24.6 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Fakecionário – Episódio 1: O que quer dizer “Fake News”?

- Publicidade -

No episódio de estreia do Fakecionário, onde explicaremos termos ligados à desinformação, descubra o que quer dizer o verbete “fake news”!

Apesar de parecer um fenômeno recente, o termo “fake news” surgiu há mais de 130 anos, em inglês, e só foi incorporado ao dicionário Collins em 2013. 

Em 1835, por exemplo, o jornal The New York Sun publicou notícias usando o nome de um astrônomo real sobre a descoberta de vida na lua. No mês seguinte o jornal admitiu que os artigos eram falsos e que foram inventados apenas para vender mais.

A partir dessa semana, começamos uma série de vídeos curtinhos, onde explicaremos alguns dos termos que são usados constantemente quando o assunto é a desinformação. No episódio de estreia, falamos sobre o termo “fake news”.

Para assistir, basta clicar no player abaixo:

Muito obrigado pela audiência! Assine o nosso canal no YouTube para ficar por dentro das atualizações de novos vídeos!

Para saber mais

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui