24.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Fake em Nóis – 50 anos do homem na lua: Será que pousamos mesmo lá?

- Publicidade -

No segundo episódio do Fake em Nóis, Gilmar Lopes e Pirula explicam o que é verdade e o que é fake na ida do Homem à Lua!

No dia 20 de julho de 1969, o homem finalmente pisou na Lua. Muita gente não acredita e acha que foi tudo uma grande farsa, mas o voo espacial bem sucedido da Apollo 11 acabou de completar 50 anos.

De maneira descontraída, Pirula e Gilmar Lopes se uniram nesse segundo episódio do Fake em Nóis para rebater alguns dos argumentos conspiracionistas mais famosos a respeito de uma das maiores conquistas humanas no espaço.

  • Por que a bandeira tremula se na lua não tem vento?
  • Como explicar as sombras esquisitas da lua?
  • Cadê a poeira?
  • Cadê as estrelas?

As repostas para essas e outras perguntas estão no vídeo que você vê clicando no player abaixo:

 

Links citados e materiais consultados:

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

17 COMENTÁRIOS

  1. Deixe me ver se entendi: que dizer que, segundo o Pirula, neste caso, os caras inventaram toda essa Teoria Conspiratória por MOTIVOS POLÍTICOS, é isso?

    • Eu não sei não, heim!? Não tem muito a ver com o fato do homem ter ido (ou não) à Lua. Scho que a Teoria da Terra Plana tem motivação Religiosa e é bem mais antiga do que essa “Sociedade da Terra Plana”.

    • Mais uma farsa, mais uma lenda, tipo a de jesus, deuseus mitologicos e papai noel, que nunca existiram.
      Você viu o vídeo ou veio aqui passar vergonha ao comentar asneiras sem ao menos se dar ao trabalho? Tragam uma maquininha para o rapaz, que vai passar a vergonha no cartão!

  2. Pirula é o cara que afirmou que em 5 anos a maiorias das igrejas neo-pentecostais serão terraplanistas e deu a entender a dois dias atrás que os hackers de Araraquara eram falsos e que seria uma espécie de novo “plano Cohen”
    Me parece ser um cara bem apropriado para participar de um site que desmascara mentiras hein…

    • Argumentum ad hominem. Não apresentou uma evidência sequer para refutar os argumentos apresentados, porém proferiu ataques pessoais para tentar minar a credibilidade do indivíduo, sem sucesso. Falácia. Tragam uma vergonha bem amarrotada para o Lucas passar, por gentileza.

    • @Lucas Goulart , em relação a Teoria Conspiratória dos Terraplanista a declaração do Pirula faz sentido, pois eu já ouvi bem antes que a MOTIVAÇÃO deles é RELIGIOSA. Já quanto aos Hackers de Araraquara, também faz sentido. A G1 soltou uma matéria dizendo que eram hackers AMADORES com “receita pronta” de “ataque de varejo” e pouca diversidade técnica. O site Tecmundo também informou que a célula Anonymous RJ anunciou que o ataque desses hackers era “tosco”, porém possível.

    • @Lucas Goulart , em relação a Teoria Conspiratória dos Terraplanistas a declaração do Pirula faz sentido, pois eu já ouvi bem antes que a MOTIVAÇÃO deles é RELIGIOSA. Já quanto aos Hackers de Araraquara, também faz sentido. A G1 soltou uma matéria dizendo que eram hackers AMADORES com “receita pronta” de “ataque de varejo” e pouca diversidade técnica. O site Tecmundo também informou que a célula Anonymous RJ anunciou que o ataque desses hackers era “tosco”, porém possível.

  3. Muito interessante, no começo, quando dizem que a Sociedade dos Terraplanistas dizem que, depois do Iuri Gagarin ter ido ao espaço, os americanos inventaram todo estes fakes para ganhar a corrida espacial. Como a Sociedade dos Terraplanistas explica os voos de Gagarin e Titov, anteriores à conquista da lua, se Titov orbitou a terra mais de uma vez?

    • Os babacas que questionam a ida do homem à Lua nunca questionam o fato de o Sputnik ter sido o primeiro objeto a ter ido para o espaço, bem como também nunca questionam o fato de cadelinha Laika ter sido o primeiro ser vido a ir para o espaço, assim como também não questionam o fato de Yuri Gagarin ter sido o primeiro homem a ir para o espaço e também não questionam o fato de Valentina Tereshkova (uma das poucas Valentinas que vc respeita) ter sido a primeira mulher a ir para o espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui