12.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

Fake news espalhada na Turquia usa foto do Brasil!

- Publicidade -

Foto de uma obra de pintura realizada em uma rua de Santa Catarina foi usada por criadores de fake news na Turquia!

Para aqueles que acham que é só aqui no Brasil que as notícias falsas se espalham pelas redes sociais e que só brasileiro inventa fake news, veja só o que rolou na Turquia no final de julho de 2018:

Imagens compartilhadas em páginas turcas no Facebook como sendo de obras feitas pela prefeitura de Tekirdağ mostram uma rua com o meio-fio completamente torto. O que chama a atenção na imagem é que a prefeitura supostamente teria pintado o meio-fio de amarelo, acompanhando as “curvas” da “calçada”!

Foto: Reprodução/WhatsApp

Só que, conforme apurado pelo site turco Tevit, a obra em questão não foi feita em Tekirdağ, mas na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina.

Fake news espalhada em páginas turcas teve bastante compartilhamentos!

Em maio de 2018, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, pediu desculpas pelo erro, explicando que a obra foi feita por uma empresa terceirizada e afirmou que o problema já havia sido corrigido.

Conclusão

Notícia falsa não é uma exclusividade brasileira!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui