quinzena de abril de 2018. Nele podemos ver 3 crianças brincando em frente a uma escada, quando uma delas puxa uma corda e derruba a escada em cima das outras duas!

Afortunadamente, os pequenos estavam entre os vãos dos degraus da escada, saindo sem nenhum arranhão da “brincadeira”.

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

https://www.youtube.com/watch?v=4DtMJ3WARPs

Verdadeiro ou falso?

Analisando alguns quadros desse vídeo podemos notar algumas falhas que denunciam a montagem. Perceba que o garoto aparece em diferentes posições antes e depois da queda da escada:

Menino muda de posição quando a escada cai!

A menina parece ultrapassar alguns degraus:

A menina atravessa a escada!

Com certeza, a cena foi gravada em duas partes, sendo a segunda parte filmada já com a escada no chão!

Origens

- Publicidade -

No auge do aplicativo Vine (que permitia ao usuário a publicação de vídeos curtos), vários “viners” ficaram famosos por suas postagens nessa plataforma. Um deles foi grupo “The Happy Family“, que usava e abusava de efeitos de edição de imagens em suas microproduções.

No vídeo abaixo, podemos ver uma compilação de vídeos dessa família. O trecho com o truque da escada aparece aos 14 segundos:

https://www.youtube.com/watch?v=4mgwcL7gk3w

Para quem se interessou nessa família feliz, o canal deles no YouTube é esse!

Conclusão

O vídeo mostrando um acidente com crianças e uma escada é falso!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. É praticamente impossível uma escada caindo não tocar na pessoa. A escada pode até passar por sua cabeça mas vai bater nas suas costas. Tem gente que acredita em tudo que aparece ainda comenta que foi sorte.

  2. isso é montagem, mas é bem fácil de fazer de verdade, eh só vc medir o tamanho do pé da escada até “o vão que vc quer que a criança passe” aí vc coloca o pé da escada em um ponto qualquer, pode ser apoiado na parece como estava, aí a partir desse ponto vc coloca a criança na msm distância que vc encontrou do pé da escada até o vão que vc mediu, aí vc pode derrubar a escada que a criança ou qualquer objeto que vc colocou naquele ponto ficará ileso. mas não recomendo fazer isso com pessoas, se quiser tentar utilize algum objeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui