18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Fátima Bernardes reformou a casa da família do esfaqueador do Bolsonaro?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

É verdade que o programa “Encontro com Fátima Bernardes” dessa quarta-feira fez uma surpresa para a famíla de Adélio Bispo de Oliveira reformando a sua casa?

A notícia surgiu nas redes sociais no final da primeira quinzena setembro de 2018 e afirma que a produção do programa Encontro com Fátima Bernardes teria premiado a família do pedreiro Adélio Bispo de Oliveira com R$ 350 mil, além de reformar a casa do esfaqueador confesso do candidato à Presidência Jair Bolsonaro.

A manchete ainda afirma que a homenagem teria sido feita para demonstrar que “o homem é apenas uma vítima do sistema, da sociedade, capitalista, preconceituosa, odiosa e sem amor e porque era intimidado com os discursos de ódio de Bolsonaro”.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O programa de Fátima Bernardes reformou a casa do esfaqueador de Jair Bolsonaro? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Lembra quando, em maio de 2018, uma policial militar reagiu a um assalto e atirou contra o bandido?

Então, na ocasião, circulou pela web uma fake news afirmando que o programa Encontro com Fátima Bernardes tinha reformado a casa da família do morto.

Agora, em  setembro de 2018, a mesma notícia falsa voltou a circular, só que a “beneficiada” seria a família do sujeito que esfaqueou Jair Bolsonaro. É praticamente o mesmo texto, só mudando os personagens.

O site Mídia Imparcial, que já mostramos diversas vezes aqui ser um celeiro de notícias falsas, foi quem disseminou a notícia da suposta homenagem do programa da Rede Globo à família de Adélio Bispo de Oliveira. Para quem ainda não conhece, o Mídia Imparcial é o mesmo site que inventou a fake news afirmando que o Governo teria criado a Bolsa-Gay e aposentadoria de R$ 954 para travestis.    

Como a notícia afirma apenas que a “homenagem” teria ido ao ar no programa Encontro com Fátima Bernardes nessa quarta-feira e começou a se espalhar desde o dia 12 de setembro de 2018, procuramos no site do programa os assuntos tratados e não encontramos nada relacionado ao atentado contra Bolsonaro.

Você pode conferir essa informação assista ao programa na íntegra no site da Globo.

Nesse dia, Fátima Bernardes discutiu com seus convidados sobre como aprender com as derrotas e sobre como dar e receber conselhos.

Só para ter certeza, procuramos nos demais programas apresentados por Fátima Bernardes após o atentado:

  • No dia 6, o assunto foi em torno do dia do sexo (o crime ocorreu à tarde, portanto não daria tempo)
  • No dia 7, os convidados falaram sobre solidão e o nome de Adélio não foi citado
  • Nos dias 10 e 11, também não há menção ao crime
  • Nos demais dias da semana, o programa igualmente não tratou do atentado.

Atualização 24/09/2018

No dia 20 de setembro de 2018, a apresentadora do programa Encontro com Fátima Bernardes usou a sua conta no Instagram para publicar um vídeo negando que tivesse reformado a casa de Adélio. Fátima Bernardes disse também que sua vida pública sempre foi pautada no respeito à vida humana e que divulgar fake news é uma irresponsabilidade “que não contribui em nada para o momento que estamos vivendo”:

https://www.instagram.com/p/Bn-FuGRhtuT/?utm_source=ig_embed_loading

Conclusão

A notícia afirmando que o programa Encontro com Fátima Bernardes reformou a casa da família de Adélio Bispo de Oliveira é falsa! Tudo indica que os criadores de notícias falsas parecem estar sem imaginação e estão reciclando mentiras antigas!   

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

27 COMENTÁRIOS

    • Ai dona maria, que tal se a senhora, ao invés de usar computador para usar facebosta e falar merda na propriedade privada alheia (e com a merda do caps lock ligado), resolvesse lavar um tanque de roupa?

    • Conclusão
      A notícia afirmando que o programa Encontro com Fátima Bernardes reformou a casa da família de Adélio Bispo de Oliveira é falsa! Tudo indica que os criadores de notícias falsas parecem estar sem imaginação e estão reciclando mentiras antigas!

  1. Blogs políticos mostrando a bosta que são. Depois reclamam de censura quando são processados.

    E usuários do facebosta mostrando também a bosta que são. Já teve um usuário do facebosta que foi processado por falar merda. E eu adorei. Que aconteça mais vezes.

  2. Aliás essa Fátima uma esquerdista que não vale nada deveriam esfaquear um dos filhos dela aí queria ver sua reação de sempre desqualificar candidatos da direita

          • Você, por mais que tentasse, fizesse esforço e borrasse nas fraldas geriátricas não conseguiria engravidar nem sua mulher! Fofoqueiro e malinformado! rsrs

      • Ae, Lucho… vê se o cara não segue a “Cartilhinha dos Idiotas, Terraplanostras, Conspiraciotários e afins”:

        -Já acusou (sem provas) o Gilmar de receber dinheiro do PT/PSOL/Qualquer partido que não o do Bozonazi;
        -Só apresenta falácias;
        -Já acusou (sem provas) de eu ser o Gilmar, agora de eu ser você;
        -Posta em vários posts com vários nicks diferentes (Troll) e ainda assim ME acusa de fazer isso;
        -Desconsidera todas as evidências apresentadas, mas acredita em qualquer coisa que dizem;
        -Não acredita em nada do que o Gilmar posta, mas continua frequentando diariamente o E-Farsas (masoquismo, talvez?);
        -É um idiota.

        Lembra de mais algum item?

    • Primeiro, a materia explica que a noticia é falsa, só ler antes de comentar.

      Segundo, se vc deseja que o filho de alguem seja esfaqueado só pq não gosta da pessoa, vc é um merda como ser humano.

  3. Essas pessoas que propagão mentiras tem que ser processados e presos.
    Tá aí uma ideia pra candidatos a deputados formularem um projeto de lei pra que tenhamos leis mais duras pra quem dissemina informações falsas ou caluniosas. Que prejudica tanto a população.

  4. Quando o programa de Fátima já reformou alguma casa ? Essa aí só sendo muito burro para acreditar.
    Não sei como tem gente que ainda acredita nessas coisas.

  5. Assim como acontece com muitos dos nossos estimados assassinos, bandidos e coisa e tal, assim como acontece com nosso queridíssimo Guilherme de Pádua e nossa amada Suzane Von Richthofen, etc, etc, etc…, em breve essa criatura estará dando as caras na TV brasileira, dando entrevistas e, claro, ganhando por isso.

  6. Esse fake ainda está rolando no facebook e tem um monte de gente “burra” apedrejando e ofendendo a Fátima Bernardes. Só pode ser gente invejosa, preconceituosa e desinformada, típicos eleitores do #elenão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui