Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Fátima Bernardes reformou a casa da família do esfaqueador do Bolsonaro?

Crimes

Fátima Bernardes reformou a casa da família do esfaqueador do Bolsonaro?

Fátima Bernardes reformou a casa da família do esfaqueador do Bolsonaro?

É verdade que o programa “Encontro com Fátima Bernardes” dessa quarta-feira fez uma surpresa para a famíla de Adélio Bispo de Oliveira reformando a sua casa?

A notícia surgiu nas redes sociais no final da primeira quinzena setembro de 2018 e afirma que a produção do programa Encontro com Fátima Bernardes teria premiado a família do pedreiro Adélio Bispo de Oliveira com R$ 350 mil, além de reformar a casa do esfaqueador confesso do candidato à Presidência Jair Bolsonaro.

A manchete ainda afirma que a homenagem teria sido feita para demonstrar que “o homem é apenas uma vítima do sistema, da sociedade, capitalista, preconceituosa, odiosa e sem amor e porque era intimidado com os discursos de ódio de Bolsonaro”.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O programa de Fátima Bernardes reformou a casa do esfaqueador de Jair Bolsonaro? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Lembra quando, em maio de 2018, uma policial militar reagiu a um assalto e atirou contra o bandido?

Então, na ocasião, circulou pela web uma fake news afirmando que o programa Encontro com Fátima Bernardes tinha reformado a casa da família do morto.

Agora, em  setembro de 2018, a mesma notícia falsa voltou a circular, só que a “beneficiada” seria a família do sujeito que esfaqueou Jair Bolsonaro. É praticamente o mesmo texto, só mudando os personagens.

O site Mídia Imparcial, que já mostramos diversas vezes aqui ser um celeiro de notícias falsas, foi quem disseminou a notícia da suposta homenagem do programa da Rede Globo à família de Adélio Bispo de Oliveira. Para quem ainda não conhece, o Mídia Imparcial é o mesmo site que inventou a fake news afirmando que o Governo teria criado a Bolsa-Gay e aposentadoria de R$ 954 para travestis.    

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Como a notícia afirma apenas que a “homenagem” teria ido ao ar no programa Encontro com Fátima Bernardes nessa quarta-feira e começou a se espalhar desde o dia 12 de setembro de 2018, procuramos no site do programa os assuntos tratados e não encontramos nada relacionado ao atentado contra Bolsonaro.

Você pode conferir essa informação assista ao programa na íntegra no site da Globo.

Nesse dia, Fátima Bernardes discutiu com seus convidados sobre como aprender com as derrotas e sobre como dar e receber conselhos.

Só para ter certeza, procuramos nos demais programas apresentados por Fátima Bernardes após o atentado:

  • No dia 6, o assunto foi em torno do dia do sexo (o crime ocorreu à tarde, portanto não daria tempo)
  • No dia 7, os convidados falaram sobre solidão e o nome de Adélio não foi citado
  • Nos dias 10 e 11, também não há menção ao crime
  • Nos demais dias da semana, o programa igualmente não tratou do atentado.

Atualização 24/09/2018

No dia 20 de setembro de 2018, a apresentadora do programa Encontro com Fátima Bernardes usou a sua conta no Instagram para publicar um vídeo negando que tivesse reformado a casa de Adélio. Fátima Bernardes disse também que sua vida pública sempre foi pautada no respeito à vida humana e que divulgar fake news é uma irresponsabilidade “que não contribui em nada para o momento que estamos vivendo”:

Conclusão

A notícia afirmando que o programa Encontro com Fátima Bernardes reformou a casa da família de Adélio Bispo de Oliveira é falsa! Tudo indica que os criadores de notícias falsas parecem estar sem imaginação e estão reciclando mentiras antigas!   

Continue lendo
27 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo